TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de um veiculo aéreo não tripulado para monitorar áreas

Por:   •  7/9/2017  •  Artigo  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

1) Nem sempre é a vantagem comparativa que impulsiona o comércio. Em vez disso, muitas vezes são os retornos crescentes ou as economias de escala – isto é, a tendência de os custos unitários serem mais baixos com a produção maior. Porque que esse fenômeno vem ocorrendo na economia dos países mais desenvolvidos?

R1 – Para chegar a resposta é necessário ter em mente o conceito de vantagem comparativa, segundo a Wikipédia vantagem comparativa, no comércio entre dois países, por exemplo, pode ser bom mesmo quando um deles é mais produtivo na fabricação dos bens. O que é levado em conta não é o custo absoluto, mas a razão de produtividade que cada país funciona. Conforme discutido em sala de aula, a economia de escala é a tendência de os custos unitários serem mais baixos com a produção maior.

Esse levantamento foi feito por Krugman em 2008, ao receber o Prêmio Nobel de Economia pela teoria sobre o comércio internacional. Antes dele, o comércio internacional era explicado pela teoria das vantagens comparativas, todos os países têm uma vantagem ao conceber produtos em que são especializados e isto permite-lhes obter ganhos de produtividade e o comércio permite-lhes obter, mais barato, os produtos em que não se especializaram.

Contudo, essa teoria não explica porque país semelhantes trocam produtos semelhantes entre si. Mas esta teoria não explica porque é que países muito semelhantes trocam entre si produtos muito semelhantes deste fenômeno e que mostram que o comércio, ao aumentar o mercado global para cada produto, permite ganhos de escala e acesso aos consumidores a uma variedade de produtos.

Krugman tenta explicar a concentração da população mundial nas cidades e o porquê da concentração de atividades econômicas parecidas nos mesmos locais. Isso é justificado pelas economias de escala e pelos custos de transportes reduzidos.

2) Qual a importância da Macroeconomia para os formuladores de politicas públicas?

R2 – Macro, é uma palavra de origem grega. Está relacionada com a amplitude. O enfoque macroeconômico estabelece relações entre grandes agregados auxiliando a compreensão da situação da economia e tendências. Entretanto, a macroeconomia não está alcançando as suas metas prioritárias, como aumentar o nível de empregos, estabilizar preço, distribuir renda e solucionar conflitos, pois estamos diante de uma economia global sem dinamismo. Existe a necessidade de dinamizar esse ambiente que as grandes corporações encontram mão de obra especializada de baixo custo de forma a atender os requisitos de qualidade imposto pelo mercado.

Acresce ainda o desequilíbrio cambial entre as moedas. Logo, a macroeconomia e as políticas públicas, contam com desafios que exige ética, bom senso e defesa dos interesses da população, pois as multinacionais não estão no estágio ético de colocar a qualidade de vida e o desenvolvimento de uma sociedade como prioridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com