TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade de Engenharia Mecânica

Por:   •  10/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  7 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA[pic 1]

UNISANTA

Faculdade de Engenharia Mecânica

DISCIPLINA:

Laboratório de Usinagem dos Metais

Revisão 4/2017

Labo de Mecânica 3

Relatório 5: Máquina CNC – Fresadora

Página 1

  1. INTRODUÇÃO:

As máquinas CNC (Comando Numérico por Computador) surgiram na década de 50 para atender requisitos de produção, redução de desgaste físico de operadores e melhorar a qualidade final do produto.

O princípio do Comando Numérico esta na programação de máquina operatriz utilizando linguagem própria que é compilada e transformada em movimentos da ferramenta e/ou da peça.

A usinagem com tecnologia CNC pode ser dividida nas seguintes etapas:

- Recebimento do desenho: observar todos os detalhes da peça antes de seguir para a próxima etapa.

        

- Desenho em CAD: facilita a obtenção das coordenadas referentes as dimensões das peças, deve ser definida a posição zero da peça em coincidência com as coordenadas X=0, Y=0 e Z=0.

- Planejamento do processo: esta é etapa mais importante do processo devem ser escolhidos os parâmetros da usinagem, forma de fixação da peça, sequência de usinagem, ferramentas e demais especificações da usinagem (velocidade de corte, velocidade de avanço, rotação da ferramenta, profundidade de corte, número de passes, etc.).

- Levantamento das coordenadas: utilizando o desenho CAD devem ser identificadas as coordenadas dos pontos principais da peça que serão utilizadas na programação, verificar nesta etapa todas as interferências do processo com os demais componentes e as necessidades de saída de ferramenta.

- Programação: após a definição das coordenadas da peça e definindo a sequência das operações de usinagem pode-se escrever o programa. A programação da máquina CNC segue princípios semelhantes das demais formas de programação.

- Simulação gráfica: este recurso permite que a execução da peça seja feita de forma simulada através do próprio computador, nesta etapa é possível eliminar os erros de digitação e programação e evitar prejuízos durante a execução da peça.

- Montagens: corresponde a primeira etapa de ajuste da máquina, o posicionamento da peça deve ser feito com bastante cuidado para garantir o perfeito paralelismo com os demais componentes do equipamento. A fixação da ferramenta deve ser feita de forma a garantir a rigidez adequada e evitar vibrações durante a usinagem. Os demais componentes do equipamento também devem ser ajustados corretamente nesta etapa, como por exemplo, os bicos de refrigeração.

- Setup de fixação e ferramentas: neste momento é feito o posicionamento real da ferramenta em relação à peça, sendo informado para a máquina o posicionamento zero que foi considerado na programação. As máquinas permitem neste momento uma simulação gráfica com os dados reais de posicionamento relativo da ferramenta com a peça.

- Execução passo a passo: normalmente na usinagem de grandes lotes, a primeira peça desenvolvida serve como piloto para corrigir falhas imprevistas, que não puderam ser detectadas durante as simulações. Para facilitar a identificação dos problemas devemos executar o processo no modo passo a passo.

- Execução do lote: após correção de todas as falhas e obtenção da peça perfeita o processo é liberado para a produção em série, que constitui o grande benefício do processo CNC.

  1. PROGRAMAÇÃO:

A programação básica da máquina utiliza o sistema de coordenadas cartesianas:

O movimento da ponta da ferramenta é executado em relação à origem preestabelecida (X0, Y0, Z0). A origem pode ser establecida de duas maneiras diferentes:[pic 2]

  • Sistema de Coordenadas Absolutas: Os movimentos são definidos a partir de uma origem estabelecida pelo programa.
  • Sistema de Coordenadas Incrementais: A origem acompanha o ponto de posicionamento atual da ferramenta.

Tipos de funções programação:

  • Funções preparatórias
  • Funções de posicionamento
  • Funções auxiliares ou complementares

As funções podem ter duas características diferenciadas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (243.6 Kb)   docx (61.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com