TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenomenos de transporte

Por:   •  8/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A disciplina de Fenômenos de Transporte abrangem os tópicos de transferência de quantidade de movimento, calor e massa. Esta disciplina é absolutamente fundamental (e não apenas uma área de conhecimento), na medida em que abrangem conteúdos que serão utilizados na maioria das disciplinas subsequentes. Com efeito, não é possível imaginar o ensino das Operação Unitárias, do Cálculo de Reatores e da Simulação de Processos Químicos sem um bom entendimento da disciplina de Fenômenos de Transporte.

Número de Reynolds

O número de Reynolds é a possibilidade de se avaliar estabilidade do fluxo podendo obter uma indicação se o escoamento flui de forma laminar(<2100) ou turbulenta(>2100).

O número de Reynolds constitui a base do comportamento de sistemas reais, pelo uso de modelos reduzidos.

Exercício referente ao número de Reynolds.

1.Calcular o número de Reynolds e identificar se o escoamento é laminar ou turbulento. Sabendo-se que em uma tubulação com diâmetro de 4 cm escoa água em uma velocidade de 0,05 m/S. Considere a viscosidade dinâmica da agua:1,0030x10-3 Ns/m2.

Re:

Estática dos fluidos

A estática dos fluidos é uma ramificação da mecânica dos fluidos que estuda o comportamento de um fluido em uma condição de equilíbrio estático.

Exercício referente a Estática dos fluídos.

1.Considere os recipientes abaixo, de base quadrada com agua (g:1000 kgf/m3). Qual a pressão nos fundos dos recipientes?

Flutuação

A flutuação é o ato e as consequências de flutuar.

Exercício sobre flutuação.

1. Um bloco de gelo em forma de um paralelepípedo, com altura h, flutua na agua do mar. Sabendo que as bases do bloco permanecem horizontais, que 15 cm de sua altura estão emersos e que as densidades do gelo e do líquido são respectivamente, 0,90 e 1,03, em relação a agua, calcule o valor de h.

Pressão Relativa e Pressão Absoluta

Pressão Absoluta: é medida ao vácuo absoluto. É equivalente à soma da pressão medida com um manômetro (pressão relativa) mais a pressão atmosférica.

Pressão Relativa: é medida em relação a pressão atmosférica.

Exercício sobre pressão relativa.

1. Se utiliza um manômetro tipo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com