TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Na Família

Monografias: Etica Na Família. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2012  •  1.977 Palavras (8 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 8

CAPITULO l

1.1 ÉTICA E EDUCAÇÃO

Ética é uma palavra de origem grega com duas origens possíveis: a primeira pode ser traduzida por costume e servir de base para a tradução latina Moral enquanto que a segunda significa propriedade do caráter e orienta a utilização atual que se dá a palavra ética.

A ética existe em todas as sociedades humanas, e talvez entre os parentes não humanos mais próximos. É um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar, que guiam ou chamam a se a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular. É o estudo sistemático da argumentação sobre como se deve agir. (VALLS, 1994, p.7).

Tratando-se de normas de comportamentos, a ética seria uma ciência normativa, tratando de costumes, parece ser uma ciência descritiva ou uma ciência mais especulativa que tratasse da liberdade?

Ligado ao problema da liberdade, a ética aparece como problema do bem e do mal, e o problema da consciência moral e da lei, além de outros.

Didaticamente, costuma-se separar os problemas teóricos da ética em dois campos: num, os problemas gerais e fundamentais como: liberdade, consciência, bem, valor, lei e outros. No outro, os problemas específicos, de aplicação concreta, como: ética profissional, política, sexual, matrimonial, bioética. É um procedimento didático ou acadêmico, pois na vida real eles não vêm assim separados.

A cada dia aparecem as questões éticas, que podem implicar alguma relação com outras disciplinas teórica e práticas, embora sejam específicos da ética. Mas há outra questão, especificamente ética, que parece ser absolutamente fundamental. Os costumes mudam e o que ontem eram errados hoje pode ser aceito, pois assim como a sociedade se transforma os valores éticos também podem se transformar.

O comportamento correto em ética, não seria nada mais do que um comportamento adequado aos costumes vigentes e enquanto esses tivessem força para coagir moralmente, o que aqui quer dizer socialmente. Quem se comportasse de maneira discrepante, divergindo dos costumes aceitos e respeitados, estaria no erro, pelo menos enquanto a maioria da sociedade ainda não adotasse o comportamento ou costume diferente. Essa ação seria errada apenas enquanto ela não fosse o tipo de um novo comportamento vigente. (VALLS, p. 10).

A ética tem pelo menos uma função descritiva: precisa procurar conhecer, apoiando em estudos de antropologia cultural e semelhantes, os costumes das diferentes épocas: apresenta também algumas grandes teorias, que não se identificam com as formas de sabedoria que geralmente concentram os ideais de cada grupo humano. A ética tem sido uma reflexão teórica, com uma validade mais universal.

Quanto aos costumes, para que se parta do real e não do ideal. Propriamente dito, é preciso reconhecer desde logo uma séria restrição: a humanidade só reteve por escrito depoimentos sobre as normas de comportamento dos últimos milênios, embora os homens já existissem há mais tempo.

Em certos casos, só se descobre qual a ética vigente em uma ou em outra sociedade através de documentos não escritos ou mesmo não filosóficos.

Mesmo nos dias atuais, numa mesma sociedade, não se nota diferenças claras, de costumes entre as classes, da mais alta burguesia à pequena burguesia e o proletariado.

WEBER, ( 1980, p. 15), pensador alemão, do inicio do século, mostra que essa ética não era simples, clara e acessível a todos. Os protestantes, sempre valorizam eticamente muito mais o trabalho e a riqueza, enquanto os católicos davam um valor maior à abnegação, ao espírito de pobreza e de sacrifício.

Houve épocas, em que a pobreza e a castidade eram os valores mais altos da escola ético-religiosa.

A ética diz respeito às reflexões sobre as condutas humanas, cuja pergunta ética por excelência é: Como agir perante as outras pessoas?

Tal pergunta é ampla, complexa e implica tomada de posição valorativa. A questão central de preocupações éticas é a da justiça entendida como inspirada pelos valores de igualdade e equidade. Na escola. A ética encontra-se em primeiro lugar nas próprias relações entre os agentes que constituem essa instituição: alunos, professores, funcionários e pais. O tema Ético encontra-se nas disciplinas do currículo, uma vez que, sabe-se o conhecimento não é neutro, nem impermeável a valores de todo tipo. Enfim, encontra-se nos demais Temas Transversais, já que de alguma forma tratam de valores e normas.

A reflexão sobre as diversas faces das condutas humanas deve fazer parte dos objetos maiores da escola, comprometida com a formação para a cidadania. (PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS, 1997, P, 31-32).

Partindo dessa perspectiva, a ética traz a proposta de que a escola realize trabalho que possibilite o desenvolvimento da autonomia moral, condição para a reflexão ética. Para isso, foram eleitos quatro blocos de conteúdo: Respeito Mutua justiça, diálogo e solidariamente, valores referenciados no principio da dignidade do ser humano, um dos fundamentos da Constituição Brasileira.

O homem vive e convive com outros homens e cabe-lhe refletir, como deve ser o comportamento humano em relação ao próximo. Esta é questão central da moral e da ética.

Moral e Ética são palavras empregadas como um conjunto de principio ou padrões de conduta. Ética, pode significar Filosofia da Moral, portanto um pensamento reflexivo sobre valores e normas que regem as condutas humanas. Pode refletir-se a princípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício profissional, como o código de ética dos professores, como ainda a uma distinção entre principio que dão rumo ao pensar sem de antemão, prescrever formas preciosas de conduta e regras necessárias e fechadas. Deve-se chamar a atenção para o fato de a palavra “Moral” ter adquirido sentido pejorativo. Associado a “Moralismo”. Assim muitos preferem associar à palavra ética os valores e regras que prezem, querendo marcar diferença com os moralistas.

Parte-se do pressuposto que é preciso possuir critérios, valores, e estabelecer, relações e hierarquias entre esses valores para nortear as ações em sociedade.

É ou não ético um medicamento, cujo preço é inacessível para salvar alguém que, sem ele morreria? “Deve-se privilegiar o valor “vida” ou o valor propriedade”.

Segundo (NOVAES, 1992, P. 70), “Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens tem as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo as sociedades mudam e também mudam os homens que a compõem.

Até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com