TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de condutos livres

Por:   •  19/5/2015  •  Tese  •  2.888 Palavras (12 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 12

PROJETO DE PESQUISA - CONCRETO AUTO ADENSÁVEL

1 INTRODUÇÃO

O concreto auto-adensável é uma das evoluções dos concretos convencionais, mostrando características e propriedades nunca alcançadas com o concreto convencional.

O concreto auto-adensável tem uma importante característica, que é no simples fato de ser produzido nas mesmas centrais e com os mesmos materiais empregados na produção de concreto convencional, brita, areia, cimento, adições e aditivos, sendo seu diferencial o aditivo superplastificante que vai na mistura. Seu nome está relacionado com o aumento na produtividade, melhora do ambiente construtivo e contribuição da tecnologia sustentável do concreto, sendo caracterizado como um material ambientalmente amigável, e podendo ser obtido com altos volumes de resíduos industriais.

Desenvolvido nos anos 80, no Japão, o concreto auto-adensável tem quatro propriedades fundamentais: fluidez, habilidade passante, a não segregação - segregar é quando a argamassa se separa da brita, além de não exsudar – que é quando a água da mistura sobe para a superfície do concreto, diminuindo o tempo de hidratação, ocasionando fissuras na peça. Por possuir adensamento próprio, este concreto aumenta sua área de atuação, ou seja, possui uma alta trabalhabilidade, podendo ser moldado em fôrmas preenchendo cada espaço vazio através de seu peso próprio, não necessitando de qualquer tipo de vibração ou compactação externa. Pode-se dizer também que o concreto auto adensável é muito plástico, coeso e homogêneo. A aplicação é fácil, rápida, requer menos mão-de-obra e representa o fim de nichos de concretagem e dos ruídos dos vibradores nas obras, assim este está relacionado com o aumento na produtividade, melhora do ambiente construtivo e contribuição da tecnologia sustentável do concreto, sendo caracterizado como um material ambientalmente amigável, e podendo ser obtido com altos volumes de resíduos industriais.

Apesar das vantagens o CAA não é muito utilizado. Isto ocorre por vários motivos, dentre eles: falta de confiabilidade nos métodos de dosagem existentes, grande diversificação de materiais existentes no mercado, falta de normalização de procedimento de ensaios e pouco conhecimento do comportamento do CAA com relação às suas propriedades.

1.1 Definição da Problemática

Na formulação do concreto auto-adensável, o aditivo a ser utilizado tem grande importância para a fluidez do concreto, diminui a relação água/cimento, bem como estabilidade e alta trabalhabilidade. Em que medida a utilização do aditivo superplastificante adicionado ao concreto não altera suas características quanto a plasticidade, coesão, tempo de pega, ar incorporado, resistência inicial e final.

1.2 Formulação da Hipótese

Trabalharemos com a hipótese de que a quantidade de aditivo superplastificante adicionado a um traço de concreto com a mesma quantidade de cimento não alterará suas características e suas propriedades.

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo Geral

Buscar, através de um traço de concreto auto-adensável experimental, em laboratório, diferentes dosagens do aditivo superplastificante para verificar o comportamento do concreto auto-adensável quanto a estes teores de aditivo, sendo que tais teores não ultrapassarão o máximo recomendado pelo fabricante do aditivo.

1.3.2 Objetivo Específico

Será estudado na composição do CAA:

• A influência dos aditivos nas características do concreto;

• Capacidade de auto adensamento em relação ao tempo de descarga do CAA;

• Estudo em relação a resistência inicial quanto ao tempo de desfôrma.

• Durabilidade;

• Permeabilidade;

• Resistência final à compressão;

• Percentual de aditivo em relação a quantidade de cimento

1.4 Justificativa

Uma das principais vantagens do CAA é a utilização de grande quantidade de finos na sua composição, o que proporciona à utilização de resíduos industriais como: cinzas de casca de arroz, cinza volante, sílica ativa e metacaulim, entre outros, na substituição de parte do cimento. Assim, contribuindo para a diminuição do impacto ambiental.

No Brasil, o concreto auto-adensável ainda não é largamente utilizado, sendo considerado por muitos autores a mais revolucionária técnica da construção de estruturas em concreto das últimas décadas. O CAA proporciona inúmeras vantagens quando comparado ao concreto convencional. Devido à alta trabalhabilidade que possui, o CAA não necessita de qualquer tipo de vibração, oferece excelente acabamento, bombeamento a grandes distâncias com maior velocidade, otimização e redução de mão-de-obra, mais rapidez na execução da obra, melhores condições de segurança, eliminação de ruídos causados pelo vibrador, redução nas atividades de espalhamento, concretagens possíveis mesmo em estruturas densamente armadas, possibilidade de trabalho em fôrmas pequenas ou muito detalhadas, maior durabilidade (redução das falhas de concretagem) e ainda possibilita ganhos ambientais.

O aditivo é de supra importância para o concreto auto-adensável. Os aditivos modificam as propriedades de argamassas e concretos nos estados fresco e endurecido. Porém, não se conhecendo bem as propriedades e ações de um aditivo pode ocorrer uma incompatibilidade entre este material e o cimento utilizado, gerando efeitos adversos às argamassas e concretos tais como: rápida perda de abatimento, resultando em baixa coesão, aumento na porosidade e, geralmente, em misturas pouco trabalháveis; aumento drástico da quantidade de ar incorporado, reduzindo a resistência mecânica; aumento da exsudação; não ocorrência da redução da quantidade de água prevista, resultando num concreto com grande quantidade de água e com baixa resistência mecânica e durabilidade.

É importante o estudo da dosagem de concreto auto-adensável com a utilização dos materiais da região, atendendo as exigências de mercado e oferecendo os benefícios que esta nova tecnologia pode obter, tendo em vista que, esta tecnologia apresenta vantagens econômicas.

A utilização é vantajosa quando pilares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com