TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaços Abertos e Espaços Livres: Um Estudo de Tipologias

Por:   •  27/9/2018  •  Resenha  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

REDE DE ENSINO DOCTUM

ARQUITETURA E URBANISMO

DISCIPLINA: PROJETO PAISAGÍSTICO

PROF.: HUDSON MARTINS

        

Data: 21/08/2018

Gabriel Portes

Espaços abertos e espaços livres: Um estudo de tipologias.

Arquiteta e urbanista, Evy Hannes especialista em Arquitetura da Paisagem e Desenho Ambiental pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestranda da área de concentração Paisagem e Ambiente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Docente de Projeto Urbano e Paisagismo na Universidade Paulista (UNIP).

A obra tem por intuito descrever e distinguir as tipologias de estruturas urbanas mais usados e mais indicados atualmente nos espaços livres, além de tendências que estão começando a ser usadas no Brasil, sejam ela públicas ou privadas. Através de exemplos, referências históricas e imagens, o texto discorre sobre ruas, calçadões, woonerfs. pátios, praças, pocket parks e parques, especificando suas funções, características típicas e contexto aplicáveis através de pontos de vistas de outros teóricos da área, sempre ressaltando a importância da construção destes espaços, sejam eles públicos ou privados, pois valorizam a beleza do lugar, o convívio social e a arborização de uma cidade, que juntam formam o paisagismo, que por sua vez vai promover um bem estar para o homem, onde o mesmo vai ser contemplado e vivido.

Com um linguajar formal e levemente recheado de termos técnicos, o que foi escrito pelo autor não deixa de ser um texto que necessite de um conhecimento prévio sobre paisagismo das cidades. A autora conclui cada tipologia abordada de forma individual sem deixar de explicar os limites, benefícios e pontos fortes de cada tipo.

O paisagismo nas cidades, tem uma grande responsabilidade, pois o principal desafio do mesmo é fazer uma adequação para que os diversos tipos de pessoas possam viver em harmonia com a cidade e consigo mesmo. A cada dia mais os projetos paisagísticos tem ampliado o seu propósito e campo de abrangência, de acordo com a necessidade do local onde vai ser implantado. As ideias da autora no texto, são de imensa riqueza de conhecimento, pois as abordagens feitas por ela, tem por objetivo distinguir e nos mostrar base do complexo que é cada espaço aberto e livre dentro da cidade, com isso podemos obter pensamentos mais amplos e racionais sobre o tema.

O texto e indicado para estudantes de arquitetura e urbanismo, para profissionais da área e para aqueles que são amantes do paisagismo nas cidades. O conteúdo apesar de não possuir muitos termos técnicos, requer um conhecimento prévio, pois o campo de amplitude que o tema abrange é muito complexo e diversificado, onde podemos ver a relação da cidade com o ser humano, além de nos ampliar o ponto de vista busca também mostrar formas de se pensar em paisagismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com