TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso - Embraer

Por:   •  16/11/2016  •  Seminário  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  1.607 Visualizações

Página 1 de 2

Especialização Engenharia de Produção -  UFPR

Nome: Jéssica         

Estudo de caso: Como a estratégia da rede de suprimentos apoia o sucesso competitivo da Embraer.

  1. Como e por que a estratégia de rede de suprimento da Embraer mudou desde 1996?

- Primeiro passo: Privatização, mudanças de estratégias.

- Segundo passo: Modificação da maneira de trabalho (Assembly to order) , trabalhando com uma plataforma comum/ padrão, mas permitindo uma flexibilidade.

- Terceiro passo: Redução dos fornecedores.

Primeiro trabalhavam com 500 fornecedores que não tinham envolvimento com o processo e levavam mais de 8 anos para a confecção do produto. Reduziram para 350 fornecedores e começaram a trabalhar com especialistas e parcerias, passaram a confeccionar o produto em um prazo de 5 anos. Por fim, reduziram para 22 parceiros, com um grande relacionamento e conhecimento do processo e passaram a produzir em apenas 4 anos.

Justificativa: Maior competitividade em relação aos demais, maiores competências e avanços por parte dos fornecedores, menor tempo de produção com baixo riscos e custos.

  1. O fato de a Embraer terceirizar parcelas maiores da produção de seus aviões para parceiros significa riscos de a Embraer tornar-se menos importante estrategicamente na sua rede de suprimentos?

- Terceirizar parcelas maiores para parceiros não significou riscos para a Embraer.

A Embraer tornou-se o elo principal na rede de suprimentos. Ela era a responsável pela tecnologia e poderia ter algum sigilo industrial (“carta na manga”) a frente dos fornecedores.

Fazendo uma analogia: “Em uma empresa ao ingressar um novo colaborador, muitas vezes seu superior omite detalhes por medo do aprendiz acabar destacando-se mais do que ele mesmo.”

  1. Por que o desenvolvimento compartilhado do produto da Embraer resultou em tempo menor de desenvolvimento? Que vantagens estratégicas isso pode trazer? Que risco estratégico isso pode representar?

Como vantagens têm-se:

- Mais especialistas sobre determinado assunto, uma rede de suprimentos com parceiros mais colaborativos e eficazes/ comprometidos.

- O produto é feito em um prazo menor e desta forma colocado no mercado mais rápido, estando a frente dos concorrentes.

- Diminuindo o custo e o risco devido a maior tecnologia desenvolvida por parte da especialização dos parceiros.

Como riscos têm-se:

- Dependência de um número menor de parceiros, desta forma ficando dependente direto da saúde financeira e do bom planejamento dos seus fornecedores)

- Segredo industrial/ obtenção de informações privilegiadas por parte dos fornecedores, podendo está ser usada de maneira ameaçadora contra a Embraer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com