TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fator de motivação

Tese: Fator de motivação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  Tese  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

Afinal, Salário é Fator de Motivação? Passo 1

As constantes transformações que a área de recursos humanos tem vivido já começam a ser percebidas na maioria das empresas. O setor de RH assumi um papel mais estratégico dentro das companhias e também a enfrentar novos desafios. O foco das empresas atualmente está na implementação de modernos planos de remuneração e políticas de benefícios flexíveis, voltados exclusivamente ao atendimento das necessidades e interesses de seus colaboradores, visando assim garantir a motivação e a conseqüente retenção de pessoas com alto nível de qualificação profissional.

O mercado de trabalho vem exatamente refletindo essa tendência em se buscar alternativas para aquele que é, seguramente, um dos maiores termômetros para o acompanhamento dos níveis de satisfação do funcionário:

O salário sempre foi tema de destaque nas publicações de economia e administração. Em meados do século passado, muito se debateu sobre quanto, como e quando pagar pelo trabalho desempenhado pelas pessoas contratadas nas empresas.

No âmbito jurídico, a legislação trabalhista concentra sua atenção na composição da remuneração basicamente em termos pecuniários, definindo valores mínimos salariais, procedimentos de pagamento e proteção do trabalhador (a mulher, o menor, as categorias profissionais, o trabalho insalubre etc.).

Porém, tanto na visão da classe empresarial, quanto na da categoria profissional, desde sempre se evidenciou a preocupação com montantes e formas de pagamento do salário. Essa questão ganha maior relevância quando colocamos em cheque os interesses de ambas as classes acerca do tema, particularmente ao questionarmos a influência do fator salário na motivação dos funcionários, principalmente das mulheres.

Especialistas das áreas de remuneração pregam à seguinte: opinião a maioria da população economicamente ativa, que salário não é fator de motivação e que os funcionários de hoje buscam mais qualidade e menos quantidade. Contudo, qualidade é a de vida, que se traduz em condições de trabalho (no mais amplo sentido) e possibilidades de benefícios mais atraentes, onde prepondera o lado humano. Cecilia Cibellashibuya, presidente da ASBQ - Associação Brasileira de Qualidade de Vida e diretora da PRÁTICA Consultoria Empresarial garante que "o empresário já despertou para o fato de que funcionários saudáveis dão mais retorno produtivo. Com a concorrência e as exigências do cliente aumentando a cada dia, promover qualidade de vida como estratégia chega a ser um diferencial. Não estou me referindo a ser benevolente, assim, investir num ambiente harmonioso de trabalho".

A qualidade dos benefícios que a empresa oferece aos funcionários também é um fator muito avaliado pelos candidatos que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho. Ao adotar uma política de benefícios flexíveis, a empresa define o quanto quer gastar a título de benefícios. A empresa ganha, pois passa a ter em suas mãos o controle dos custos do programa, decidindo como e quando aumentá-los, dentro de sua política administrativa e orçamentária. O funcionário ganha na praticidade de optar pelo pacote de benefícios que realmente sejam importantes para ele.

Dentre as políticas de remuneração, destacam-se aquelas voltadas à participação dos funcionários nos lucros inseridos pela empresa, bem como as diversas modalidades focadas em aumento de mérito atrelado os planos de desenvolvimento profissional, que premiam os colaboradores que atingiram determinado grau de competência, através de aumentos salariais gradativos em escala horizontal, sem promoção. No qual saliento, a promoção do funcionário será um estímulo na sua qualificação profissional.

Sinceramente, por mais que se busque a excelência na qualidade de vida no trabalho - o que é indiscutivelmente ressaltar, que o estímulo na perspectiva de um bom aumento de salário para melhorar a produtividade e manter os funcionários sempre motivados.

Empresas que têm sucesso promovem o reconhecimento aos seus profissionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com