TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramenta Olap

Tese: Ferramenta Olap. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

O que é OLAP?

OLAP é um software cuja tecnologia de construção permite aos analistas de negócios, gerentes e executivos analisar e visualizar dados corporativos de forma rápida, consistente e principalmente interativa. Nota-se que o processamento OLAP se dá exclusivamente no servidor.

A funcionalidade OLAP é inicialmente caracterizada pela análise dinâmica e multidimensional dos dados consolidados de uma organização permitindo que as atividades do usuário final sejam tanto analíticas quanto navegacionais. Possuindo as ferramentas ROLAP, MOLAP, HOLAP E DOLAP possibilitam diferentes formas de organizar os dados antes de apresentá-los ao usuário final.

-Ferramenta que utiliza OLAP

Um exemplo de ferramenta que usa OLAP é o Cognos Business Intelligence da IBM que entrega as informações das quais todos na organização precisam e reduz a sobrecarga de TI. Ao implementar o Cognos Business Intelligence, uma organização pode resolver problemas de negócios, melhorar sua posição competitiva, gerenciar melhor os negócios e identificar oportunidades de futuro crescimento e sucesso. O Cognos Business Intelligence tem vários usos comuns e bem-sucedidos, incluindo análise gráfica e relatório. A IBM Cognos Platform entrega os recursos para gerenciar aplicativos de BI com administração centralizada baseada na web. Ele fornece uma visualização completa da atividade do sistema, além de métricas do sistema e limites para que as organizações possam resolver possíveis problemas antes que haja impacto nos negócios.

Possui diversas características como visualizar, montar e personalizar informações facilmente; Explorar todos os tipos de informações, de todos os ângulos, para avaliar a atual situação de negócios; Analisar fatos e prever implicações táticas e estratégicas, mudando da visualização de dados para a execução de análises "e se" mais avançadas e preditivas; Colaborar para estabelecer redes de decisão para compartilhar insights e avançar rumo à inteligência coletiva; Fornecer transparência e prestação de contas para conseguir alinhamento e consenso; Comunicar e coordenar tarefas para engajar as pessoas certas no momento certo; Acessar informações e tomar ações em qualquer lugar, aproveitando a vantagem dos dispositivos remotos e da análise em tempo real; Integrar e vincular analítica no trabalho do dia a dia para fluxo de trabalho e processo.

Inclui interfaces com o usuário baseadas na web e interfaces com o usuário baseadas no Microsoft Windows. Essas interfaces com o usuário fornecem uma experiência de BI com foco nas necessidades de diferentes usuários

Uma as ferramentas do IBM Cognus é o Analysis Studio fazendo-se possível explorar e analisar dados de diferentes dimensões dos negócios. Também é possível comparar dados para descobrir tendências e anormalidades no desempenho. Fornece acesso a processamento analítico online (OLAP) dimensional e a origens de dados relacionais modelados em dimensões.

O IBM Cognos Platform é construído em uma arquitetura orientada a serviços (SOA) baseada na web projetada para escalabilidade, disponibilidade e abertura. Essa arquitetura de n-tier é composta por três camadas de servidor:

• A camada da web

• A camada do aplicativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com