TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FENÔMENOS DOS TRANSPORTES PROBLEMA 5 - PBL

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

FENÔMENOS DOS TRANSPORTES PROBLEMA 5 - PBL

[pic 1]PROBLEMA

Depois da dificuldade toda de se calcular as vazões na linha de irrigação por gotejamento do cultivo de melancia do Sr José ele resolveu mudar o sistema. Ele viu em um programa de televisão uma nova tecnologia que utiliza um aspersor que lança água em um raio de 180° e achou muito bonito. Então ele entrou no site do fabricante e comprou alguns destes aspersores. Pra que nós entendêssemos melhor ele desenhou um esquema do aspersor com alguns dados que vieram do fabricante e ele nos pediu que calculássemos qual a velocidade da água ao sair do aspersor, para ver se a erosão será muito grande e qual a força que o aspersor está sujeito em relação à horizontal (eixo y) para que ele insira um suporte para segurá-lo.

[pic 2]

Atividades delegadas

  1. Todos os integrantes devem realizar a pesquisa para se inteirar sobre o assunto do problema a ser tratado e solucionado. Responsáveis pela execução das contas e solução do problema.

Planejamento das atividades Planejamento das atividades

  1. A primeira reunião extraclasse teve o intuito de servir para esclarecimento de algumas dúvidas e tentativas de solucionar o problema sugerido em sala. Serviu para juntar as informações pesquisadas pelos membros e tentar resolver o problema. Pesquisamos exercícios e o assunto no livro Mecânico dos Fluídos, Fox.

  1. A segunda reunião extraclasse teve o intuito de os membros revisarem o que já haviam pensado e feito, e tentar tirar as dúvidas que surgiram na primeira reunião com base nos exercícios do livro. Como surgiram muitas dúvidas, a reunião não teve grandes rendimentos.
  1. A terceira reunião extraclasse serviu para a tentativa de solução do problema, ainda com muitas dúvidas e para fazer o relatório.

Agendamento das reuniões extraclasse

- 1 Reunião extraclasse

Local: Rua abacateiros, número 499, Jd Celeste.

Dia: 15/02/2016

07:30 às 9:10

- 2 Reunião extraclasse

Local: Rua abacateiros, número 499, Jd Celeste.

Dia: 17/02/2016

09:30 às 11:30

- 3 Reunião extraclasse

Local: Rua Barus 100, Centro.

Dia: 19/02/2016

14:00 às 16:30

 

Conceitos:

  1. O que já sabíamos:

  1. Conservação de Massa: Pela matéria ser de identidade fixa, ele constitui a mesma quantidade de matéria em todos os instantes, por isso a lei da conservação da massa do sistema, onde a somatório de massa em função do tempo, deverá ser igual a zero.

[pic 3]

  1. Conceito e formula de Vazão.

[pic 4]

  1. Conversão de Unidades.

Conceitos que não sabíamos:

  1. Lei da quantidade de movimento.

1) É uma equação descrita aplicando-se a segunda lei de Newton a uma partícula. Deduzindo uma equação diferencial da equação da quantidade de movimento a uma partícula fluida de massa DM.

2) Sistema de Coordenada Cilíndrica, onde é usado os vetores unitários das direções, onde a massa específica fica no centro, o do volume de controle é assumida como ƿ, e a velocidade é considerada para cada vetor das direções.

Resolução do problema  

  1. Para encontrar a velocidade (V), tendo a vazão (Q) de 100 L/s, temos que:

[pic 5][pic 6]

  1. Considerando a área (A), o caminho que a água percorre, desde sua entrada até sua saída, ou seja, a superfície de controle do sistema. Considerando como um semicilindro.

Assim temos:

[pic 7][pic 8]

  Resolvendo:

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

  1.  Para encontrarmos a força (F), faremos 2 considerações, dividirmos a nossa superfície de controle (SC) em duas seções, a (1) o bocal por onde a água entra, e a (2) por onde a água sai.

Na seção (2),  , pois estamos considerando que o fluxo sai da superfície de controle.[pic 12]

Então,  

 [pic 13][pic 14]

[pic 15]

Assim:

  [pic 16][pic 17]

A força precisa ser decomposta, e por ser um semicírculo, a variação de ângulo é de  .[pic 18]

[pic 19][pic 20][pic 21][pic 22]

[pic 23]

[pic 24]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (293.6 Kb)   docx (110.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com