TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidráulica e Hidrologia é a Ciência que Trata do Estudo da Água na Natureza

Por:   •  16/3/2017  •  Artigo  •  2.188 Palavras (9 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 9
  1. – INTRODUÇÃO

Hidráulica e Hidrologia é a ciência que trata do estudo da água na Natureza. É parte da Geografia Física e abrange, em especial, propriedades, fenômenos e distribuição da água na atmosfera, na superfície da Terra no subsolo.

A bacia hidrográfica é a área de captação natural dos fluxos de água originados a partir da precipitação, que faz convergir os escoamentos para um único ponto de saída, denominado exutório. A definição de uma bacia hidrográfica requer a definição de um curso d’água, de um ponto ou seção de referência ao longo deste curso d’água e de informações sobre o relevo da região.

O escoamento em canais écaracterizado por apresentar umasuperfície livre na qual reina a pressãoatmosférica. Estes escoamentos temum grande número de aplicaçõespráticas na engenharia, estandopresente em áreas como osaneamento, a drenagem urbana,irrigação, hidroeletricidade, navegação e conservação do meio ambiente.

Canalizar significa modificar ou alterar a seção e/ou o traçado natural de um curso d’água (rio, ribeirão, córrego etc.). As obras de canalização, em geral, devem ser realizadas de jusante para montante, pelo fato de, uma vez concluídas, possibilitarem a passagem de maiores vazões do que na situação original. Caso contrário, precipitações intensas durante a obra poderão agravar inundações e erosões a jusante.

A precipitação pluviométrica e a variável climatológica mais importante em regiões de clima Tropical por apresentar grande variação entre os períodos secos e úmidos, sazonalidade característicadesse tipo de clima. Entender a dinâmica espacial e temporal deste fenômeno e relevante para o planejamento urbano, pois as chuvas influenciam na infraestrutura e nos recursos naturais dentro das cidades, podendo ocorrer, entre outros eventos, enchentes, erosões e danificações das obras. Esse crescimento populacional desordenado e exacerbado trásconsequências maléficas ao meio urbano que não suporta esse inchaço súbito por não apresentar infraestrutura compatível. Sendo assim, o processo de avanço urbano sobre APPs (Áreas de Preservação Permanente)em beiras de rios e nascentes e o entupimento dos sistemas de drenagem são intensificados tornando o meio urbano cada vez mais suscetível as erosões e as enchentes. Segundo Pompeo (2000), as enchentes são fenômenos naturais que ocorrem periodicamente nos cursos d’agua devido a chuvas de magnitude elevada.

  1. Objetivo

O objetivo deste trabalho é a apresentação da disciplina de Hidráulica e Hidrologia juntamente com a elaboração a Lei (Cota x Vazão) do canal após a Avenida 88 no afluente do Córrego Botafogo na Cidade de Goiânia-GO (Ver Figura 1.1). Medir, com usos de materiais apropriados os parâmetros geométricos da seção molhada (y, b, B) e da seção do canal (b, H). Medir a velocidade do canal por meio de flutuador, por medida do tempo de deslocamento da mesma entre dois pontos existentes que permitam medir a distância entre eles.

[pic 1]

Figura 1.1 – Canal no Córrego do Botafogo.

  1. –REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS
  1. – Bacia Hidrográfica

Bacia Hidrográfica ou bacia de contribuição de uma seção de um curso de água é a área geográfica coletora de água de chuva que escoando pela superfície do solo, atinge a seção considerada. (Ver figura 2.1.1)

[pic 2]

Figura 2.1.1 – Elementos da Bacia Hidrográfica

Os principais elementos componentes das bacias hidrográficas são os “divisores de água” – cristas das elevações que separam a drenagem de uma e outra bacia, “fundos de vale” – áreas adjacentes a rios ou córregos e que geralmente sofrem inundações, “sub-bacias” – bacias menores, geralmente de alguma afluente do rio principal, “nascentes” – local onde a água subterrânea brota para a superfície formando um corpo d’água, “áreas de descarga” – locais onde a água escapa para a superfície do terreno, vazão, “recarga” – local onde a água penetra no solo recarregando o lençol freático, e “perfis hidro geoquímicos” ou “hidro químicos” – características da água subterrânea no espaço litológico.

O contorno da bacia é definido pela linha de separação de água que divide as precipitações que caem na bacia dos que caiem em bacias vizinhas, e que encaminham o escoamento superficial resultante para um ou outro sistema fluvial. A linha de separação das águas segue pelas linhas de cumeada em torno da bacia, atravessando o curso de água somente na secção de referência. Passa pelos pontos de máxima cota entre as bacias, o que não impede que no interior de uma bacia existam picos isolados com cotas superiores (Ver figura 2.1.2).

[pic 3]

Figura 2.1.2 – Bacia Hidrográfica

A bacia hidrográfica pode ser considerada como um sistema físico sujeito a entradas de água (eventos de precipitação) que gera saídas de água (escoamento e evapotranspiração). A bacia hidrográfica transforma uma entrada concentrada no tempo (precipitação) em uma saída relativamente distribuída no tempo (escoamento).

O comprimento da drenagem principal é uma característica fundamental da bacia hidrográfica porque está relacionado ao tempo de viagem da água ao longo de todo o sistema. O tempo de viagem da gota de água da chuva que atinge a região mais remota da bacia até o momento em que atinge oexutório é chamado de tempo de concentração da bacia.

Os tipos de solos, a geologia, a vegetação e o uso do solo são outras características importantes da bacia hidrográfica que não estão diretamente relacionadas ao relevo. Os tipos de solos e a geologia vão determinar em grande parte a quantidade de água precipitada que vai infiltrar no solo e a quantidade que vai escoar superficialmente. A vegetação tem um efeito muito grande sobre a formação do escoamento superficial e sobre a evapotranspiração. O uso do solo pode alterar as características naturais, modificando as quantidades de água que infiltram, que escoam e que evaporam, alterando o comportamento hidrológico de uma bacia.

No Brasil, a Resolução n. 5, de 10 de abril de 2000, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, estabelece “diretrizes para a formação e funcionamento dos Comitês de Bacias Hidrográficas, de forma a implementar o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, conforme estabelecido pela Lei n. 9.433, de 8 de janeiro de 1997″.

De acordo com o parágrafo 1o: “Os Comitês de Bacia Hidrográfica são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas a serem exercidas na bacia hidrográfica de sua jurisdição.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (654.9 Kb)   docx (2.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com