TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação de Economia Industrial

Por:   •  15/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

ECONOMIA INDUSTRIAL

AVALIAÇÂO – UNIDADE II

        

  1. O Modelo de Substituição de Importações do período Vargas, o Modelo Desenvolvimentista do Juscelino Kubistchek com Planos de Metas, e o Modelo de Promoção as Exportações dos Governos Militares caracterizam em conjunto preocupações e estratégias desenvolvidas por estes governos em períodos distintos com o objetivo de promover o Crescimento Econômico e o Desenvolvimento do Brasil.
  1. Caracterize resumidamente os modelos implementados por cada um dos Governos nesses períodos distintos;

        Com o enfraquecimento do governo café com leite, devido à crise econômica mundial de 1929, e o enfraquecimento das exportações de café, Getúlio Vargas assume a presidência, juntamente com seu projeto de aumentar o nível de industrialização do pais, visando diminuir consideravelmente a importação de produtos e passar a produzi-los dentro do pais, e aproveitando do momento de crise do mercado externo, onde produtos importados elevaram muito seu preço, sendo assim, o governo Vargas cria empresas estatais em setores estratégicos (onde investimento privado não tinha interesse, por não haver retorno do capital), como metalurgia e siderurgia, energia e transporte, comprando maquinário de empresas falidas da Europa/EUA, fornecendo matéria prima mais barata. Assim fazendo com que o mercado interno crescesse, diminuindo as importações.

        Entusiasmando os brasileiros com a chegada ao poder de Juscelino Kubitschek e seu plano de metas, que focalizava desenvolver a indústria de base no Brasil e serviços como energia, transporte e educação; teve intuito também de acabar com a dependia cafeeira, para isso ouve uma internacionalização da industrialização no Brasil, onde JK, estimulou a entrada de investimento externo no setor industrial, que ocasionou a chegada de várias empresas estrangeria em solo nacional, como a montadora de automóveis Ford. Mas também no governo JK ocorreu uma alta taxa de dívida externa, devido aos elevados níveis de empréstimos para realizar seu Plano de Metas, e também um alto nível de desigualdade social, onde grande parte da renda ficava na mão de poucas pessoas.

        Com as autoridades militares assumindo a governança do pais, seguiu-se suas ações de manterem a ordem e o crescimento econômico com punhos autoritários e ditatórios. Assim como nos períodos de Vargas e JK, o crescimento industrial foi mantido por recursos estatais em infraestrutura básica e serviços primários, além de também permitirem e incentivarem a entrada de capital estrangeiro. Durante seu governo várias obras faraônicas foram feitas (usina de Itaipu e a ponte Rio-Niterói) com recursos vindos do exterior com taxas muito baixas        , mas que ainda sim contribuíram para a dívida externa do pais. Com a crise global do petróleo que era de suma importância para o Brasil, além de não conseguir mais empréstimos devido aos mercados globais também estarem em crise, o governo então se viu em uma situação em que não haviam mais investimentos externos e nem conseguia empréstimos, então sua forma de arrecadação foi a exportação, fazendo sua produção ser destinada ao exterior, com o slogan “Exportar é o que importa”.

  1. Substituição de importações, em economia, é um processo que leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição de suas importações. Quais os mecanismos geralmente usados para a sua efetivação?

        Substituição das importações são modelos de industrialização adotados por países de terceiro mundos com industrialização tardia, que visa abastecer o mercado doméstico, produzindo internamente os produtos. Para alcançar esse tipo de industrialização, é necessário um planejamento e um protagonismo governamental, pois a iniciativa privada não é incentivada a investir em infraestrutura básica como energia e transportes, isso cabe ao governo proporcionar aos investidores, bem como subsidiar e criar empresas estatais em indústria de base, como siderurgia, metalurgia e logística social, fazendo com que seja vantajoso e lucrativo investir no setor industrial, elevando e diversificando o nível industrial do pais, e também elevar tarifas aos produtor estrangeiro é outra maneira de garantir o consumo dos produtos internos fazendo com que a industrialização diminua consideravelmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com