TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenômenos de Transporte - Vazão

Por:   •  28/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.368 Palavras (10 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE GUANAMBI

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

EDNÉIA SILVA DE ALMEIDA

POLIANA SOUSA LIMA

MEDIÇÃO DE VAZÃO

GUANAMBI-BA

2015


EDNÉIA SILVA DE ALMEIDA

POLIANA SOUSA LIMA

MEDIÇÃO DE VAZÃO

[pic 1]

GUANAMBI-BA

2015

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO .........................................................................................

2MEDIDORES DIRETOS ...........................................................................

3 MEDIDORES DE VAZÃO DE RESTRIÇÃO PARA ESCOAMENTOS INTERNOS ..................................................................................................

3.1PLACA DE ORIFÍCIO ............................................................................

3.2 BOCAL MEDIDOR ................................................................................

3.3VENTURI ...............................................................................................

4 MEDIDORES DE VAZÃO LINEAR .........................................................

5 CONCLUSÃO ..........................................................................................

 REFERÊNCIAS .......................................................................................

   4

5

          6

6

7

7

8

9

10

1 INTRODUÇÃO

Ribeiro (1997) considera que a quantidade de fluido que escoa em um determinado elemento condutor por unidade de tempo é a vazão. Para o autor, existem dois tipos de vazão, a vazão volumétrica e a vazão mássica. A vazão volumétrica é igual ao produto da velocidade do fluido pela área da seção transversal da tubulação. A vazão mássica é igual ao produto da vazão volumétrica pela densidade do fluido.

Para Cassiolato & Alves (2008) a vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais, utilizada desde aplicações simples como a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências, até medição de gases industriais e combustíveis, passando por medições mais complexas.

A canalização da água, surgiu com a necessidade de se medir a vazão, há aproximadamente 21 séculos. E com o tempo, descobriu-se que o consumo doméstico de líquido poderia ser tarifado, gerando uma fonte de arrecadação para a administração pública. Para Camargo (2009) o desenvolvimento dos princípios básicos da medição de vazão teve início no império romano, na época do imperador Caio Julio César (101 – 44 a.C.), quando se utilizavam relógios de água que funcionavam por gravidade para a medição do tempo e para a medição da água utilizada pelos habitantes das áreas urbanas.

No século XX, a demanda por medição da vazão de fluídos tornou-se mais presente, devido ao crescimento da aplicação dos processos contínuos na indústria. Em consequência disto, foram desenvolvidos outros medidores também baseados em princípios e resultados de estudos de físicos (DELMÉE, 2003).

Durante décadas, a medição de vazão foi utilizada apenas como um parâmetro para operar sistemas hidráulicos e fazer a dosagem de produtos químicos, não se preocupando com a exatidão das medições. Mas, num processo industrial onde a medição da vazão que entra ou que sai do sistema é importante para o controle do processo, de forma a parametrizar as dosagens de insumos, a exatidão necessária é a que garanta as condições operacionais do processo (MARTINS, 1998).

Com o desenvolvimento da sociedade e a evolução dos processos de produção, a demanda e as disputas pelo uso da água aumentaram, consequentemente levando-se a um aumento na importância da medição de vazão. Com isso, o desenvolvimento de métodos e instrumentos de medição de vazão tornou-se necessário para solucionar estas questões (CAMARGO, 2009).

Neste contexto, levando em consideração os fatores ligados ao desenvolvimento e evolução dos processos de produção, define-se medidor de vazão como sendo todo dispositivo que permite, de forma direta ou indireta, determinar o volume de fluido que passa através de uma seção de escoamento por unidade de tempo (SILVA; LEITE; SANTOS, 2010).

Segundo Delmée (2003), os medidores de vazão atualmente em uso na indústria, de acordo com o elemento primário utilizado, podem ser divididos em geradores de pressão diferencial, elementos primários lineares, medidores de deslocamento positivo e medidores em canais abertos.

Por outro lado, Cassiolato & Alves (2008), divide os medidores de vazão, de acordo com o elemento primário utilizado em medidores indiretos do fluxo (Tubo Pitot, Tubo de Venturi, Tubo de Dall, Annubar, Placa de Orifício e Rotâmetro), medidores diretos do fluxo (Disco Nutante, Pistão Flutuante, Rodas Ovais, Tipo Hélice e Tipo Turbina) e medidores especiais (Eletromagnetismo, Vortex, Ultra-sônico, Calhas Parshall, Coriolis).

Para determinar qual instrumento de medição de vazão atenderá as condições desejada, precisa-se conhecer as peculiaridades de cada um, tendo em vista que a escolha de um medidor de vazão é influenciada pela incerteza exigida, faixa de medida, custo, complicações, facilidade de leitura ou de redução de dados e tempo de vida em serviço. O dispositivo mais simples e mais barato que forneça a exatidão desejada deve ser escolhido. (FOX; PRITCHARD; MCDONALD, 2010)

2 MEDIDORES DE VAZÃO DIRETOS

Segundo Fox, Pritchard e McDonald (2010) a maneira mais óbvia de medir vazão em um tubo, é o método direto, devido ao fato de medir simplesmente a quantidade de fluído que se acumula em um recipiente durante um período fixo de tempo. Tanques podem ser utilizados para determinar a vazão de líquidos em escoamentos permanente, pela medição do volume ou da massa coletada durante um intervalo de tempo conhecido. Se o intervalo for longo o suficiente para ser medido com incerteza pequena, as vazões poderão ser determinadas também com boa precisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (954.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com