TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos discilplinares Hidraulica e hidrologia 5 período

Por:   •  22/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADES PARA DEPENDENCIA HIDRAULICA E HIDROLOGIA

(NÃO ESQUECER DE DEIXAR O PASSO A PASSO COM OS CALCULOS, PARA A QUESTAO TER VALIDADE)

Trabalho deve ser entregue com os cálculos e respostas manuscritos sem rasuras nem o uso de corretivo e individual

  1. A energia contida em um líquido em movimento é constituída por três componentes, representados no teorema de Bernoulli por Z, V2/2g e P/γ e denominados cargas. Em uma usina hidrelétrica uma parte da energia presente na água em movimento é transformada em energia elétrica.

[pic 2] 

Quais são as formas de energia representadas por estas cargas e as suas unidades constituintes ?

  1. Buscando saber qual é o volume de precipitação na área de um aeroporto, os responsáveis pela coleta de dados estabeleceram uma área de controle de 2 m2, sendo que, nesta, observaram chuva com intensidade constante de 20 mm/h. Considerando os dados coletados, o volume de chuva (em cm3), após um período de observação de 2 horas, correspondeu a:

  1. Um edifício cujo sistema de recalque envia água para a caixa d'água superior possui uma bomba com 8 CV de potência e rendimento de 80%. Se a altura manométrica é de 40 m a vazão de água, em litros por segundos, é de:

  1. Recentemente ocorreu uma série de deslizamentos de solo em várias cidades do Estado do Rio de Janeiro. Esse fenômeno consiste na relação direta entre a ocupação desordenada do solo e a incidência de movimentação de massa. Explique com suas palavras o por que desse fenômeno.
  1. A perda de carga em uma instalação hidráulica, entre os pontos 0 (mais elevado) e 1 (mais baixo), sem acessórios, é representada pelo que?
  1. Utilizando o Método Racional para calcular a vazão de dimensionamento de uma galeria de águas pluviais que drena uma bacia urbana de 10 hectares, para uma precipitação crítica de intensidade 100 mm/hora, com duração igual ao tempo de concentração da bacia e coeficiente de escoamento superficial igual a 0,72, obtém-se que valor estimado?
  1. Considerando que Hr é a perda de carga total no recalque, Hs é a perda de carga total na sucção e Hg é a altura geométrica, no dimensionamento de uma bomba para recalque de água do reservatório inferior (RI) para o superior (RS), a altura manométrica (Hm) é definida por qual equação?
  1. O sistema de recalque de água de um edifício é composto por dois reservatórios, bomba hidráulica e tubulações, como representado na figura abaixo.

 [pic 3]

Sabendo-se que as distâncias L1 e L2 são, respectivamente, de 5 m e de 80 m e a perda de carga entre os pontos (A) e (C) é de 3 m e entre os pontos (C) e (H) é de 7 m, a altura manométrica, em metros, a ser considerada no projeto de dimensionamento da potência da bomba é de:

  1. Considere a figura:

[pic 4]

A figura representa um sistema de bombeamento que transfere um líquido do reservatório A para o reservatório B. A perda de carga na linha e nos acessórios da descarga, incluindo a perda de carga na saída do líquido da tubulação, é de 3 metros. Por outro lado, a perda de carga na linha e nos acessórios de sucção, incluindo a perda de carga na entrada da tubulação, é de 1 metro.

Sabendo-se que a linha de recalque encontra-se cheia de líquido e a bomba está escorvada, então a altura manométrica total do sistema,em metros, é de:

  1. Considere os dados: 
    - Comprimento do pátio: 100 m.
    - Largura do pátio: 60 m

- Coeficiente de deflúvio: 0,9. 
- Intensidade da chuva: 3,6 mm/h.
Aplicando a fórmula racional, o valor correto da Vazão de Escoamento (Q) do pátio de estacionamento de aeronaves é de:

  1. O projeto do reservatório de água de um edifício com 20 apartamentos previu a ocupação de 6 pessoas por apartamento e o consumo médio diário de água de 250 litros por pessoa. Se a área da seção transversal da tubulação de abastecimento da caixa d’água for de 10 cm2 o tempo mínimo, em segundos, para abastecer o consumo diário é de:

  1. Considere:

Dados: H = J X Lt; Leq= 5 m; J = 0,000824 Q1,75/D4,75;  D = 19 mm, onde H = perda de carga total do trecho, Leq, comprimento equivalente e Lt = comprimento total a ser considerado, J = perda de carga unitária e Di = diâmetro interno da tubulação.

 

  [pic 5]

 

Sobre o esquema acima, sabendo-se que a perda de carga total é igual à pressão estática no ponto de saída (B), calcule a perda de carga unitária para o trecho A-B.

  1. Considere as afirmativas abaixo e diga quais afirmativas estão corretas:
    I. A cavitação é a formação de bolhas de vapor, causada por uma subpressão em consequência da baixa velocidade do rotor ou do excesso de altura de sucção. 
    II. O fenômeno conhecido como “golpe de aríete” ocorre somente em bombas hidráulicas. 
    III. Dentre os efeitos da cavitação pode-se citar barulho excessivo e vibração e corrosão dos materiais da bomba hidráulica.

IV. O “golpe de aríete” resulta de uma súbita interrupção do escoamento de um fluído.

  1. Para a alimentação do reservatório superior de um edifício necessita-se de um sistema de recalque de água com vazão de 12 litros por segundo. Se a altura manométrica do sistema de recalque é de 75 m e a bomba utilizada possui rendimento de 80%, então qual a sua potência em CV ?

  1. Leia o texto abaixo:

O Golpe de Aríete é um fenômeno que ocorre em sistemas hidráulicos quando uma válvula, torneira ou outro elemento é fechado bruscamente, gerando ondas de sobrepressão que percorrem a rede hidráulica em elevada velocidade até desaparecerem. As ondas de sobrepressão são ocasionadas pela transformação da energia cinética do fluxo de água em energia de pressão. Ruídos característicos semelhantes a golpes acompanham o evento, tendo surgido deste fato o nome do fenômeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (518.7 Kb)   docx (807.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com