TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva, Apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica, da Faculdade Anhanguera.

Por:   •  4/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 7

CARLOS HENRIQUE LONGO

ATIVIDADE DISCURSIVA

FACULDADE ANHANGUERA

SÃO PAULO

2018

CARLOS HENRIQUE LONGO

ATIVIDADE DISCURSIVA

Atividade Discursiva, apresentado ao curso de Engenharia Elétrica, da Faculdade Anhanguera.

Orientador:

SÃO PAULO

2018

CARLOS HENRIQUE LONGO

ATIVIDADE DISCURSIVA

Atividade Discursiva, apresentado ao curso de Engenharia Elétrica, da Faculdade Anhanguera.

Orientador:

Aprovação em:

                                                

Orientador:

RESUMO

A cidade de São Paulo retrata o maior multiculturalismo do país por suas características desde sua origem, com desafios gigantes e um legado multicultural, construído com a participação de imigrantes dos cinco continentes que deram à metrópole de quase 20 milhões de habitantes sua própria identidade.

PALAVRAS CHAVE: São Paulo, multiculturalismo, continentes, habitantes.

ABSTRACT


The city of São Paulo portrays the country's greatest multiculturalism because of its characteristics since its origin, with giant challenges and a multicultural legacy, built with the participation of immigrants from the five continents that gave the metropolis of almost 20 million inhabitants its own identity.

KEY WORDS: São Paulo, multiculturalism, continents, inhabitants.

SUMÁRIO

Sumário

1        INTRODUÇÃO        7

2        ASPECTOS LEGAIS DAS GARANTIAS FUNDAMENTAIS E INTERNACIONAIS        8

3        SÃO PAULO, A MAIOR CIDADE JAPONESA FORA DO JAPÃO        9

4        SÃO PAULO, A TERCEIRA MAIOR CIDADE ITALIANA DO MUNDO        10

5        SÃO PAULO, A MAIOR CIDADE LIBANESA FORA DO LÍBANO        11

6        SÃO PAULO, A MAIOR CIDADE PORTUGUESA FORA DE PORTUGAL        12

7        SÃO PAULO, A MAIOR CIDADE ESPANHOLA FORA DA ESPANHA        13

8        CONCLUSÃO        14

  1. INTRODUÇÃO

A cidade de São Paulo é verdadeiramente uma “cidade de todos” em toda a extensão da palavra. Não há como defini-la como portuguesa pela língua ou italiana pela origem da maior parte de sua população.

A cidade de São Paulo é uma cidade gigante, onde os problemas também são gigantes. Além das questões de saúde e educação que existem em todo o país, a cidade de São Paulo tem sua grande capacidade de acolher a todos sem distinção.

  1. ASPECTOS LEGAIS DAS GARANTIAS FUNDAMENTAIS E INTERNACIONAIS

Não se baseia apenas na igualdade, portanto, um princípio jurídico meramente formal, que não finalize conteúdos específicos e apenas determine equiparação ou distinção conforme a situação de igualdade ou diferença. Não basta apenas dizer que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” – como faz a Constituição Brasileira, no art. 5º, caput, ecoando a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, 1789, da Revolução Francesa: “Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos.” (art. 1º). Esses dizeres são fundamentais, mas é preciso dizer mais: que a igualdade radica na dignidade das pessoas (nesse sentido, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948, da Organização das Nações Unidas – ONU, art. 1º: “Todos os serem humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.”; a Constituição portuguesa, 1976, art. 13 inciso 1: “Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.”), que o objetivo é “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”, bem como “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” (Constituição brasileira, art. 3º, III e IV); que “a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais” e “a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei” (Constituição, art. 5º, XLI e XLII)4; que “à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família” é garantido “um salário mínimo de benefício mensal” (Constituição, art. 203, V).

  1.  SÃO PAULO, A MAIOR CIDADE JAPONESA FORA DO JAPÃO

Os paulistanos conhecem bem o bairro da Liberdade, onde lá existe a maior concentração de orientais da cidade.

Segundo informa São Paulo Convention & Visitors Bureau, o bairro da Liberdade, localizado parte no distrito da Liberdade e parte no distrito da Sé, na cidade de São Paulo, é conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa na capital que, por sua vez, abriga a maior colônia japonesa do mundo fora do Japão.

Segundo a SPTuris, sua divulgação ajuda a promover o turismo na cidade existe uma lista das maiores comunidades existentes na cidade de São Paulo, onde em 2015, o Japão figura entre os cinco maiores com 33.288 pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com