TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenomeno do transporte

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Modos de falha de componentes

Modos de falha definiram-se pela forma ou modo específico pelo qual ocorre uma falha, descreve a forma como a falha ocorre. É o modo como ocorre a falha. O modo de falha tem por função auxiliar na estratificação dos dados e trabalharmos em possíveis erros de projetos, causas especiais, através das reincidências de falhas. Existem ferramentas para compilar e estratificar dados um deles é o FMEA, onde estes dados são informados através das ocorrências nos locais analisados para efeito de registro e uso destes modos de falhas.

Existem varias literaturas que nos auxiliam para uso destas ferramentas, temos literaturas especificas que indicam como estratificar e usar, em nosso relatório terá de especificar modos de falhas nos seguintes componentes após uma breve literatura:

• Deformação Elástica

• Escoamento

• Indentação

• Fratura Frágil

• Fadiga

• Corrosão

• Desgaste

• Flambagem

Deformação Elástica

Este modo de falha é uma deformação reversível, sem deslocamentos permanentes de átomos ou moléculas. Após o esforço mecânico, o metal volta à forma e às dimensões originais. Este tipo de modo de falha pode aparecer em componentes estruturais, onde neste material as tensões que se desenvolvem são relativamente baixas, isto não gera nenhum modo de falha que comprometa a sua resistência mecânica. Porem esta peça pode vir a falhar por uma flexibilidade excessiva, podendo deslocar-se acima do permitido. Para correção temos de atuar sobre a rigidez do projeto.

Esta deformação elástica excessiva pode chamar de flambagem, para efeito de calcula de deformação elástica temos o calculo abaixo:

Δεe = Δσ/E

Escoamento

Alguns materiais exibem o comportamento de tensão de tração ou deformação. Esta transição ocorre devido a um fenômeno de ponto de escoamento. Temos dois pontos onde se denomina o escoamento Superior e Inferior, no ponto superior de escoamento a deformação plástica é iniciada com decréscimo na tensão. A deformação que flutua ao redor de um valor constante de tensão é denominado ponto inferior de escoamento. Os limites de escoamento podem variar desde 5000 psi para uma liga de alumínio de baixa resistência até mais de 200000 psi para aços de alta resistência. Resumindo o limite de escoamento ou tensão de escoamento é a tensão máxima que o material suporta ainda no regime elástico de deformação, se houver algum acréscimo de tensão o material começa a sofrer deformação plástica.

Indentação

Este modo de falha ocorre quando forças estáticas, em contato, entre superfícies curvas, resultam em escoamento de um ou de ambos os componentes, produzira uma descontinuidade superficial permanente. Como exemplo, podemos citar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com