TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo da Viabilização do Uso de Resíduos em Cerâmicos

Por:   •  28/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 7

Estudo da viabilização econômica no uso de

resíduos na produção de cerâmicos

Sumário

1 - Resumo        

2 - Introdução        

3 - Objetivo        

4 - Metodologia        

4.1 - Seleções de métodos para estudo        

4.2 - Custos de fabricação        

4.3 - Pesquisas de preços e salários        

5 - Referências Bibliográficas        

1 - Resumo

2 – Introdução

Nas diversas áreas de consumo e produção industrial são geradas grandes quantidades de resíduos, dentre esses uma massa significativa de sólidos. Segundo a ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos) pesquisa referente a 2014, constatou-se um aumento de resíduos gerados dentre 2013 e 2014 de 4,1% na quantidade coletada pelos municípios brasileiros, cerca de 122260 toneladas por dia. Porém, apenas de 3% de resíduos coletados são reciclados e grande quantidade vai para aterros ou deixados a céu aberto. Esses dados não incluem os rejeitos que não são descartados adequadamente.

A construção civil é um dos setores que mais geram resíduos sólidos, desde a preparação das matérias-primas, construção e incluindo reformas e reconstrução, entretanto, a preocupação no Brasil com essa grande quantidade de rejeitos sendo muitas vezes descartados de forma irregular é recente.

Embora mais recentemente os metais provindos de demolições e reformas tenham em geral maior aproveitamento em reciclagem, visto que o processo de obtenção da matéria-prima é mais demorado e custoso, esse processo de reaproveitamento não se aplica aos materiais cerâmicos, que representam a maior parte dos materiais utilizados nessa área.

Alguns estudos já apontaram uma possibilidade de incluir na composição de alguns produtos, certa quantidade de resíduos, provindos de demolições ou mesmo de construções, entretanto existe uma questão ainda pouco abordada sobre a viabilidade da utilização em grande escala, custos dos processos, e proporções dos ganhos ambientais nessa prática.

Entre as técnicas trabalhadas a fim de se obter o reuso dessa matéria-prima está a análise das  propriedades físicas em argamassas após a incorporação dos resíduos em forma de miúdos, contudo, apenas a análise técnica não é capaz de inserir o processo entre os métodos já consagrados, além de exequível, a introdução dos resíduos deve ser viável economicamente, fazendo ainda necessário, o estudo sobre a propensão gradativa desses métodos com base no crescimento acelerado das grandes cidades e proporcionalmente a geração desses resíduos, e diminuição de locais para a retirada da matéria-prima natural.

Nos termos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, são considerados resíduos de construção civil os resíduos gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis.

Alguns estudos já apontaram uma possibilidade de incluir na composição de alguns produtos, certa quantidade de resíduos, provindos de demolições ou mesmo de construções, entretanto existe uma questão ainda pouco abordada sobre a viabilidade da utilização em grande escala, custos dos processos, e proporções dos ganhos ambientais nessa prática.

Entre as técnicas trabalhadas a fim de se obter o reuso dessa matéria-prima está a análise das propriedades físicas em argamassas após a incorporação dos resíduos em forma de miúdos, contudo, apenas a análise técnica não é capaz de inserir o processo entre os métodos já consagrados, além de exequível, a introdução dos resíduos deve ser viável economicamente, fazendo ainda necessário, o estudo sobre a propensão gradativa desses métodos com base no crescimento acelerado das grandes cidades e proporcionalmente a geração desses resíduos, e diminuição de locais para a retirada da matéria-prima natural.

3 - Objetivo

O presente trabalho estudou a viabilidade das atuais técnicas para o aproveitamento de resíduos da construção civil, considerando os aspectos econômicos em função das propriedades físicas até então adquiridas além do estudo de aceitação do mercado.

4 - Metodologia

Serão apresentados neste item, os recursos que foram utilizados para averiguar a viabilidade econômica dos processos de produção de cerâmicos utilizando-se rejeitos, para isso, foi necessária a seleção de processos que geram produtos com comprovação de propriedades físicas semelhantes ou superiores aos já utilizados, podendo enfim gerar um método de avaliação financeira, que engloba tanto a matéria prima, custo operacional, e avalia a aceitação dos produtos com agregado de resíduos pelo cliente, ou empresa que poderá fazer uso da técnica.

4.1 - Seleções de Métodos Para o Estudo

Analisando a grande quantidade de informação e artigos sobre a viabilidade técnica do uso de rejeitos de construção civil, ou cerâmicos em geral para obtenção de novos produtos, já publicados, se faz necessário uma seleção prévia de métodos para o estudo da viabilidade econômica, para um estudo mais minucioso dos parâmetros econômicos os métodos devem ser selecionados de acordo com os seguintes critérios.

  1. Produto deve ter sido fabricado com método semelhante ou muito próximo do produto de referência;

  1. As propriedades mecânicas, químicas e elétricas, devem seguir parâmetros aceitáveis conforme a legislação, e padronização conforme o órgão regulador da respectiva classe;
  1. Serão aceitos artigos produzidos, ou com participação importante de no mínimo dois Doutores, com ênfase ou formação em materiais cerâmicos;
  1. Os resíduos utilizados devem superar 7% da massa total do novo produto;
  1. O Resíduo não deve ter utilização anterior ao estudo citado;

4.2 - Custos de Fabricação

Um importante critério para a viabilidade dos métodos de reaproveitamento de resíduos é o custo de fabricação, nesses custos estão inclusos logística reversa, processamento de agregado, e controle de qualidade, para que essa utilização seja aplicada com sucesso os itens serão agrupados da seguinte forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (246.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com