TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE ENGENHARIA

Por:   •  22/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

FACULDADE DE ENGENHARIA

[pic 2]

Trabalho sobre o Artigo “Análise das estratégias de manufatura e seu alinhamento com as necessidades dos consumidores: um estudo de caso na indústria moveleira”

  1. Cite quais alternativas de competitividade as empresas precisam desenvolver para poderem se manter competitivas no mercado.

Primeiramente as empresas devem conhecer as necessidades dos consumidores, para assim, formularem suas estratégias de manufatura de forma que se promova um alinhamento entre estas e as necessidades dos mercados nos quais as empresas estejam inseridas. Entre algumas das alternativas para que as empresas se mantenham competitivas no mercado podem ser citadas: o custo (as empresas procuram produzir e ofertar os seus produtos de maneira mais barata que os concorrentes), a qualidade (as empresas procuram produzir e ofertar produtos melhores que os seus concorrentes), o desempenho nas entregas (relacionado aos prazos de entrega dos produtos que a empresa prometeu cumprir), flexibilidade (reflete na habilidade de mudança nos produtos frente ás tendências e circunstâncias do mercado) e focalização (a empresa busca focar suas habilidades em um determinado grupo de clientes específicos e assim proporcionar um melhor atendimento a esses consumidores).

  1. Explique com suas palavras o que é diferenciação por flexibilidade.

Diferenciação por flexibilidade é a capacidade de adaptação/habilidade que a empresa tem em mudar os serviços e/ou produtos da mesma, visando atender ou criar uma demanda diferenciada, em decorrência de novas tendências e mudanças das necessidades dos mercados nos quais estão inseridas. A estratégia que utiliza flexibilidade pode ser tanto no design do produto, quanto no volume desejado pelos clientes, ou até mesmo na variedade das ofertas dos produtos/serviços.

  1. Quais os fatores primordiais no estudo do caso identificado para um empresa se diferencias as demais?

Os fatores primordiais no estudo do caso identificado pelas empresas para que estas se diferenciarem das demais, foram, primeiramente a questão da estratégia pela diferenciação de seus produtos, ou seja, competir com os produtos em condições diferenciadas dos concorrentes. Também foi citado o fato da diminuição dos custos, o que se entende por, competir com custos inferiores aos que as demais empresas estão fazendo/ofertando.

  1. Comente sobre o grau de alinhamento entre as necessidades dos consumidores identificadas pelas empresas e suas prioridades de manufatura no estudo de caso apresentado. Fundamente a sua resposta.

Em primeiro momento ao analisar as necessidades dos consumidores com as prioridades de manufatura das empresas é possível notar que elas estão em sintonia, ao verificar certo alinhamento entre ambos. Principalmente nas questões de desempenho nas entregas (1ª prioridade para ambos), qualidade (2ª prioridade para os clientes e 1ª novamente para as empresas), flexibilidade (3ª prioridade para ambos) e custo (4ª prioridade novamente para ambos).

Porém, quando analisadas separadamente, certas empresas apresentam divergências quanto às prioridades dos clientes e como elas desenvolvem as suas estratégias de manufatura. Por exemplo, ao analisar as prioridades de custo e flexibilidade, nota-se menor preocupação por parte das empresas em relação a estes aspectos, já que o número de empresas que mencionou serem estas suas prioridades para seus clientes é maior do que o número de empresas que pratica estas prioridades em suas manufaturas.

Concluindo assim que, mesmo a maioria das empresas pesquisadas no Pólo Moveleiro de Linhares desenvolva suas estratégias de manufatura alinhadas às necessidades dos seus consumidores, uma grande parcela delas ainda não demonstra a preocupação e atenção  necessária a este alinhamento, formulando suas estratégias de manufatura em desacordo com as necessidades dos seus consumidores.

  1. Quando não é operacionalmente ou economicamente viável atender a todas essas necessidades o que se deve fazer?

Algumas empresas apesar de conhecerem as necessidades dos seus consumidores escolhem não as atendes por não ser operacionalmente ou economicamente viável. Alguns entrevistados disseram que preferem produzir os seus produtos de acordo com as suas possibilidades e características internas para obter um máximo rendimento em seus processos de manufatura, e não de acordo com as necessidades dos consumidores. Assim, o seu desempenho é julgado sob a ótica das operações internas, independentemente do grau de importância observado por seus consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com