TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas Da Análise Estruturada Moderna

Exames: Ferramentas Da Análise Estruturada Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

As Ferramentas da Análise Estruturada Moderna Utilizada pela Analista de Sistemas Gilmaria

(Programa de Compensação de Faltas)

Gilmaria Gonçalves Pereira

B72832-9

Prof° Forçan

SÃO PAULO

2014

Introdução

A análise estruturada de sistemas é formada de relacionamentos entre pessoas. Um analista de sistemas além de saber construir modelos, deve ser conhecedor ou aprofundar-se no que está a modelar.

A análise estruturada é uma atividade de construção de modelos. Utiliza uma notação que é própria ao método de análise estruturada com a finalidade de retratar o fluxo e o conteúdo das informações utilizadas pelo sistema, dividir o sistema em partições funcionais e comportamentais e descrever a essência daquilo que será construído.

Até o final da década de 70 os requisitos usados para documentar um desenvolvimento de sistema eram feitos através de uma narrativa no idioma adequado (já na linguagem de programação). Porém isso gerava uma grande dificuldade de compreensão do projeto em desenvolvimento. Os primeiros autores sobre análise estruturada mostram que esta forma de especificação gerava grandes problemas.

Foi percebido, então que, não somente a codificação do programa é importante. É necessário conhecer bem o “problema” que o sistema vai ajudar a resolver. É de suma importância conhecer a área em que o sistema vai atuar, não somente de uma forma superficial, mas de uma forma aprofundada, com levantamentos de todas as situações que podem ocorrer no cotidiano da empresa, para que o sistema atenda de uma forma completa as necessidades do cliente.

Para ajudar nesta busca por informações, temos as ferramentas da análise estruturada moderna: Diagrama Entidade-Relacionamento, Diagrama de Fluxo de Dados, Diagrama de Transição de Estados, Português Estruturado e Tabela de Decisão. Estas ferramentas vão ser os objetos de estudo deste trabalho. O objetivo desta pesquisa é apresentar cada uma destas ferramentas, e indicar quais as vantagens do uso delas na análise estruturada moderna.

AS FERRAMENTAS DA ANÁLISE ESTRUTURADA MODERNA

1. DIAGRAMA ENTIDADE-RELACIONAMENTO

Diagrama entidade relacionamento (DER) é um modelo diagramático que descreve o modelo de dados de um sistema com alto nível de abstração. Ele é a principal representação gráfica do Modelo de Entidades e Relacionamentos (MER - conjunto de conceitos e elementos de modelagem que o projetista de banco de dados precisa conhecer). É usado para representar o modelo conceitual do negócio.

O DER tem como ênfase os dados e os relacionamentos. Sua representação utiliza os símbolos:

• Retângulos - representam as entidades;

• Elipses - representam os atributos;

• Losangos - representam os relacionamentos entre as entidades;

• Linhas - unem os atributos aos conjuntos de entidades e os conjuntos de entidades aos conjuntos de relacionamentos;

• Elipses duplas - atributos multivalorados.

Exemplo: Em uma universidade um aluno está inscrito em um curso; um curso tem várias disciplinas; um disciplina pode ter vários requisitos e; um departamento é responsável por vários disciplinas. Representando essas informações em um DER, temos:

2. DIAGRAMA DE FLUXO DE DADOS

O diagrama de fluxos de dados (DFD) é uma representação gráfica do "fluxo" de dados através de um sistema de informação, modelando seus aspectos de processo. Ela fornece apenas uma visão do sistema, a visão estruturada das funções, ou seja, o fluxo dos dados. Frequentemente, eles são uma etapa preliminar usada para criar uma visão geral do sistema que pode posteriormente ser elaborado. Os DFDs também podem ser usados para a visualização do processamento de dados (design estruturado).

Um DFD mostra que tipos de informação entrará e sairá do sistema, para onde os dados virão e irão e onde os dados serão armazenados. Ele não mostra informação sobre a temporização dos processos ou informações se os processos irão operar em sequencia ou em paralelo (o que é mostrado em um fluxograma).

Se estivermos desenvolvendo um sistema no qual os relacionamentos entre os dados sejam mais importantes que as funções, podemos dar menos importância ao DFD e dedicar-nos aos diagramas de entidade-relacionamento (DER).

Componentes do DFD:

• Processo: é representado graficamente por um círculo. O processo pode ser representado também por uma figura oval ou um retângulo.

• Fluxo: é graficamente representado por uma seta que entra ou sai de um processo.

• Depósito de Dados: Utilizado para modelar um pacote de dados em repouso.

• Terminador: Entidades externas com as quais o sistema se comunica. Pode representar uma pessoa ou grupo de pessoas ou uma organização externa.

3. DIAGRAMA DE TRANSIÇÃO DE ESTADOS

É uma representação do estado ou situação em que um objeto pode se encontrar no decorrer da execução de processos de um sistema. Com isso, o objeto pode passar de um estado inicial para um estado final através de uma transição.

Em um sistema real, somente algumas poucas classes demandam o uso de um DTE. Algumas delas são as classes críticas e classes que se comportam de forma diferente em função de transições de estados.

4. PORTUGUÊS ESTRUTURADO

O Português Estruturado, também conhecido como Portugol é um pseudocódigo (forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com