TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Da Viabilidade Econômica Da Migração De Uma Fábrica De Bebidas Para O Ambiente De Comercialização Livre De Energia Elétrica

Por:   •  18/7/2023  •  Monografia  •  9.267 Palavras (38 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 38

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

NAYDSON LIMA DA SILVA

ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA MIGRAÇÃO DE UMA FÁBRICA DE BEBIDAS PARA O AMBIENTE DE COMERCIALIZAÇÃO LIVRE DE ENERGIA ELÉTRICA.

Rio Branco 2017

NAYDSON LIMA DA SILVA

ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA MIGRAÇÃO DE UMA FÁBRICA DE BEBIDAS PARA O AMBIENTE DE COMERCIALIZAÇÃO LIVRE DE ENERGIA ELÉTRICA.

Orientador: Prof. Dr. José Humberto Araújo Monteiro

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC apresentado junto ao curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, como requisito da avaliação da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso.

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Rio Branco 2017

COMISSÃO JULGADORA NAYDSON LIMA DA SILVA

ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA PARA MIGRAÇÃO DE UMA FÁBRICA DE BEBIDAS PARA O AMBIENTE DE COMERCIALIZAÇÃO LIVRE DE ENERGIA ELÉTRICA.

Apresentado em: 10/05/2017.


Trabalho de Conclusão de Curso – TCC apresentado junto ao curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, como requisito da avaliação da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso.

BANCA EXAMINADORA:

[pic 5]

Prof. Dr. José Humberto Araújo Monteiro (Orientador) Ufac – Rio Branco / AC

[pic 6]

Prof. MSc. Bruno Nazareno Prazeres de Miranda (Membro) Ufac – Rio Branco / AC

[pic 7]

Prof. Esp. Jose Elieser de Oliveira Junior (Membro) Ufac – Rio Branco / AC

Rio Branco 2017

Dedico este trabalho aos meus pais, José Maria da Silva e Hozana Alves de Lima, pelos inúmeros esforços realizados para que eu chegasse até aqui.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente à Deus, pela minha família e por ter me dado força e sabedoria para vencer esta etapa da vida.

Agradeço aos meus pais por mesmo com muita simplicidade e dificuldade, terem me direcionado ao caminho correto, e da forma como puderam não mediram esforços para garantir esta vitória.

Agradeço a minha esposa, Janaína Ferreira da Silva, pelo companheirismo, paciência e compreensão, abrindo mão de muitos momentos juntos em prol de vários finais de semana intensos de estudo.

Agradeço aos meus amigos Ítalo Campos, Bruna Renata, Caroline Oliveira, Erlande Santos, Pablo José, Abimael Justa, Rondinelly Shalom, Italo Melo, Thales Campos, Wanderley Castro, Nadine Araújo, Joana Sabrina, Victor Sales, são muitos...

Em nome dos amigos citados anteriormente, agradeço a todos que decidiram se somar e unir forças para chegar mais longe, que nunca deixaram de compartilhar os conhecimentos adquiridos, não deixando que ninguém ficasse para trás. Muito obrigado meus amigos, pelo companheirismo ao longo destes anos.

Agradeço ao Prof. Msc. Aroldo Cardoso Campos, em nome dos demais docentes, por me mostrar a beleza que existe quando se é apaixonado pela profissão. O senhor é um exemplo na academia e fora dela. Muito obrigado.

Agradeço ao Prof. Dr. José Humberto Araújo Monteiro pelo apoio, suporte e compreensão enquanto orientador deste trabalho, bem como aos demais professores do curso de Engenharia Elétrica que contribuíram para a minha formação acadêmica e social.

E finalmente, agradeço a Universidade Federal do Acre, na pessoa do Professor Esp. José Elieser de Oliveira Junior, pelos conhecimentos repassados ao longo destes anos, pelo exemplo de perseverança na busca de nos garantir uma formação digna, e na medida do possível, por buscar nos preparar para o mercado de trabalho.

RESUMO

O presente trabalho trata de um estudo realizado em uma fábrica de bebidas, no qual foi analisada a viabilidade econômica da migração para o ambiente de comercialização livre de energia elétrica, visando reduzir os custos com energia elétrica e melhorar os indicadores de produção industrial da referida fábrica. Este estudo tem como objetivo demonstrar a viabilidade da migração de um grande consumidor do mercado cativo para o mercado livre de comercialização da energia elétrica, apresentando uma estimativa de custos para a implantação da migração, o tempo aproximado necessário para a finalização do projeto e efetivação da migração, bem como, a expectativa de redução nas tarifas de energia elétrica tomando-se por base as faturas de energia dos últimos doze meses. Para isso fez-se a análise das últimas doze faturas de energia elétrica da fábrica, nas quais foram identificados os padrões de consumo e demanda praticados na fábrica. Este estudo conclui que a migração é viável, pois devido a interligação do sistema elétrico brasileiro, existem vários agentes geradores disponíveis no sistema, ocasionando uma maior dinamicidade aos preços em que a energia é fornecida.

Palavras-chave: Ambiente de Comercialização Livre; Migração; Tarifas de Energia; Viabilidade.

ABSTRACT

The present work treats about a study realized in a beverage factory, in which the economical feasibility of the migration to the environment of free commercialization electric energy was analyzed, aiming at reducing electricity costs and improving the indicators of industrial production of this factory. This study aims to demonstrate the economic viability of migrating a large consumer from captive market to free market for the commercialization of electricity, presenting estimated costs for the implementation of the migration, the approximate time necessary for the completion of the project and implementation of the migration, as well as the expectation of a reduction in electric energy tariffs based on the energy bills of the last twelve months. For this purpose, the last twelve electric power bills of the plant were analyzed, where the consumption and demand patterns practiced in the plant were identified. This study concludes that the migration is feasible, due to interconnection of the Brazilian electrical system, there are several generating agents available in the system, causing a greater dynamicity to the prices at which the energy is supplied.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.8 Kb)   pdf (759.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com