TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento sistemas internacionais

Por:   •  16/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema Internacional: Origens e Definições ARON, Raymond. “Os Sistemas Internacionais”. In: Cursos de Relações Internacionais: Unidade III. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982, pp. 9 - 30.

 O texto fala sobre sistemas internacionais, sendo eles um agrupamento de Estados ou organizações políticas no geral, dentre essas que compõe o sistema ocorrem cooperações e relações periódicas que tem o potencial de se tornarem conflitos e/ou guerras.

 Esse sistema gira em torno de uma rede de competições e essas no entanto são regidas por um número delimitado de atores principais os quais ocupam a posição de liderança de acordo com sua importância e seu poder em relação a unidades de luta. Esses atores principais regem o sistema cabendo aos secundários seguirem as mudanças efetuadas por eles.

 As configurações da relação de forças sofreram drásticas mudanças após o período de globalização, tendo em vista que países geograficamente distantes encontraram uma grande dificuldade que medir suas potencias militares e também o distanciamento de uma identificação cultural ficava imposto por fatores físicos, após esse fenômeno de maior interação mundial que se deu principalmente pelo aperfeiçoamento de técnicas de transporte e locomoção pudemos notar uma mudança em relação ao sistema internacional e diplomático.

 Dentro do sistema encontramos algumas configurações como a multipolaridade e a bipolaridade, na multipolaridade ocorre uma rivalidade diplomática entre algumas instituições políticas que possuem sua classe incomum e a bipolaridade onde apenas duas unidades focais são tidas como as mais importantes, onde seu conflito se torna fundamental para o equilíbrio das questões demais do sistema obrigando as unidades secundarias a assumir uma posição entre elas. Outro formato de sistema apresentado no texto foram o homogêneo e o heterogêneo, que significam respectivamente, Estados de mesmo tipo que se agrupam dentro de um mesmo pensamento político e Estados que obtém conceito diferentes e valores que os contrapõe. Dentro desses, o sistema homogêneo ao longo do tempo vem sido observado como o mais estável enquanto a heterogeneidade está sempre presente no contexto histórico das guerras.

 Podemos concluir a importância do sistema internacional e seu grande progresso e modificação com o passar dos anos e a evolução da globalização, esse então tem importância fundamental no cenário mundial e carrega consigo a responsabilidade de estar envolvido em conflitos e ainda sim garantir o equilíbrio geral.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com