TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de aditivo plastificante em artefatos de concreto

Por:   •  17/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 4

Uso de Aditivo Plastificante Biodegradável no Pavimento Intertravado de Concreto

1. Objetivo

Uso de aditivo plastificante biodegradável no pavimento intertravado de concreto com o objetivo de aumentar a resistência do concreto diminuindo o consumo de água e consumo de cimento.

2. Introdução Teórica

O setor da construção civil, principalmente o de artefatos de cimento, tem buscado novos materiais e métodos devido ao aumento da demanda no mercado. Essa demanda elevada acarreta no aumento de consumo de cimento e de água, causando impactos ambientais negativos (HARTMANN, 2002).

Um material recentemente utilizado para diminuir o consumo de cimento e água é o aditivo plastificante. Esse aditivo altera a característica de trabalhabilidade e a resistência do concreto (MARTIN, 2005).

Entretanto, o uso de aditivos plastificantes em grandes quantidades pode causar problemas ambientais, por ser um produto químico. Em busca de novas alternativas, algumas empresas estão produzindo aditivos plastificantes biodegradáveis. Esses novos compostos químicos são isentos de cloretos, ou seja, não são agressivos ao meio ambiente.

3. Descrição da Atividade

Foi realizado um ensaio com diversos teores de aditivo plastificante biodegradável em pavimentos intertravado de concreto tipo unistein com 8 cm de altura. A tabela 3.1 mostra os materiais utilizados e a quantidade de água referente a quantidade de plastificante.

Tabela 3.1 - Valores de cada traço de concreto

TRAÇO AREIA (kg) BRITA (kg) CIMENTO (kg) ÁGUA (L) PLASTIFICANTE (ml)

1 370 80 50 26 0

2 370 80 50 13 40

3 370 80 50 10 65

4 370 80 50 9 90

5 370 80 50 5 120

A quantidade de cimento foi mantida em todos as amostras com o intuito de verificar a resistência à compressão obtida apenas com a alteração do aditivo plastificante.

De cada tipo de traço foram retiradas 20 amostras, destas 10 amostras foram ensaiadas para verificação da resistência a tração e as demais amostras separadas para contraprova. As 10 amostras foram selecionadas aleatoriamente. A figura 3.1 mostra uma amostragem:

Figura 3.1 - Amostragem

No total foram separadas 50 peças para ensaio. O ensaio de compressão foi realizado em uma prensa hidráulica da marca EMIC e seguiu os parâmetros estabelecidos na norma ABNT NBR 9781: Peças de concreto para pavimentação – Especificações e método de ensaio.

Após 28 dias de cura, cada amostra foi capeada com uma manta de cimento de 2mm, conforme norma. O objetivo foi regularizar a superfície. Em seguida, as amostras de cada tipo de traço foram submersas em um tanque com água por 24h e ensaiadas posteriormente com duas placas auxiliares circulares, com diâmetro de 89,9 mm (área 6347,61mm²), espessura de 20 mm, e confeccionadas em aço. Essas placas auxiliares ficam uma abaixo e a outra acima da amostra a ser ensaiada e servem como a área de contato das amostras, como mostra a figura 3.3.

O carregamento foi feito continuamente, com velocidade de 550 kPa/s, até o rompimento de cada peça. A figura 3.2 mostra o procedimento de execução do ensaio.

Figura 3.2 - Amostra sendo ensaiada

Figura 3.3 - Placas Auxiliares

Os cálculos para determinar a resistência e o desvio padrão realizados foram conforma a Norma NBR 9781 que apresenta os seguintes parâmetros e fórmulas:

(3.0)

(3.1)

• : é a resistência média das peças;

• : é a resistência individual de cada peça;

• : é a resistência característica estimada à compressão;

• n: número de amostras;

• s: é o desvio-padrão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com