TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE NORTE CAPIXABA DE SÃO MATEUS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

Por:   •  12/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE NORTE CAPIXABA DE SÃO MATEUS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

 

 

 

 

LABORATÓRIO DE QUIMICA

AULA PRÁTICA 02: TESTE DE CHAMA

ALEX ORTOLANE

GUILHERME DA SILVA CADORINI

  GUILHERME SANTOS BOROTO

   MARCOS VINICIUS DOS SANTOS CABRAL

 

 

SÃO MATEUS-ES 

2022

 

LABORATÓRIO DE QUIMICA

AULA PRÁTICA 02: TESTE DE CHAMA

 

ALEX ORTOLANE

GUILHERME DA SILVA CADORINI

  GUILHERME SANTOS BOROTO

   MARCOS VINICIOS DOS SANTOS CABRAL

 

Trabalho avaliativo do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica apresentado à Faculdade Norte Capixaba de São Mateus, como requisito parcial para obtenção da avaliação semestral.          
 

 

 

SÃO MATEUS – ES

2022

INTRODUÇÃO  

Todas as substancias são formadas a partir de pequenas partículas que são chamadas de átomos. A palavra átomo significa indivisível, porém os átomos são formados a partir de partículas menores denominadas como: prótons, nêutrons e elétrons.

Na tentativa de tentar explicar e criar definições mais aprofundadas sobre o átomo, alguns cientistas definiram, o que para eles, seria o modelo mais fiel de um átomo.

Para John Dalton, o átomo era uma bolinha maciça indivisível e para ele a matéria era formada por partículas que não podiam ser divididas.

Thompson definiu o átomo como sendo uma esfera de carga elétrica positiva não maciça e que nela se encontram cargas negativas estaticamente distribuídas de forma que sua carga elétrica total seria nula, o seu modelo ficou conhecido como o “pudim de passas”.

Já Rutherford, conseguiu demonstrar através de seus experimentos que um átomo possuía um núcleo e que essa região era vazia. Rutherford enunciou que os elétrons eram dotados de cargas negativas enquanto que em seu núcleo haviam cargas positivas.

A teoria de Bohr contribuiu de forma bem significativa para a compreensão da estrutura atômica.de acordo com ele > modelo de Rutherford tinha alguns problemas sérios, um átomo contendo um núcleo pequeno positivamente carregado deveria ser instável se os elétrons estivessem parados nada os impediria de serem atraídos para o núcleo.

A primeira conquista de Bohr foi explicar os espectros que eram emitidos pelos átomos, essa emissão de luzes era provocada por uma descarga elétrica através do hidrogênio, sendo assim alguns desses átomos são capazes de armazenar essa energia e emitir luz na região do visível, ultravioleta ou infravermelho.

Alguns postulados ajudaram Bohr a expressar sua teoria: No  

Átomo só é permitido ao elétron estar em certos estados estacionários, sendo que cada um deles possui uma energia fixa e definida quando um átomo estiver em um desses estados ele não pode emitir luz.  Mas quando há um estado de alta energia para um de menor, há a emissão de um quantum de radiação.

O teste de chama é um teste capaz de detectar a presença de alguns cátions em amostras de compostos, baseando-se no espectro de emissão característico de cada elemento.

Se determinado elemento for submetido a uma fonte de energia em forma de calor, parte dos elétrons de sua ultima camada receberá essa energia e avançará a um nível mais elevado de energia. Alcançando, dessa forma, um estado denominado de excitado e ao retornar ao seu estado anterior ele irá liberar energia em forma de radiação.

Cada elemento possuí uma característica de comprimento de onda definido, sendo assim é possível identificar certo elemento quando estes forem expostos a uma fonte de calor através da sua radiação (SILVA; et al, 2013).

OBJETIVOS

O objetivo geral é poder observar o efeito luminoso de coloração especifica que cada elemento químico possui ao ser exposto há uma fonte de calor.

MATERIAIS E REAGENTES

Os 7 reagentes utilizados nesse experimento foram:

Cloreto de estrôncio (SiCl2.6H2O);

Cloreto de sódio cristal (NaCl);

Cloreto de cálcio (CaCl2.2H2O);

Cloreto de potássio (KCl);

Cloreto de lítio (LiCl);

Cloreto de bário (SaCl2.2H2O);

Sulfato de cobre (CuSO4.5H2O);

Os materiais utilizados:

Béquer (50 ml);

Pinça;

Bico de Bunsen;

Písseta;

PROCEDIMENTO EXPERÍMENTAL

  • Inicialmente deve-se inserir uma quantidade suficiente dos reagentes em béqueres separados e identificados de acordo com o seu tipo, todos reagentes em estado sólido;
  • Preparar o bico de bunsen, deixando a chama acesa de forma que se possa obter um melhor aproveitamento na visualização dos efeitos radioativos;
  • Com o auxílio de uma pinça e com bastante cuidado pegar uma pequena quantidade do reagente desejado e aproximar da chama;
  • Identificar a coloração obtida;
  • Lembrar de realizar uma limpeza adequada da pinça quando for mudar o tipo do reagente, afim de se obter resultados mais confiáveis;

DISCUSSÃO E RESULTADOS

Tabela 1: Colorações obtidas no ensaio.

Reagentes

Cor da chama (obtida)

Cor da chama (desejada)

Cloreto de estrôncio

Vermelho amarelado

Vermelho

Cloreto de sódio cristal

Laranja Amarelado

Laranja

Cloreto de cálcio

Vermelho alaranjado

Vermelho alaranjado

Cloreto de potássio

Vermelho escuro

violeta-pálido

Cloreto de lítio

Vermelho

Vermelho

Cloreto de bário

Verde

Verde

Sulfato de cobre

Verde

Verde

 

Abaixo pode-se observar o mesmo resultado exposto na tabela através de imagens capturadas na realização da aula prática:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com