TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Execicios Just in time

Por:   •  16/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  1.698 Visualizações

Página 1 de 7

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA A PROVA FINAL

1 Um sistema Kanban será implantado em três postos (A, B e C) consecutivos, isto é, A alimenta B e B alimenta C. A demanda prevista, devidamente estabilizada, é de 50 unidades/hora. Em virtude de problemas de layout, os contêineres que circularão entre A e B têm capacidade de 20 unidades, e os que circularão entre B e C têm capacidade de 15 unidades. Os demais dados são:

Tempos e Movimentos

Estações

A

B

C

Tempo de operação (min./unidade)

0,25

0,30

0,20

Tempo de set-up (min.)

6

12

8

Tempo de espera (min.)

5

8

10

Tempo para circulação (min.)

Carregado de A para B

4

Carregado de B para C

8

Vazio de B para A

2

Vazio de C para B

5

  1. Determinar o número de contêineres necessários para operar entre A/B e B/C..
  2. Caso se resolvesse o problema de layout existente e você pudesse padronizar o tamanho dos contêineres, que sugestões daria ? Com quantos contêineres trabalharia nessa nova solução ?

2 Porque o JIT é uma filosofia gerencial, com escopo de aplicação bem além da redução dos estoque?

3 Comente alguns tipos de desperdícios usualmente encontrados nas empresas. Como a filosofia do JIT pode ajudar a reduzi-los ou mesmo eliminá-los?

4 Por que se deve estabilizar o plano de produção, com uma demanda diária constante, para o sucesso da aplicação do sistema Kanban ?

5 Como a redução dos tempos de preparação (set-up times) influencia os estoques em processo? Como influencia o sistema Kanban?

6 Explique a importância da qualidade na implantação do sistema Kanban. O que é free pass ?

7 Descreva um sistema Kanban que possa operar sem cartões. Elabore um esquema, ou fluxograma, de sua operação. Que vantagens traz em relação ao sistema com cartões?

8 Explique a seguinte afirmativa: “À medida que o tempo de preparação se aproxima de zero, a situação ideal de lotes de uma unidade pode ser atingida”.

9 Como poderia o sistema JIT ser aplicado na indústria de serviços. Cite dois exemplos em Comércio Exterior onde isso é perfeitamente viável.

10 Em que condições o MRP é mais recomendável que o JIT? E vice-versa?

11 Como o JIT trata os gargalos no fluxo produtivo de um certo produto ou família de produtos? Explique e justifique através de exemplos.

12 Discorra sobre as fases da Logística e comente, em nível nacional, em qual fase nos situamos.

13 Comente sobre a cadeia de valor de um produto genérico como definição do ciclo logístico de abastecimento, incluindo a cadeia de suprimentos e de distribuição física.

14 Atualmente, o Brasil está migrando da Logística Integrada para o Supply Chain de acordo com as versões mais atualizadas do Imam. Para que se construa esta ponte definitivamente, cite cinco tendências de impacto que possibilitarão a migração

15 O posto de trabalho L monta peças em que um dos componente é produzido no posto K. A demanda, devidamente estabilizada, é de 300 unidades por hora. A empresa deseja implantar um sistema Kanban entre os postos K e L, utilizando um conjunto de contêineres já disponíveis e que têm capacidade para 360 unidades do componente. Os tempos, em minutos, de preparação, de operação, de transporte e de espera são dados a seguir:

Tempos e Movimentos (min.)

Postos

K

L

Preparação

12

18

Operação/unidade

0,6

1,2

Movimentação

10

6

Espera

20

30

  1. Determinar o número de contêineres necessários para operar o sistema, considerando-se uma ociosidade superior a 5%.
  2. Através de uma de melhoria de métodos, o Kaizen provocou uma redução de 40% nos tempos de set-up e de 25 % nos tempos de espera. Considerando-se um aproveitamento superior à alternativa a) desta questão, qual o reflexo provocado no sistema como um todo.
  3. Calcular a demanda efetiva em ambos os casos anteriores.

16 Associe corretamente a primeira coluna de acordo com a segunda:

(  I  )Just-in-Time                                                 (    ) Mantém e melhora o padrão de trabalho através de melhoramentos pequenos e graduais.

 (  II  )Kanban                                                      (    ) Dispositivo colocado no ferramental, em cada máquina de processamento ou posto, para evitar que uma peça com defeito vá para o processo seguinte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com