TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CURITIBA CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA MECÂNICA

Por:   •  7/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CURITIBA

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA MECÂNICA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TPM – Total Productive Maintenance, Manutenção Produtiva Total

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CURITIBA  

2021  

 [pic 2]

 

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CURITIBA 

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA MECÂNICA

 

 

CLEBER SANTOS VIANA – 9° período Manhã

 

 

 Atividade - 1° Bimestre  

 

 

 

 

 

Atividade apresentada à disciplina de Introdução à Manutenção Mecânica e Química Industrial do curso de Engenharia Mecânica da FATEC/PR como exigência para obtenção de nota parcial do 1º bimestre. Professora: Daniela Wollmann

 

  

 

 

CURITIBA

Disciplina: Manutenção Mecânica e Química Industrial

Professora: Daniela Wollmann

Com base no artigo TPM E MANUTENÇÃO AUTÔNOMA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DA INDÚSTRIA METAL-MECÂNICA, responda as perguntas abaixo:

  1. No que consiste a manutenção produtiva total (TPM)?
  2. Explique com suas palavras os oito pilares da TPM.
  3. O que é manutenção autônoma e em que suas práticas são baseadas?
  4. Faça um breve resumo do estudo de caso apresentado no artigo:
  1. Em que tipo de empresa a metodologia foi implementada
  2. Quais os principais problemas que a empresa apresentava
  3. Como foi feita a implementação
  4. Quais os principais resultados obtidos com a metodologia implementada

Respostas

1. No que consiste a manutenção produtiva total (TPM)?

R.: É uma tecnologia gerencial que pode auxiliar as empresas na redução de ocorrência de falhas e quebras de máquinas, onde tem um dos mais importantes aspectos da TPM é a manutenção autônoma. Um modo de aumentar o desempenho da manutenção é formular e implementar uma estratégia baseada em manutenção produtiva total (TPM ou Total Productive Maintenance), essas atividades da TPM, se concentram em melhorias e na otimização do uso do ativo industrial, com custos de produção baixos, preços competitivos, e equipe de produção capacitada, motivada e focada em resultados.

2. Explique com suas palavras os oito pilares da TPM.

  • Melhorias individuais – quando todos começam ter a mesma visão, e compartilham juntos fazendo reuniões para melhorar, melhorar continuamente, que estejam dispostos a implementar novos métodos e sejam proativos a melhorar processos.
  • Manutenção autônoma – é segundo grande pilar da TPM, onde cada membro da equipe vira um agente de manutenção, ele tem autonomia para zelar pela sua máquina, e ao redor dela, podendo atuar de forma a ajudar a equipe em uma possível intervenção preventiva ou corretiva.
  • Manutenção planejada – manutenção preventiva ou corretiva programada, sendo bem planejada, é a melhor forma de evitar tempo de maquina parada ou inativa, paradas imprevistas. Isso faz com possamos manter os ativos em pleno funcionamento.
  • Gestão da qualidade – Produzir com zero defeito, onde sem dúvidas está associado com a qualidade do produto e satisfação do cliente. É importantíssimo que a gestão da qualidade, implemente processos internos para detectar falhas, e utilize de ferramentas de causa raiz.
  • Capacitação e treinamentos – oferecer treinamentos aos seus colaboradores, funcionários é imprescindível, pois não tem como aplicar melhorias em uma indústria se você não tem funcionários capacitados para operar as maquinas, equipamentos, onde corre o risco de acidente. É preciso que cada um tenha pelo menos o conhecimento básico, senão fica difícil de implementar as rotinas básicas que são mencionadas lá no começo, quando falamos de manutenção autônoma.
  • Controle dos equipamentos ou gestão dos equipamentos -  Precisa garantir que seus equipamentos estão aptos para uso, você por experiencia adquirida ao longo do tempo, tem que garantir o bom desempenho desses equipamentos, quando se faz necessário a troca por um novo, ou a manutenção desse equipamento, que também pode apresentar uma falha na medição de algum produto.
  • Higiene e Segurança, meio ambiente – como podemos evitar acidentes de trabalho, zero acidentes, zero poluição, zero fadiga, entre outros acidentes que possam levar a morte. Conscientizar sua equipe, tudo isso pode fazer com que uma boa gestão manutenção não só evita acidentes durante a jornada de trabalho como também pode contribuir para o bem estar de todos os colaboradores.
  • TPM em escritórios ou administrativos – Vejo na minha opinião, que eles são como uns dos pilares a dar como exemplo, pois a informação precisa chegar de forma consistente, sem ruídos, temos organogramas a serem seguidos, um planejamento que vem da alta direção, precisam de proatividade e melhoria continua nos processos que acabam vindo também por eles a serem implementados. São adotados por eles e não pode haver exceção nem da alta direção.

3. O que é manutenção autônoma e em que suas práticas são baseadas?

R.: A MA como o próprio nome diz, da autonomia aos seus operados, inspecionar, identificar, enfoca principalmente a eliminação das perdas geradas pela má utilização de equipamentos e recursos humanos, eliminando não-conformidades e desenvolvendo, por meio dos operadores, pequenas e contínuas melhorias locais, a MA visa à maximização da utilização de equipamentos e processos. Sua prática continuada pode desenvolver e fazer aflorar conhecimentos e reeducar operadores, exigindo postura pró-ativa, prevenção de problemas, e senso de melhoria contínua, o que garante o aumento da confiabilidade e da disponibilidade nos equipamentos sem novos investimentos em maquinaria, envolve os operadores nas atividades de manutenção, lubrificação, inspeções visuais e limpeza, tendo como base à prática continuada e sistemática do Método 5S.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com