TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO EQUIPAMENTO IDEAL 

Por:   •  4/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.279 Palavras (10 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

RESUMO        3

1. INTRODUÇÃO        4

2. TÉCNICAS DE COMPACTAÇÃO:        5

2.1 Amassamento        5

2.2 Pressão Estática        5

2.3 Vibração        5

2.4 Impacto        6

3. FATORES QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO EQUIPAMENTO IDEAL        7

3.1 Umidade do solo        7

3.2 Energia de compactação        7

3.3 Espessura da camada        7

3.4 Homogeneização        8

3.5 Velocidade de rolagem        8

3.6 Amplitude e frequência das vibrações        8

4. INFLUENCIA DO SOLO NA ESCOLHA DO EQUIPAMENTO        10

4.1 Solos Coesivos        10

4.2 Solos Granulares        10

4.3 Solos misturados        10

5. EQUIPAMENTOS        11

5.1 Rolos compressores        11

5.1.1 Liso        11

5.1.2 Pneumáticos        11

5.1.3 Pé-de-carneiro        12

5.1.4 Rolos vibratórios        13

5.1.5 Combinados        14

5.1.6 De grade        14

5.2 Compactador de placa        15

5.3 Compactadores de impacto/vibratórios        16

5.4 Compactadores de queda livre de grandes pesos        17

5.5 Vibroflotação        18

6. CONCLUSÃO        19

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        20


RESUMO

A compactação é uma fase importante na construção civil, onde se prepara o solo e o torna em material construtivo de grande resistência, através da coesão de suas partículas. A umidade tem influência muito grande nesse processo, tanto na escolha do melhor método, quando na definição do equipamento.

Os principais equipamentos utilizados são os rolos compressores, os compactadores de impacto ou vibratório, os pesos de queda livre e o método de vibroflotação. A escolha desses equipamentos depende de fatores como a umidade do solo, a energia de compactação, a espessura da camada, a homogeneização, a velocidade de rolagem e a amplitude e frequência das vibrações.

Após espalhar a camada de solo e compacta-lo, a superfície está preparada para a construção de aterros, barragens, pavimentação, fundações entre outros.

No presente trabalho serão abordados os principais equipamentos utilizados para a compactação dos solos, e seu emprego.


1. INTRODUÇÃO

Para a construção de aterros, camadas construtivas de pavimentos, barragens de terra, preenchimento entre maciços e arrimos, reenchimento de cavas de fundações e de tubulações enterradas, é necessário preparar o solo.  Essa preparação se dá através da compactação.

A compactação de solos é uma técnica muito importante na engenharia civil, pois visa melhorar e estabilizar as propriedades mecânicas dos solos, através de esforços mecânicos externos, gerados pelos equipamentos de compactação, e aumentando a densidade desse solo.

Ao aumentar o peso específico do solo há consequentemente um aumento de sua resistência a rupturas, diminuição da permeabilidade e da variação volumétrica quando úmido e seco.

Em 1933 o engenheiro Ralph Proctor, publicou uma série de artigos, sobre a compactação de solos em que descrevia que “a densidade que um solo atinge quando compactado, sob uma determinada energia de compactação, depende da umidade do solo no momento da compactação”. Proctor foi primeiro engenheiro a fazer publicações sobre os Princípios da Mecânica dos Solos.

A umidade e o tipo de solo interferem também na técnica de compactação assim como na escolha do equipamento ideal para sua realização.


2. TÉCNICAS DE COMPACTAÇÃO:

Em campo as técnicas de compactação empregadas podem ser através de amassamento, pressão estática, vibração, impacto, ou uma combinação de mais de um tipo, de acordo com esforço mecânico necessário.

2.1 Amassamento 

No amassamento há aplicação de forças horizontais e verticais de maneira simultânea, gerando uma resultante, geradas a partir do equipamento utilizado, como por exemplo, rolos pneumáticos com rodas oscilantes, onde se faz presente a conjugação dos esforços. Essa resultante provoca uma compactação mais rápida através de um número menor de passadas. Em solos coesivos apenas o amassamento é capaz de produzir os esforços internos.

2.2 Pressão Estática 

Nesse tipo de técnica, o equipamento gera uma força vertical, através de seu peso. A pressão de contato gerada é responsável pelo adensamento. Essas pressões aumentam no decorrer do processo. Inicialmente obtém-se uma deformação mais plástica e depois deformações elásticas são predominantes. A compressão permite uma melhor organização das partículas do solo, diminuindo o volume de vazios.

2.3 Vibração 

Aplicação de forças verticais, com frequência de repetição acima de 500 golpes por minuto. Alia força e aceleração produzidas pelo rolo, que geram ondas de pressão que movimentam as partículas e reduzem o atrito entre elas.


2.4 Impacto

 Empregado em áreas pequenas e de difícil acesso para os rolos, essa técnica gera ondas de pressão de grande profundidade, a partir da queda do aparelho de uma determinada altura. Pode ser manuseado pelo próprio operário quando mais leves, como os sapos mecânicos ou através de guindastes quando o peso chega a 40t. Possui ação semelhante às de vibração, porém com repetições de até 500 golpes por minuto.


3. FATORES QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO EQUIPAMENTO IDEAL

 3.1 Umidade do solo

Já sabemos que a umidade do solo interfere diretamente no processo de compactação do solo, pois para se atingir a densidade máxima do solo é preciso obter o teor ótimo de umidade do solo. Em seu estado natural o solo pode não apresentar esse teor ótimo de umidade, fazendo-se necessário corrigir esse teor. Há duas maneiras de correção, a irrigação em caso do solo muito seco e a aeração no caso de solo muito úmidos. Essas operações devem ser repetidas até que se alcance o teor ótimo de umidade, o que ocasiona o retardamento da compactação, a redução no rendimento e o aumento nos custos da obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (552.6 Kb)   docx (366.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com