TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Economia Industrial

Por:   •  31/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.096 Palavras (13 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Universidade Federal de Itajubá - Campus Itabira

Economia Industrial

QUESTIONÁRIO 2º BIMESTRE

André Felipe Carvalhaes - 34230

Georgia Ribeiro Pinho Indiani - 35211

Laura de Souza Coelho – 34480

Luiz Henrique Texeira Junior - 33995        

Thais Lopes Rodrigues - 35236

Victor Belletti - 34273

Professor Henrique Carvalho

2016

Bloco 5

1. A que se refere as estruturas industriais? Quais são os principais tipos de estruturas da indústria?

Estrutura industrial consiste em: quantas empresas participam do mercado; como as empresas podem ser consideradas grandes ou pequenas; como se apresenta a estrutura de custos de uma empresa e como o mercado é dividido entre as empresas.

Os principais tipos de estruturas da indústria são: Competição perfeita e competição imperfeita (monopólio, oligopólio, concorrência monopolística, monopsônio, oligopsônio, monopólio natural).

2. Qual é o conceito central que orienta o paradigma estrutura-condução-desempenho?

Indica que a estrutura da empresa interfere nas atitudes (condução), e que vai gerar impacto no desempenho. Exemplo: se o empreendedor possui uma empresa grande (estrutura), e no caso de aparecer oportunidades de bons negócios o empresário irá investir (conduta), o que lhe proporcionará lucros e crescimento (desempenho).

3. Identificar tipos de conduta de mercado.

A conduta de mercado apresenta as táticas e estratégias de precificação e marketing das empresas. A conduta inclui a determinação das empresas em relação ao nível de preço e produção praticado. Também inclui os fatores competitivos não preço através da diferenciação de produtos e publicidade.

4. Como o desempenho do mercado é medido?

O desempenho do mercado é medido por padrões de eficiência alocativa e eficiência produtiva, estes padrões nos mostram o quão bem - ou mal - os recursos da sociedade esto sendo utilizados.

5. Qual é o requisito mais importante da competição perfeita?

A concorrência perfeita representa o tipo mais eficiente de estrutura do mercado. Empresas perfeitamente competitivas são tomadoras de preços, em vez de terem poder sobre preços.

6. Ilustre o conceito do tomador de preços.

[pic 2]

7. Definir receita marginal

A receita marginal é simplesmente a receita adicional obtida pela empresa com a venda de uma unidade adicional.

8. Qual é a relação entre o preço do mercado da indústria e a receita marginal da empresa em uma indústria perfeitamente competitiva?

Numa indústria perfeitamente competitiva, o preço é igual à receita marginal.

[pic 3]

9. Defina um produto homogêneo.

Um produto homogêneo é um produto tal que o resultado da produção de cada empresa é indistinguível da produção de qualquer outra empresa.

10. O que significa entrada e saída livre de mercado? Por que essa suposição é importante?

Empresas adicionais podem entrar livremente em uma indústria quando os preços e os lucros aumentam e sair da indústria com a mesma facilidade na presença de perdas. Para que esta condição de entrada livra possa ser mantida, não devem existir obstáculos à entrada. Tais barreiras vão desde patentes exclusivas e grandes requisitos de capital (característicos de monopólios naturais) até a propriedade de valiosos recursos, como as reservas de bauxita da Alcoa, maior produtora mundial de alumínio. O pressuposto de livre entrada e saída é importante porque ele ajuda a garantir uma alocação eficiente de recursos a longo prazo.

11. O que significa informação perfeita ou completa? O que essa suposição garante?

Informações perfeitas ou completas significam que tanto os consumidores como os produtores são plenamente e imediatamente informados dos preços de mercado e de suas variações. Esta condição garante que os consumidores vão sempre pagar o preço mais baixo disponível, porque eles vão sempre saber qual é esse preço. Além disso, garante que, se um produtor fizer uma quebra tecnológica e for capaz de produzir um produto mais barato, todas as outras empresas poderão reutilizar a mesma tecnologia instantaneamente.

12. Explique o problema de externalidades.

Externalidades incluem coisas como a poluição e congestionamento de veículos. Na presença de externalidades, a intervenção do governo pode ser justificada.

13. Explique o problema dos bens públicos.

Bens públicos incluem coisas como a defesa nacional, estradas e pontes. E na presença da falha do mercado de bens públicos o governo pode ter de intervir e fornecer os bens.

14. Por que o conceito de falha do mercado é tão importante?

Pois ele representa o fundamento teórico sobre o qual os governos baseiam grande parte da lógica econômica de suas atuações.

15. Dada uma estrutura de mercado de concorrência perfeita, que tipo de conduta em relação ao preço podemos esperar? Qual é a regra de maximização de lucro?

Que o preço é igual a receita marginal.  RMg = Cmg

16. Se a empresa que maximiza o lucro sempre define sua produção a um nível onde o custo marginal é igual a receita marginal, então o que podemos dizer sobre a curva de oferta da empresa?

A curva de oferta da empresa deve ser a mesma da curva do custo marginal.

17. Explicar a condição de desligamento ou a regra de desligamento.

Que, pelo menos a curto prazo, a empresa deve permanecer no negócio mesmo com lucros negativos.

18. Ilustre o equilíbrio de longo prazo para a empresa competitiva. Quais são as condições de  preço e lucros econômicos nesse equilíbrio?

[pic 4][pic 5]

19. Qual a diferença entre lucros contábeis e econômicos?

Os lucros contábeis são calculados simplesmente subtraindo os custos totais das receitas totais, os lucros econômicos resultam da subtração do lucro final de todo o dinheiro ivestido e gasto na empresa, além do custo de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (317.6 Kb)   docx (255.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com