TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Execução e Controle de Obras em Alvenaria Estrutural.

Por:   •  10/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Execução e Controle de Obras em Alvenaria Estrutural.

INTRODUÇÃO

À milhares de anos, tem sido muito utilizado na construção civil a alvenaria, por se tratar de um material de construção tradicional, porém ao longo do tempo foram se desenvolvendo outros tipos de cerâmica e outros materiais de alta resistência. No entanto a aplicação de projeto e construção se manteve até o século 20, se tornando recentemente um verdadeiro material de engenharia, passando o projeto dessas estruturas a ser baseado em princípios científicos rigorosos.

E com a grande concorrência competitiva de mão-de-obra qualificada e a baixa no mercado relacionado à indústria da Construção Civil, é necessário se destacar, saber executar uma obra em tempo reduzido, custo baixo e alta qualidade a fim de proporcionar satisfação, confiança e segurança de todos; construtores, empreendedores, proprietários e consumidor final.

Para tal, existe muito trabalho, envolve estudos, projetos, pesquisas e orçamentos. Entre eles a escolha do sistema construtivo a ser adotado para obra.

Existem diversos tipos de sistema construtivo, cada um com suas vantagens e desvantagens, porém específico para atender as necessidades particulares de cada tipo de obra.

Neste trabalho será apresentado o sistema de Alvenaria Estrutural, bem como, sua execução e controle de obras. Quando bem utilizado, pensado e gerenciado a Alvenaria é ideal para reduzir tempo e custo da obra por ser um sistema de simples execução, porém com muitos cuidados a serem tomados no que se refere ao projeto e à execução da obra.

Atualmente a Engenharia Civil tem se caracterizado por uma grande preocupação com a qualidade e a durabilidade das edificações e obras em geral, se mantendo fundamental para o sucesso de um projeto, visando a qualidade dos materiais empregados, a qualidade de execução garantindo que se mantenha o padrão de do início da obra até a sua conclusão.

Esse sistema é muito utilizado em prédios, geralmente onde existem pavimentos tipo e repetições de layout.

A execução da Alvenaria Estrutural se dá pela necessidade de resistência a esforços estruturais.

2. OBJETIVOS

Objetivo geral

Esta Monografia tem por objetivo orientar sobre o controle de obras adotado para avaliação do método construtivo da alvenaria estrutural, porém não tem a pretensão de utilizar toda matéria e/ou conteúdo do assunto relacionado à execução de obras em alvenaria estrutural que é bem mais vasto.

Não haverá abordagem sobre cálculo estrutural nem tampouco tijolos cerâmicos.

Objetivos específicos

A intenção é mostrar qualidade do trabalho dos profissionais diretamente ligados à produção da alvenaria estrutural aliada ao conhecimento de quem fiscaliza a execução deste sistema construtivo que são fundamentais para se obter uma parede de boa qualidade.

Fatores tais como prumo, verticalidade, uniformidade de espessura de

juntas e resistência são dependentes da habilidade dos pedreiros.

O engenheiro e afins não devem descuidar da fiscalização na construção das paredes.

Diversos autores têm tentado quantificar os efeitos da qualidade da mão-de-obra

e relacioná-los ao desempenho das paredes. Gross apud Araújo (2002), obteve

redução de resistência à compressão de paredes de alvenaria de até 35% devido

à falta de fiscalização em sua construção, quando comparadas com paredes em

obras regularmente inspecionadas.

Diante do exposto, o principal objetivo deste trabalho é reunir, em um único

volume, os principais cuidados ao se construir edificações em alvenaria estrutural,

em uma linguagem acessível para que seja de fácil entendimento tanto para todos que tiverem acesso, levando até os mesmos à informação e desta forma poder conscientizá-los sobre a importância e responsabilidade das etapas construtivas.

3. JUSTIFICATIVA

Muitos profissionais que trabalham na área, seja executando ou fiscalizando, não estão cientes dos cuidados e particularidades envolvidas na construção de uma edificação em alvenaria estrutural. Por meio de pesquisa bibliográfica, foram reunidas neste trabalho informações úteis sobre a execução de alvenaria estrutural, de forma a tornar-se um guia prático e acessível para os profissionais das obras, que nem sempre tem acesso à informação. Busca- se desta maneira conscientizá-los sobre a importância e responsabilidades das etapas construtivas.

1 a 2 páginas sobre a relevância deste seu objeto de estudo. Uma pesquisa justifica-se pela importância dela não apenas para o autor. Identifique quais são os públicos potencialmente interessados na sua monografia.

4. METODOLOGIA

Em 3 ou 4 parágrafos, descreva como você pretende coletar dados e elaborar sua monografia.

Você será orientado a desenvolver sua coleta de dados e sua análise bibliográfica de forma bem estruturada.

Explicite nesta parte se o seu trabalho irá buscar algumas das seguintes fontes:

- Estudo de caso: avaliando uma empresa ou um pequeno conjunto de empresas – descreva como você pretende fazer isso;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com