TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas Necessárias Para Implantação De Um Sistema De Gestão Integrado

Pesquisas Acadêmicas: Etapas Necessárias Para Implantação De Um Sistema De Gestão Integrado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  3.560 Palavras (15 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 15

SIEF – Semana Internacional das Engenharias da FAHOR

Etapas Necessárias para Implantação de um Sistema de Gestão Integrado

Jonathan Lucas Schwambach Fernandes (FAHOR) jf000554@fahor.com.br

Fernando Busanello (FAHOR) fb000982@fahor.com.br

Magnus Luis Beilke (FAHOR) mb000245@fahor.com.br

Edio Polacinski (FAHOR) polacinskiedio@fahor.com.br

Resumo

No ambiente de trabalho em que se vive nos dias de hoje a implantação dos sistemas de gestão voltados para a qualidade se tornaram parte fundamental e indispensável para o bom desempenho das organizações que buscam enfrentar o atual mercado competitivo. Neste, sentido, destacam-se as organizações que buscam se adequar a essa realidade quando se propõem a certificar-se em uma das normas de qualidades aceitas pelo mercado, a saber: ISO 9001; 14001; SA 8000; e OHSAS 18001. Assim, com base no exposto destaca-se que o presente artigo caracterizado como um ensaio teórico tem o objetivo de apresentar um estudo comparativo de vários casos, demonstrando as etapas necessárias para a implantação de um Sistema de Gestão Integrado (SGI) composto pelas quatro normas citadas anteriormente. Como resultado de pesquisa apresenta-se a compilação de oito casos, bem como as fases de implantação de um SGI utilizadas por cada empresa.

Palavras-chave: Sistema de Gestão da Qualidade, Sistema de Gestão Integrado, Etapas de Implementação.

1. Introdução

Com o crescimento da economia, as empresas estão encontrando dificuldades na integração dos processos de gestão da qualidade, gestão ambiental e segurança, com isto, estão sendo obrigadas a estabelecer sistemas internos de gestão, estes para atender as peculiaridades do mercado. Em conseqüência disso, surgem dificuldades de gerenciamento dos processos produtivos, que buscam melhorar a eficiência e eficácia no que se refere à redução dos seus custos, dos impactos ambientais e das não conformidades de modo geral e procuram adequar-se às características competitivas do mercado.

Neste sentido o mercado mundial passou a exigir cada vez mais, que os produtos e/ou serviços atendam aos padrões das normas técnicas da qualidade, sustentabilidade social e proteção a integridade física e saúde de seus funcionários. Com isso, a preocupação em atender os requisitos em volta das razões ambientais, saúde e segurança no trabalho em busca da prevenção

SIEF – Semana Internacional das Engenharias da FAHOR

de acidentes e prevenção de problemas em potencial se tornou uma questão de sobrevivência e viabilidade para as empresas atuarem no mercado atual (CHAIB, 2005).

Segundo Fonseca apud Chaib (2005), desde os meados dos anos 80 com o grande crescimento do mercado e exigências atribuidas por este, começou uma preocupação cada vez maior em função das questões de custo e qualidade aliadas a uma maior consciência ambiental, gerando conceitos novos de qualidade, não apenas vendo o produto como o principal mas também para a qualidade de vida.

Com a grande concorrência dos mercados e variadas formas de gerenciamento das empresas surgiu a preocupação das organizações de qual seria a melhor forma de gerenciar a empresa para se obter vantagens competitivas neste mercado cada vez mais exigente, o aparecimento de vários sistemas de gestão implantados pelas empresas e a pressão do mercado em se produzir mais com menos recursos para questões de sobrevivência tem levado um grande grupo de organizações enchergar que a integração de todos os seus sistemas de gestão como uma excelente oportunidade para redução de seus custos, desde tempos e papéis desnecessários para a manutenção dos seus sistemas separados como um todo (LIMA apud VASCONCELOS; MELO, 2007)

Nesse sentido, o Sistema de Gestão Integrado (SGI), o qual se define como sendo um sistema que integra os processos de qualidade, meio ambiente, segurança e responsabilidade social, sendo este adotado como uma forma alternativa que visa atender as exigências que o mercado estabelece. O sistema de gestão integrado é composto por quatro normas que são mais utilizadas no trabalho, qualidade, meio ambiente, segurança e responsabilidade social, a junção destes e trabalhando de forma conjunta formam o sistema de jestão integrado.

Dessa forma, o objetivo desse artigo é identificar as etapas necessárias para implantação de um SGI em empresas que gostariam de adotar este método como sendo um referencial teórico de auxílio na busca da integração de seus sistemas de gestão para o melhor gerenciamento visando os novos contextos de competitividade aplicado pelo mercado.

Assim sendo, justifica-se o presente trabalho, pelo fato que irá contribuir para empresas não certificadas em SGI como um modelo de referência, apresentando um estudo de implantação em empresas que já possuem o sistema, as etapas que cada uma definiu para obtenção do resultado, os requisitos estabelecidos para a implementação e apresentar um uma síntese dos requisitos necessários para o processo de aplicação de SGI.

2. Revisão da Literatura

2.1 Sistema de Gestão da Qualidade

O assunto relacionado à qualidade recebeu nos últimos tempos uma grande ascensão devido ao crescimento do mercado e as restrições impostas por este

SIEF – Semana Internacional das Engenharias da FAHOR

relacionadas à competitividade entre as empresas e organizações, sendo que estes estão cada vez mais inseridos entre todos os processos e setores industriais e comerciais existentes nas empresas. A implantação e certificação de sistemas de gestão da qualidade estão se tornando mais que um diferencial em se referindo à sobrevivência, sucesso no mercado e técnicas desenvolvidas em se prevendo dar maior competitividade entre as empresas, isto tudo vem se apresentando como uma ferramenta eficiente de gestão dos processos mesmo em mercados pouco competitivos (KRAVCHYCHYN et al., 2006).

Para Feigenbaum apud Tronco et al., (2005), um sistema de qualidade define-se como sendo a estrutura operacional de trabalho de toda a empresa documentada em procedimentos técnicos integrados, onde cada processo é definido para direcionamento das ações a serem desenvolvidas para mão-de-obra e máquinas para obtenção das melhores práticas e meios de assegurar qualidade e menores custos para a produção.

De acordo com Paladini apud Tronco et al. (2005) um dos objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com