TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE FACULDADE ANHANGUERA GUARULHOS

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.007 Palavras (9 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE

FACULDADE ANHANGUERA GUARULHOS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM IV

Aluno: Vitor Anderson de Farias Santos RA 2048497

RIO DE JANEIRO

2021

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE

FACULDADE ANHANGUERA GUARULHOS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM IV

Aluno: Vitor Anderson de Farias Santos RA 2048497

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM IV, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do 2° semestre em regime de dependência, no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade

ORIENTADOR: Antônio Palmeira de Araújo Neto

RIO DE JANEIRO

2021

RESUMO

Atualmente com a ascensão da tecnologia, as bibliotecas estão cada vez mais informatizadas, acompanhando as tecnologias. A Faculdade Anhanguera Guarulhos acompanha esse fluxo, é utilizado um sistema de base de dados, Pergamum, da qual todo o processo do departamento está integrado ao mesmo. Contanto, será efetuada uma análise com levantamento de informações para verificação de como é o ambiente organizacional da empresa. Para que consigamos obter resultados de qualidade, há algumas ferramentas da qualidade, que nos ajudam a manter a melhoria contínua.

Palavras chaves: Relações Interpessoais, Qualidade, Gestão de Processos

ABSTRACT

Currently with the rise of technology, libraries are increasingly computerized, keeping up with the technologies. Faculdade Anhanguera Guarulhos follows this flow, using a database system, Pergamum, from which the entire department's process is integrated into it. However, an analysis will be carried out with information gathering to verify how the company's organizational environment is. In order for us to obtain quality results, there are some quality tools that help us to maintain continuous improvement.

Keywords: Interpersonal Relations, Quality, Process Management

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. FERRAMENTAS DA QUALIDADE - CONTROLE E MELHORIA

3. GESTÃO DE PROCESSOS

4. DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

5. CONCLUSÃO

6. REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO

Na análise a ser efetuada, terá como relevância o levantamento de dados, e processos que são executados na Faculdade Anhanguera Guarulhos, mais especificamente em sua Biblioteca, com o intuito de verificar como é aplicado a Gestão da Qualidade, com base nas matérias do atual bimestre. E assim, verificando como são aplicadas as dinâmicas interpessoais no ambiente, e a gestão dos seus processos. Assim como o estudo de um experimento utilizando algumas das ferramentas de qualidade, como o Diagrama de Pareto e Gráfico de Histograma.

2. FERRAMENTAS DA QUALIDADE - CONTROLE E MELHORIA

Ao efetuar uma análise com 50 amostras de achocolatados, chegamos ao resultado das amostras, conforme figura da tabela abaixo:

Ao passar as informações para o gráfico de histograma, é possível perceber que algumas amostras não conformes, ultrapassam o limite do aceitável, sendo dez embalagens que estão com 10g de achocolatado a menos, e 10g a mais, ou seja, vinte embalagens não conformes, conforme gráfico abaixo.

Para manter a qualidade tem que manter a quantidade de achocolatado das embalagens dentro do limite, para colaborar com a análise, abaixo o Diagrama de Pareto irá fazer com que o entendimento seja melhor, conforme segue:

É nítido que para esse tipo de aplicação atingir sua qualidade é de extrema importância que seja efetuada uma análise através de um Diagrama de Pareto, conforme Oliveira (2014) destaca que o Diagrama de Pareto é também uma ferramenta estatística e gráfica. Ele permite a identificação e organização dos dados de acordo com algum aspecto mais interessante para análise, como a hierarquização decrescente da frequência, ou seja, dos acontecimentos mais frequentes aos menos frequentes.

Com isso podemos perceber que as embalagens não conformes correspondem a uma porcentagem inferior à das que estão dentro da normalidade, não que seja o adequado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com