TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas da Qualidade

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 2

Nome do Aluno (a): ________________________________________________________ Data: 09/11/2015 

Atividade:

A seguir são expostos cenários simulando situações reais nas Industriais. Com base nos relatos, indique quais ferramentas da qualidade a serem usadas e justifique a sua escolha. Para a nota do TDE será levado em conta a indicação da ferramenta mais adequada e o nível da justificativa.

Cenário 1 – Uma determinada empresa está com dificuldades de se organizar para saber em qual máquina atuar dentre as diversas máquinas que possuem, pois a verba é limitada para realizações de reparos e manutenções nos maquinários.

Cenário 2 - Há também um nível alto de reclamações por parte dos operadores das máquinas, onde os mesmos indicam que o motivo por não conseguirem atingir a meta de produção é a máquina com folgas e/ou desgastes. Os mesmos operadores reclamam que os mecânicos não conseguem ajustar as máquinas adequadamente, o que leve as paradas das mesmas pela área de qualidade, pois eventualmente ocorrem desvios de medidas em relação às especificações estabelecidas.

 Cenário 3 – Ao realizar a negociação de compra, um determinado futuro Cliente quer saber como são analisadas as não conformidades por parte do fornecedor, se ele utiliza alguma ferramenta da qualidade para análise de problemas quando os mesmos ocorrem no processo produtivo e quando ocorrem reclamações de clientes. Obs: Explicar em forma de fluxograma como usar as ferramentas da qualidade de forma lógica e sistemática. (2 pontos)

Cenário 4 – Uma empresa está com sérios problemas de qualidade é resolveu contratar um engenheiro para melhorar o desempenho da produção e reduzir o nº de não conformidade no mercado. A empresa não possui controle e nem registros nos processos produtivos. O que fazer??. Por onde começar?? (2 pontos)

 Cenário 5 – Em uma ocasião de um problema interno no processo de fabricação, constatou-se que o desempenho de uma determinada matéria prima altera para pior quando a temperatura ambiente fica acima de 40ºC, porém não se sabe se o fenômeno é verdadeiro para todas as máquinas que utiliza a matéria prima.  Como propor uma investigação de forma a analisar se há correlação entre as variáveis?

Cenário 6 – Em um processo produtivo ocorrem falhas no produto de forma intermitente, em momentos não cíclicos, e em pequena quantidade, porém quando ocorre, o impacto no cliente é bastante crítico, pois provoca paradas em seu processo. Como não foi possível identificar a causa raiz do problema, como evitar que o defeito seja enviado para os Clientes??

Cenário 7 – Em uma determinada empresa não há procedimentos descritos, nem descrições de tarefas por cargo, a todo o momento existem mudanças no processo em função de reclamações de clientes, baixa eficiência produtiva e perdas no processo. Para minimizar a falta de organização, quais ferramentas da qualidade seriam indicadas para promover melhor organização e gestão no processo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com