TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA ECONÔMICA

Por:   •  27/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.843 Palavras (12 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC

CENTRO DE EDUCAÇÃO DO PLANALTO NORTE – CEPLAN

PROFESSOR GILSON KOLENEZ

IGOR HENRIQUE BUDNIK

WELLINGTON FELIPE DE ANDRADE

FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA ECONÔMICA -

São Bento do Sul, 02 de dezembro de 2015

2015

IGOR HENRIQUE BUDNIK

WELLINGTON FELIPE DE ANDRADE

FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA ECONÔMICA

Projeto da sexta fase do curso de

Bacharelado em Engenharia de Produção, UDESC,

Realizado sob a orientação e

Colaboração do professor Gilson Kolenez.

SÃO BENTO DO SUL

2015

AGRADECIMENTOS

  • Agradecemos ao professor Gilson Kolenez, de Sistemas Produtivos, pela atenção e orientação que nos proporcionou durante as aulas e a realização do trabalho.

RESUMO

        Foram coletados dados referentes ao balanço patrimonial de duas empresas, GERDAU e EUCATEX. Feito as análises horizontais e verticais, foi calculado os valores de liquidez, tais quais a liquidez corrente, seca, imediata e geral. Calculados também os índices de endividamento, rentabilidades do ativo e rentabilidade do patrimônio líquido.

        Contem neste conteúdo também, todos os dados cadastrais das empresas pesquisadas, ou seja, suas informações básicas.

        O balanço patrimonial é a principal demonstração contábil. Reflete a Posição Financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano de um período prefixado. É como se tirássemos uma foto da empresa e víssemos de uma só vez todos os bens, valores a receber e valores a pagar em determinada data.

        

ABSTRACT

We collected data on the balance sheets of both companies, GERDAU and EUCATEX . Made the horizontal and vertical analysis, we calculated the liquidity values ​​such that the current liquidity drought, immediate and general. Also calculated the debt ratios, asset profitability and return n equity.

Contains this content too, all the registration data of the companies surveyed, your basic information.

The balance sheet is the main financial statement. It reflects the financial position at some point, usually at the end of the year of a specified period. It is as if we took a picture of the company and saw at once all assets, receivables and payables in certain date.

        

SUMÁRIO

  1. Introdução..................................................................................................................7
  2. Dados cadastrais (GERDAU)....................................................................................8
  3. Balanço patrimonial................................................................................................10
  4. Analise da empresa GERDAU................................................................................11

4.1. Capacidade de pagamento................................................................................16

4.2. Endividamento.................................................................................................17

  1. Dados cadastrais (EUCATEX)................................................................................18
  2. Análise da empresa EUCATEX..............................................................................21

6.1. Capacidade de pagamento................................................................................26

6.2.Endividamento..................................................................................................26

  1. Conclusão ...............................................................................................................29

  1. INTRODUÇÃO

Uma das principais atividades realizadas dentro da Gestão Patrimonial com certeza é o fechamento do Balanço Patrimonial. A principal função do balanço patrimonial é fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa em um certo período (geralmente o balanço é feito sobre o período de 1 ano).

 O balanço patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa e deve ser produzido de maneira precisa e rigorosa, afim de auxiliar um Controle do Patrimônio eficiente.

O termo "Balanço" origina-se do equilíbrio Ativo = Passivo + PL; Aplicações = Origens; Bens + Direitos = Obrigações. Parte da ideia de uma balança de dois pratos, onde sempre há a igualdade de um lado com o outro (se não estiver em igualdade, significa que há erros na contabilidade da entidade).

O BP demonstra, de maneira organizada, quais são (aspecto qualitativo) e quanto valem (aspecto quantitativo) os bens, direitos e obrigações.

Em resumo, o Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade.

  1. DADOS CADASTRAIS (INFORMACOES BÁSICAS)

GERDAU

        A trajetória começou em 1901 com uma fábrica de pregos em Porto Alegre, Brasil. Hoje, se tem centenas de operações em 14 países ao redor do mundo e nossos produtos estão presentes no dia-a-dia de milhões de pessoas. Anualmente, recicla milhões de toneladas de sucata e transformamos em aço de qualidade, que atende à construção civil, indústria, agropecuária e setor automotivo.

O grupo Gerdau acredita na força da transformação do nosso aço. Acredita em uma força que pode transformar projetos em realidade e impulsionar o desenvolvimento da sociedade em um lugar ainda melhor para se viver.

Busca desempenhar esse papel transformador na vida das pessoas desde o início da nossa história. Como resultado desse objetivo diário, são líderes no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais e a maior fornecedora para a indústria automobilística no mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. ​

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (406.8 Kb)   docx (138.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com