TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 02-Controladoria E Sistemas De Informações Gerenciais

Trabalho Escolar: Etapa 02-Controladoria E Sistemas De Informações Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 02- Balanced Scorecard

Devido à crescente concorrência em todos os setores da economia em âmbito global, faz-se necessário a utilização da estratégia nas empresas, para que estas possam oferecer alguma vantagem competitiva frente as suas concorrentes. Para tal, é necessário definir suas metas e objetivos de forma clara e aplicável. Porém, as empresas não apresentam dificuldades, em qual estratégia seguir, mas sim, na aplicação da estratégia exatamente como foi traçada previamente. No intuito de oferecer melhor eficácia no processo de implantação da estratégia, os Doutores David Norton e Robert Kaplan desenvolveram uma ferramenta patenteada de Balanced Scorecard. Esta ferramenta possibilita, através da visão de quatro perspectivas, o processo da implantação da estratégia, de modo a garantir o controle da estratégia nessas quatro perspectivas.

PERSPECTIVA FINANCEIRA

Representa o ponto de vista dos gerentes, diretores sobre os acionistas. Avalia a lucratividade da estratégia. Permite medir e avaliar resultados que o negócio proporciona e necessita para seu crescimento e desenvolvimento, assim como para satisfação dos seus acionistas. Entre os indicadores financeiros que podem ser considerados, constam retornos sobre o investimento, o valor econômico agregado, a lucratividade, o aumento de receitas, redução de custos e outros objetivos de cunho financeiro que estejam alinhados com a estratégia da organização. Na perspectiva financeira, as medidas financeiras indicam se a empresa está obtendo êxito com as estratégias definidas, implementadas e executadas.

PERSPECTIVA DO CLIENTE

Representa o ponto de vista de fonte externa de receitas, identificando os segmentos de mercado visados e as medidas do êxito da empresa. Identifica os fatores que são importantes na concepção dos clientes é uma exigência do BSC, e a preocupação desses situa-se em torno de quatro categorias: tempo, qualidade, desempenho e serviço. Em termos de indicadores constam as participações de mercado, aquisição de clientes, retenção de clientes, a lucratividade dos clientes e o nível de satisfação dos consumidores.

PERSPECTIVA DOS PROCESSOS INTERNOS

É elaborada após as perspectivas financeira e dos clientes, do ponto de vista das pessoas que executam o trabalho. Os processos internos são as diversas atividades empreendidas dentro da organização que possibilitam realizar desde a identificação das necessidades até a satisfação dos clientes. Nesta perspectiva, os executivos identificam os processos internos críticos nos quais a empresa deve alcançar a excelência.

PERSPECTIVA DO APRENDIZADO E CRESCIMENTO

O aprendizado e o crescimento da organização vêm de três principais fontes: as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais. É a base para a obtenção dos objetivos das outras perspectivas.

CONCEITOS DE BALANCE SCORECARD

PROCESSOS DE APLICAÇÕES DO BANCE SCORECARD

EXPLANAÇÃO DA APLICAÇÃO DO

APRESENTAÇÃO DE UM INDICADOR

BALANCE SCORECARd

QUE VALIDE O PROCESSO

Balanced Scorecard é uma ferramente de pla

Determinar de modo balanceado as ligações de causa/efeito

criar novos indicadores de desenvolvimento

financeiro

nejamento estratégico, na qual a entidade

entre os quatro indicadores de avaliação das empresas

Desempenho para que os acionistas possam

tem claramente definida, suas metas e estratégias visando

Ter melhor rentabilidade dos investimentos

medir o desempenho empresarial através de

Saber qual o grau de satisfação do cliente

Clientes

de indicadores quantificáveis e

com empresa

verificáveis.

A empresa deve identifiar se há produtos com problemas, se foram entregues

apostar na inovação do produto

processo internos

no tempo previsto .

Aprendizado e crescimento

Filtrar todas as informações dos indicadores

Anterior, a fim de melhorar o processo

Fedeback

REFERÊNCIAS

BARBOSA, Emerson Rodrigues; Brondani, Gilberto.Planejamento Estratégico Organizacional.Revista Eletrônica de Contabilidade. Volume I, N. 2, fev. 2005.

FREZATTI, Fábio et al.Controle Gerencial: uma abordagem da Contabilidade gerencial no contexto econômico, comportamental e sociológico. São Paulo: Atlas, 2009

KARSTEN, Ricardo. O Alinhamento do Balanced Scorecard com o Orçamento. Disponível em:< http://www.beringer.com.br/m16_biblioteca_art_05.htm/> Acesso em: 12 abr. 2010

OLIVEIRA, Luis Martins de; PEREZ JR, José Hernadez; SILVA, Carlos Alberto dos Santos.Controladoria Estratégica. São Paulo: Atlas, 2007.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria Estratégica e Operacional: conceitos, estrutura, aplicação.São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

...

Baixar como  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »