TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALVENARIA ESTRUTURAL x ALVENARIA CONVENCIONAL: VANTAGENS E DESVANTAGENS E CUSTO FINAL DE OBRA

Por:   •  14/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  1.913 Visualizações

Página 1 de 6

ENGENHARIA CIVIL

ALVENARIA ESTRUTURAL x ALVENARIA CONVENCIONAL: VANTAGENS E DESVANTAGENS E CUSTO FINAL DE OBRA

MARINGÁ, 2016

INTRODUÇÃO

Desde os primórdios, o homem desenvolveu técnicas construtivas para se proteger das intempéries e edificar moradia. Ao longo da história essas técnicas foram sendo aprimoradas de forma a oferecer cada vez mais conforto e segurança aos usuários, da forma mais econômica e eficiente possível. Segundo Lordsleem,( 2000,  apud  MOTA, 2006, P. 44): “A alvenaria pode ser entendida como um componente  construídos na obra através na união entre tijolos ou blocos por juntas de argamassa, formando um conjunto rígido e coeso. A palavra alvenaria  derivada do Árabe al-bannã: aquele que constrói (bannã significa construir)”

Os tipos de alvenaria podem se classificar quanto as cargas em: alvenaria de vedação, alvenaria resistente e alvenaria estrutural. Esta ultima classifica-se em não armada, armada, parcialmente armada e protendida.

Conceitua-se de Alvenaria Estrutural o processo construtivo na qual, os elementos que desempenham a função estrutural são de alvenaria, sendo os mesmos projetados, dimensionados e executados de forma racional (JEFFERSON F. CAMACHO, 2006).

No Brasil, a alvenaria estrutural ganha, atualmente, um olhar novo, investimentos em materiais e (tudo indica) normas atualizadas. Essa mudança desconstrói velhos preconceitos e, principalmente, dá ao sistema um novo campo de utilização. Até a década de 80, alvenaria estrutural era sinônimo de construção popular, devido ao grande número de conjuntos construídos assim (CONSTRUÇÃO MERCADO – PINI).

Apesar disso, ainda é muito comum que as pessoas optem por construir utilizando o sistema de alvenaria convencional, por uma questão cultural e hábito do brasileiro. Apesar de hoje, o sistema estrutural ter vencido a ideia de que é sinônimo  apenas de construção popular, é fato que este sistema gera economia em vários quesitos se comparado à alvenaria convencional.

Portanto, se faz necessário que existam pesquisas que apresentem de forma clara informações que sejam de fácil entendimento para o consumidor final, para que este possa escolher de forma mais adequada o sistema que melhor se encaixa em suas possibilidades, desejos e disponibilidade de recurso financeiro.

O trabalho tem por objetivo a elaboração de um material que apresente de forma clara e de fácil entendimento, as vantagens e desvantagens de cada sistema, custo final da obra, e principalmente, mostrar a viabilidade e vantagens de se usar a alvenaria estrutural.

Este material será elaborado através do levantamento de dados de edificações construídas com os dois sistemas, que abordem fatores como: tempo de obra, custo com mão de obra, custo total, material desperdiçado, e aspectos arquitetônicos e, através de uma revisão bibliográfica sobre o assunto, será apresentado, de forma simples e clara, a viabilidade e vantagens do uso da alvenaria estrutural.  

JUSTIFICATIVA

O objetivo da pesquisa tem grande relevância, pois visa o estudo de aspectos práticos e interessantes aos clientes no que se diz respeito ao uso da alvenaria estrutural substituindo a alvenaria convencional. Sabe-se que com a utilização da alvenaria estrutural, tem como benefícios a diminuição do custo e economia com materiais, uma vez que há menos desperdício de material que quando somado, representa uma quantia considerável no custo total da obra.

Sabe-se que a construção civil é uma das atividades que mais poluem e geram impactos ambientais, por extrair diversos minerais da natureza para a constituição de seus materiais, e por gerar resíduos que muitas vezes são descartados de forma incorreta e difíceis de serem reutilizados ou reciclados. Desta forma, é importante que haja por parte do cliente, conhecimento e consciência dos diferentes métodos construtivos, no que se diz respeito a economia de material, gerando assim menos resíduos, e consequentemente economia no custo da obra.

A pesquisa contribuirá para o fácil entendimento do cliente, visto que este não é um profissional habilitado capaz de compreender termos e características técnicas, a respeito da alvenaria estrutural, possibilitando assim que o cliente faça a melhor escolha de acordo com seu orçamento disponível, sua expectativa e desejos, para que o produto final seja satisfatório e da forma mais econômica possível, priorizando acima de tudo a qualidade da edificação.

Os dois métodos construtivos oferecem suas vantagens e desvantagens, porém, como o foco do trabalho é abordar as vantagens da alvenaria estrutural, pode se citar algumas:

  1. Economia de formas: quando existem, as formas se limitam às necessárias para a concretagem das lajes. São, portanto, fôrmas lisas, baratas e de grande reaproveitamento

  1. Redução significativo nos revestimentos: por se utilizar blocos de qualidade controlada e pelo controle maior na execução, a redução dos revestimentos é muito significativa. Usualmente o revestimento interno é feito com uma camada de gesso aplicada diretamente sobre a superfície dos blocos. No caso dos azulejos, eles também podem ser colocados diretamente sobre os blocos;

  1. Redução nos desperdícios de material e mão de obra: o fato de as paredes não admitirem intervenções posteriores significativas, como rasgos ou aberturas para a colocação de instalações hidráulicas e elétricas, é uma importante causa da eliminação dos desperdícios. Assim, o que poderia ser encarado como uma desvantagem, na verdade implica a virtual eliminação da possibilidade de improvisações, que encarecem significativamente o preço de uma construção.
  1. Redução do número de especialidades: deixam de ser necessários profissionais como armadores e carpinteiros;
  2. Flexibilidade no ritmo de execução da obra: se as lajes forem pré-moldadas, o ritmo da obra estará desvinculado do tempo de cura que deve ser respeitado no caso das peças de concreto armado

Sabe-se que o modo de execução dos dois métodos: alvenaria convencional e alvenaria estrutural é diferente. Para a execução correta da alvenaria estrutural é necessário que o profissional responsável pela execução conheça o método e execute tomando todos os cuidados necessários, uma vez que os blocos desempenham a função de sustentar a edificação, além de vedar os ambientes. Isso faz com que a mão de obra por necessitar ser mais qualificada, seja também, mais cara.

Portanto o trabalho se baseia  no levantamento de todos esses pontos, no que se diz respeito a economia de materiais, custo de mão de obra, custo final da obra e vantagens da utilização da alvenaria estrutural em casas de médio padrão.   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com