TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As etapas de estudo psicofisiológicas e sentimentos humanos

Artigo: As etapas de estudo psicofisiológicas e sentimentos humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Artigo  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 4

ESPOSTA DO QUESTIONÁRIO CAPÍTULO 3

QUESTAO 1 - Bessel, investigou sobre os erros de medição sobre Kinnebrook e Maskelyne, ele suspeitava que os erros de Kinnebrook, eram por conta das diferenças individuais (distinções pessoais, sobre as quais, as próprias pessoas não tem o controle), sendo assim, ele achava que as diferenças podem ser encontradas nos tempos observados pelos astrônomos, um fenômeno que foi chamado de “ equação pessoal”. Bessel afirmou que estava certo e chegou com duas conclusões com sua descoberta, de que os astrônomos devem levar em consideração a natureza humana do observador, já que as características e as percepções pessoais necessariamente influenciam as observações e que se a astronomia deve levar em conta o papel do observador humano, certamente ele é importante também nas outras ciências que dependem dos métodos de observação. Locke e Berkeley, debateram essa natureza subjetiva da percepção humana, usando como seu argumento de que nem sempre há correspondência exata entre a natureza de um objeto e nossa percepção sobre ele.

QUESTÃO 2 - Vários dos primeiros fisiologistas tiveram como base de realizarem suas pesquisas, os tecidos nervosos e isso foi uma contribuição para o estudo das funções do cérebro. Esses esforços foram as primeiras tentativas de mapeamento das funções cerebrais, de determinar as partes específicas do cérebro responsáveis pelo controle das diferentes funções cognitivas. A importância deste trabalho na psicologia não é só por conta das áreas especificas do cérebro, mas também porque reside no refinamento de métodos de pesquisa que viriam a ser utilizadas na psicologia fisiológica.

QUESTÃO 3 -Franz Josef Gall (1758-1828) - Cranioscópia, método que afirmava que o formato do crânio de uma pessoa, revelava as características intelectuais e emocionais. Conhecido mais tarde como Frenologia, divulgado pelos alunos de Gall por toda a Europa e Estados Unidos. Esse método fora utilizado por empresários para a seleção de funcionários. O sucesso do mesmo, deve-se à praticidade de utilização em problemas práticos. A aplicação da Frenologia foi levada ao descrédito por Pierre Flourens que por meio de comprovação científica, método extirpação. Descobriu que o contorno do crânio não correspondia ao contorno do tecido cerebral. Ressaltou também, que o tecido cerebral era delicada demais para alterar o tamanho da superfície óssea.

QUESTÃO 4 - objetivo principal da Sociedade Física de Berlim, era a aplicação em todos os fenômenos mentais pelos princípios da física. Relacionar a fisiologia com a física. A combinação ocorreu com a abertura de caminho para o ataque experimental da mente pelos filósofos empíricos, onde eles argumentavam que a sensação era a única fonte de conhecimento. Enquanto os fisiologistas realizam experimentos para investigar os mecanismos que ficam por trás dos fenômenos mentais. Ou seja, estavam definindo e estruturando os sentidos. Sendo as técnicas disponíveis para a investigação do corpo, aperfeiçoadas para explorar a mente, iniciando a partir deste a psicologia experimental.

QUESTÃO 5 - No século XIX a ciência estava em desenvolvimento na parte europeia ocidental e a Alemanha se tornou um solo mais fértil para a psicologia devido aos grandes cientistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com