TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de estudo de caso: possibilidades para envelhecer positivamente: Um estudo de caso com base na psicologia positiva

Por:   •  5/4/2021  •  Resenha  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

O uso de substâncias psicoativas já é considerado problema de saúde pública não só no Brasil, mas em todo o mundo. O uso desenfreado das substâncias psicoativas pode trazer diversos problemas para o indivíduo, mas principalmente problemas sociais como o aumento dos índices de violência, de tráfico, transtornos psiquiátricos e complicações de saúde em um contexto geral, principalmente as complicações neurológicas.

Grande parte dos indivíduos que utilizam substâncias psicoativas podem apresentar falhas em seu funcionamento executivo, o que refere dificuldade na capacidade de planejamento, organização, e execução de atividades e déficit no auto monitoramento. A avaliação neuropsicológica auxilia na descrição quantitativa e qualitativa deste funcionamento executivo de pacientes com queixas quanto ao seu desempenho, sendo possível através dela identificar e estabelecer a extensão do impacto causado pelas substâncias psicoativas como as consequências cognitivas, executivas, comportamentais, emocionais e do sistema social do indivíduo. Através da avaliação é possível também visualizar os controles inibitórios, memória de trabalho e planejamento e a forma como as mesmas interagem entre si.

O objetivo do estudo em questão foi o de avaliar e caracterizar através de um caso clínico o funcionamento executivo de um dependente químico de crack/cocaína nicotina e maconha. O paciente é do sexo masculino, solteiro, 30 anos de idade e desempregado. Foi utilizado o método de entrevista semiestruturada para a avaliação do padrão de consumo e para a avaliação das comorbidades psiquiátricas. Para a avaliação cognitiva foram utilizados: o Teste de Cancelamento dos Sinos – versão 2; Teste Wisconsin de Classificação de Cartas – 48 cartões, Teste Hayling, Iowa Gambling Task, e os subtestes da Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação fluência verbal semântica, fonética-ortográfica e livre e a análise dos dados obtidos se deu através do escore bruto do paciente transformado para escore Z.

Os resultados apresentados pelo paciente foram sintomas mínimos de depressão, não fechando para episódio depressivo maior e indícios de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Apresenta possível comprometimento em componentes associados a velocidade de processamento e atenção visuo-espacial, prejuízo associados ao acesso lexical, planejamento verbal, flexibilidade cognitiva, velocidade de processamento e processo de tomada de decisão. As habilidades preservadas estão relacionadas a velocidade de processamento e inibição verbal e sem falhas em flexibilidade cognitiva, havendo assim facilidade na manipulação de informações e boa manutenção de regras.

Os resultados encontrados no estudo de caso podem contribuir para a nova inserção de intervenções adaptadas ao paciente, possibilitando assim uma escolha de técnicas cognitivas e motivacionais de acordo com a capacidade do paciente e a utilização de recursos de reabilitação psicológica afim de também estimular as potencialidades que o indivíduo apresenta em seu funcionamento executivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com