TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Técnico de Pesquisa da disciplina Gestão e Inovação da Tecnologia do curso de Engenharia de Produção

Por:   •  26/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.478 Palavras (18 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 18

FRANQUIAS - CCAA


        

FRAQUIAS - CCAA

Relatório Técnico de Pesquisa da disciplina Gestão e Inovação da Tecnologia do curso de Engenharia de Produção

Coronel Fabriciano

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVOS        4

3.        DESCRIÇÃO        5

3.1 CCAA        5

3.2 MERCADO        5

4.        ANALISES DETALHADAS        6

4.1 ANÁLISE DE VIABILIDADE        6

4.2 SISTEMA OPERACIONAL DA REDE        7

4.3 LOGÍSTICA DE DISTIBUIÇÃO        7

4.4 UNIDADES PRÓPRIAS E UNIDADES FRANQUEADAS        7

4.5 ESTRUTURA INTERNA PARA GESTÃO DA REDE        8

4.6 GESTÃO DE PESSOAS        8

4.7 PLANO DE MARKETING        8

4.8 POSICIONAMENTO DA MARCA        9

4.9 EXPERIÊNCIA DO FRANQUEADOR E O SUPORTE OFERECIDO        9

4.10 PONTO DE VISTA DE FRANQUEADOS ATUAIS E DE EX-FRANQUEADOS        10

4.11 SAÚDE FINANCEIRA DA FRANQUIA E O CUMPRIMENTO ÀS LEIS        10

4.12. INVESTIMENTO A SER REALIZADO        10

5.        10

6. CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

        Franquia é o segmento de mercado que se caracteriza pela expansão de filiais, em modelo de clonagem. Apresenta características de padronização, por isso o franqueado não precisa conhecer a fundo o ramo de negócio.

Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.( http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8955.htm)

        O sistema de franquias é um dos melhores e mais eficiente método para proporcionar ao empreendedor poderosas ferramentas de gestão, além do franqueado dono de seu negócio, seja visto e respeitado como possuidores de seu grande negócio.

        O franqueador deve se preocupar com a análise de mercado, público alvo, aceitação do produto/serviço, entre outros. O franqueado deve passar por uma seleção por parte do franqueador.

        


  1. OBJETIVOS

• Realizar um estudo de caso sobre uma franquia, observando os critérios fundamentais que devem ser avalizados, antes de adquirir a franquia.

• Realizar também uma análise dos conhecimentos e tecnologias que podem ser adquiridos em uma rede de franquia.


  1. DESCRIÇÃO

3.1 CCAA

        

        Com mais de 50 anos de experiência no segmento de ensino de idiomas, o CCAA tem mérito de excelência no ensino de idiomas. Fundada por Waldir Lima em 1961 no estado do Rio de Janeiro, o CCAA é pioneiro em usar TV e videocassete como recursos integrados à sua metodologia, com método audiovisual exclusivo.

        Obedecendo a um critério rigoroso na metodologia, nas pesquisas e no desenvolvimento e produção dos materiais didáticos é criada a Waldir Lima Editora para produção e aperfeiçoamento dos novos materiais didáticos objetivos permanentes para alunos do CCAA. Em busca de melhorias e inovação na metodologia de ensino e na internacionalização da franquia, em 1991, é criado nos Estados Unidos o CCLS (Cultural Center for Language Studies), que atua como escola de idiomas e centro de desenvolvimento de pesquisas. O CCAA veem estes investimentos como pontos chaves para tornar o aprendizado de idiomas muito mais fácil, lúdico e oferecendo o melhor padrão de qualidade.

        Por meio de um exclusivo sistema de ensino, atualmente centenas de empresas, instituições de ensino superior e escolas de educação formal, desde a educação infantil até o ensino médio, fazem uso do método de ensino do CCAA, com materiais especialmente elaborados pela editora Waldir Lima. Com isso, a franquia conta hoje com cerca de 800 unidades espalhadas pelo Brasil, com mais de 210 mil alunos em todo o mundo.

        O CCAA preza como compromisso contribuir para o fortalecimento intelectual e emocional dos alunos, tornando extremamente simples a comunicação deles com pessoas de todas as partes do mundo, através do ensino efetivo de idiomas por método próprio, original e inovador, capaz de fazer do aprendizado uma experiência única e prazerosa.

3.2 MERCADO

        O segmento Educação e Treinamento, formado também por franquias de ensino de línguas estrangeiras, foi um dos que mais se destacou em 2015 apresentando crescimento de 10 a 15% nos últimos três anos, de acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising, sendo contrario a esse período em que só se falou em crise.

         Esse mercado é formado por redes de escolas privadas através do sistema de franquias. O curso mais popular no Brasil é o de inglês, seguido do espanhol. O segmento de ensino de idiomas tem seu crescimento impulsionado principalmente pelo interesse da classe média em aprender uma segunda língua, pelo aumento da renda familiar e pela crescente demanda do mercado de trabalho por profissionais com nível de proficiência em inglês. Este último pode ser observado através dos eventos mundialmente conhecidos, Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas no Rio de Janeiro 2016, que detêm sede no Brasil. “Como o país tem sido o palco para muitos eventos conhecidos pelo mundo todo, o Brasil acabou sendo um dos principais destinos para os turistas, fazendo com que as empresas buscassem cada vez mais profissionais com inglês fluente”, diz o CEO da rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (181.3 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com