TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia BSD

Monografias: Familia BSD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

Os BSDs são sistemas operacionais completos que incluem não apenas o kernel como os programas, drivers. Os BSD`s são desenvolvidos como um todo, integrado.

Os BSD`s são sistemas completos kernel e sistema base:

• Kernel: Fornece uma maneira de acessar os dispositivos do sistema

Sistema base: Conjunto de ferramentas para o mínimo funcionamento do sistema (bin-utils, gcc, vi, bin, sendmail, ...)

Outra importante caracterítica dos sistemas BSD`s são os sistemas de atualização tanto da base quanto dos demais pacotes.

Gerenciamento de pacotes

O PORTS é um conjunto de Makefiles com instruções de onde obter, dependencias e como compilar o programa desejado, facilitando a vida dos usuários e administradores na hora de instalarem e atualizarem os programas de seus sitemas. Diferente dos outros sistemas de instalação com o ports você pode instalar somente parte do programa, você pode otimizar o software para o seu hardware.

Além do PORTS os BSD`s um tem sistema de atualizações binárias o PKG_ADD que pode instalar/atualizar/remove os pacotes sem necessidade de compilar o código fonte.

Gerenciamento do Sistema Base

Os BSD`s têm uma eficiente maneira de manter seu sistema base sempre funcionando, o CVSUP. O CVSUP é um sistema que permite atualizar o kernel e o sistema base atraves do código fonte.

Licença

Os sistemas baseados no BSD possuem uma licença única aplicada para redistribuição e/ou modificação do material que vem sendo usada desde a versão 4.4BSD Lite da Universidade Berkeley da California.

A licença determina basicamente as seguintes regras:

 A redistribuição do código deve manter o aviso de copyright, a lista de condições e a isenção de responsabilidade.

 A redistribuição de pacotes binários deve reproduzir o aviso de copyright, a lista de condições e a isenção de responsabilidade nas documentações e/ou qualquer material fornecido pela distribuição.

 Nem o nome da <> nem os nomes de seus colaboradores podem ser usados para endossar ou promover produtos derivados deste software sem permissão específica por escrito.

Este enfoque possibilita uma liberdade real aos desenvolvedores, colaboradores e usuários não os restringindo a um único tipo de uso.

Diferente da licença GPL que obriga ao usuário manter o código/material aberto a licença BSD fornece maior uso do código (ou parte dele), forma binário ou ainda qualquer tipo de material deixando a seu critério o tipo de utilidade que lhe será mais satisfatório possibilitando até “fechar” esse material desde que seja satisfeita as exigências dos 3 campos da mesma.

Distribuições do BSD

NetBSD

Criado apartir do 4.3BSD Net/2 e 386BSD em abril de 1993 com o objetivo de se tornar um sistema portável a plataformas diferentes do i386.

Uma exigência deste sistema é a qualidade do seu código, isso lhe permite melhor desempenho e estabilidade facilitando a manutenção tornando-o mais robusto e se adequando com facilidade a diferentes plataformas.

Atualmente NetBSD é o SO mais adequado dentre os BSDs para uso de soluções embaracadas isso graças as características de desenvolvimento portáveis.

OpenBSD

Criado em 1995 apartir de um fork do NetBSD 1.0, o OpenBSD tem como prioridade portabilidade, padronização, correção, segurança proativa e criptografia integrada.

As principais características de segurança do OpenBSD são :

• Linker modificado: Umas das funções do Linker do OpenBSD é fazer a checagem de alguns SYS_CALLs para evitar que se tenha um BufferOverFlow, evitando vários tipos de falhas.

• Proteção da Memória: Toda a memoria do OpenBSD pode ser criptografada (inclusive o SWAP).

Dragonflybsd

DragonFly BSD foi criado a partir FreeBSD 4.8, em junho de 2003, por Matthew Dillon.

DragonFly pertence à mesma classe do sistema operacional como o Linux e BSD e assenta nos mesmos ideais e APIs UNIX. DragonFly BSD dá à base uma oportunidade de crescer em uma direção totalmente diferente a partir de uma tomada no FreeBSD, NetBSD, OpenBSD e séries.

A partir de 2003 (quando DragonFly primeiro forcado de FreeBSD), ao início de 2007, o projecto incidiu na DragonFly reescrevendo, a grande maioria dos subsistemas do kernel para implementar abstrações e apoio mecânica exigida para a segunda fase do projeto.

PC-BSD

Sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com