TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenomeno dos transportes

Por:   •  4/4/2016  •  Ensaio  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

Centro Universitário Vila Velha[pic 1]

Curso de Engenharia de Petróleo

Disciplina: Mecânica dos Fluidos

Turma: ET4N

Data: 25/06/2010

Nota:

Rubrica do Coordenador

Professor: Márcia Milach

Semestre: 1º- 2010

Valor: 10 ptos

Aluno:

Avaliação: Prova 2º bimestre

1a Questão (2,0 pontos)

Um fluido viscoso, incompressível e com μ = constante escoa para baixo em regime permanente e laminar em uma parede vertical, de seção retangular e espessura “e” da película líquida, constante. A velocidade do líquido na parede é nula e a tensão de cisalhamento é zero na interface líquido ar. Não há gradiente de pressão. O escoamento independe de “z”. A partir da equação diferencial para a conservação da quantidade de movimento linear na direção “y”, determine:

[pic 2]

  1. (0,4) A equação diferencial para a conservação da quantidade de movimento linear, simplificada, sabendo que a componente da velocidade na direção “x” é nula e o perfil de velocidade na direção “y” não se altera na condição do escoamento;
  2. (0,4) As condições de contorno que devem ser utilizadas na solução da equação obtida;
  3. (0,8) A expressão para o perfil de velocidade no canal, ou seja, de que forma a velocidade varia na direção “x”;
  4. (0,4) A vazão mássica por unidade de profundidade (direção z) do canal.

2a Questão (3,0 pontos)

Determine a variação de pressão em uma tubulação que escoa água a 1 litro/s, de uma cisterna para um reservatório a 20 m de altura. A tubulação possui dois trechos, o primeiro vertical, que possui rugosidade relativa igual a 0,002 e 2 ½” de diâmetro, e o outro horizontal, que é liso e possui 18 m de comprimento e diâmetro de 1 ¼”. Ao longo da tubulação foram instaladas uma válvula de pé (Le = 25 m) no início da tubulação vertical, duas válvulas de gaveta (Le = 5 m) uma em cada seção, um joelho na seção horizontal (Le = 2 m) e uma redução (k = 1,5).

3a Questão (5,0 pontos)[pic 3]

A lâmina de fluido (8kN/m3) que sai do bocal cobre um arco de 360° e tem velocidade de 2 m/s e 1,5 mm de espessura. O raio de descarga do bocal é de 50 mm. O tubo alimentador possui 10 mm de diâmetro. Calcular matematicamente a velocidade à entrada do tubo e a força vetorial 3D em todas as direções exercidas pelo bocal no seu acoplamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (198.8 Kb)   docx (826.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com