TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE UM VEÍCULO TERRESTRE NÃO TRIPULADO PARA MONITORAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE SOBREVIVENTES EM ÁREAS DE RISCO E DIFÍCIL ACESSO

Por:   •  23/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.798 Palavras (12 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E

AGRONOMIA DE MINAS GERAIS - CREA-MINAS

PROJETO DE UM VEÍCULO TERRESTRE NÃO TRIPULADO PARA MONITORAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE SOBREVIVENTES EM ÁREAS DE RISCO E DIFÍCIL ACESSO

Crea-Minas

2015

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E

AGRONOMIA DE MINAS GERAIS - CREA-MINAS

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

[pic 2]

Marcus Vinícius Barbosa de Paulo

Gustavo Barros Castro

PROJETO DE UM VEÍCULO TERRESTRE NÃO TRIPULADOR PARA MONITORAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE SOBREVIVENTES EM ÁREAS DE RISCO E DIFÍCIL ACESSO

Nome do Professor

Daniel Alves Costa

Crea-Minas

2015

FICHA DE REGISTRO DO TRABALHO (preenchimento obrigatório)

[pic 3]

[pic 4]

Nome do Trabalho

Projeto de um veículo terreste não tripulado para monitoramento e identificação de osbreviventes em áreas de risco e difícil acesso

Instituição de Ensino

Centro Federal de Educação Técnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Cidade

Estado

Divinópolis

MG

Professor(a) Orientador(a)

Daniel Alves Costa

Aluno(a) Coordenador(a)

Marcus Vinícius Barbosa de Paulo

E-mail

Celular

Marcusvinicius_mecatronica@outlook.com

(37) 9126-5855

Integrantes do trabalho

Alunos(a)

E-mail

Celular

Gustavo Barros Castro

gustavo.bcastro@outlook.com

(37) 9135-0117

Informações Importantes:

Os Trabalhos inscritos devem cumprir os critérios de inovação estabelecidos no Relatório de Trabalho.

  1. O Relatório de Trabalho deverá descrevê-lo da forma mais detalhada possível, orientado, obrigatoriamente, pelo roteiro apresentado no próprio formulário, respeitando o limite mínimo de 6 (seis) páginas e o máximo de 10 (dez) páginas, em fonte Calibri, corpo 11 e espaçamento simples.
  2. Os gráficos, planilhas e figuras devem ser incluídas no corpo do texto.
  3. Não será aceita a inscrição de trabalho cujo Relatório de Trabalho não seja feito no modelo indicado.

É necessário apresentar e comprovar os resultados mensurados através de um protótipo, maquete, apresentação em multimídia, filmes e/ou banner.



RELATÓRIO DE TRABALHO

  1. Caracterização da situação anterior e identificação do problema

A proteção Civil é toda atividade desenvolvida com finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catastrofe, de forma a atenuar os seus efeitos e socorrer as pessoas e bens em perigo. As profissões ligadas a este setor são consideradas nobres, devido ao fato do profissional arriscar seu bem estar fisico em prol dos demais.

Ao lidar com uma situação de busca e salvamento em ambientes urbanos, geralmente as equipes de resgate tem que lidar com edicicios desmoronando, vitimas presas sob escrombros, incendios, etc. Devido a tais situações, um grande problema enfrentado peos funcionários da proteção civil é a ocorrencia de acidentes durante operações de resgate. Sendo que alguns desses acidentes levam ao obito do funcionário.

Visando a diminuição  de ocorrências de mortes de equipes de resgate, como o ocorrido no ataque terrorista de 11 de setembro ao World Trade Center, onde 341 bombeiros e 2 pára-médicos morreram durante a operação de resgate, desenvolveu-se um veículo terrestre não tripulado capaz de monitorar terrenos inacessiveis a veiculos comuns e identificar sobreviventes.

  1. Descrição do trabalho e da inovação

Segundo BOWEN e MACKENZIE, 2003, um veículo terrestre não tripulado é uma plataforma com alimentação, móvel e que se consegue movimentar no meio terrestre sem um ser humano a bordo. Pode ser operado por uma ou várias formas de controle (autônomo, semi-autónomo ou por controle remoto/tele-operação), pode também ser expansível ou recuperável.

Desenvolveu-se um veículo terrestre não tripulado pequeno (leve) e tele-operado, utilizando um sistema de suspensão do tipo Rocker-Bogie, como visto na figura 2.1, capaz de ultrapassar obstáculos maiores que o tamanho de sua roda, de suportar inclinações de 45° e se movimentar com muita liberdade em qualquer terreno.  

[pic 5]

Figura 2.1 - Projeto do VTNT.

A construção de veículos terrestres não-tripulados com suspensão Rocker-bogie é desenvolvida quase que unicamente por empresas da área de exploração espacial, caracterizando assim, inovador esse tipo de desenvolvimento em meio acadêmico. Realizando-se a pesquisa utilizando palavras chave como VTNT e Rocker-bogie, no banco de teses da SCIELO, não foi encontrado nenhum trabalho que discutisse o mesmo tema ao qual este estudo se propõe.

Sendo assim, a construção desse veículo possui impacto no âmbito macrossocial devido a sua suspensão que proporciona maior liberdade de locomoção, além de permitir que o mesmo sobreponha obstáculos, deixando-o apto a monitorar áreas de risco, reduzindo a presença humana nas mesmas, e dessa maneira salvando vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (569.7 Kb)   docx (929.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com