TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Sistema Político Brasileiro: Uma introdução

Por:   •  13/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 3

Texto: AVELAR, Lúcia. “Participação política”. Em AVELAR, L; CINTRA, A. (org). Sistema Político Brasileiro: Uma introdução. Rio de Janeiro: Fundação Konrad-Adenauer-Stiftung; São Paulo: Fundação Unesp Ed., 2004, pp. 223-235

O autor começa o texto enfatizando que o envolvimento dos cidadãos em diversas atividades políticas, tais atividades que são denominadas sob a expressão “participação política”. A participação política vai desde as mais simples até as mais complexas, e vale ressaltar que existem variadas formas de participação política, portanto acaba se tornando um estudo muito amplo, pois a forma de participação política pode variar de acordo com o contexto histórico, cultura, tradição, etc.. de um país ou região. (Avelar,2004, p.223 )

Logo no tópico um, o autor afirma que a participação política emergiu juntamente com o Estado popular, logo na época dos movimentos revolucionários, por exemplo, as alianças que eram feitas entre a burguesia e a alta elite, e logo depois entre a burguesia e os proletariados. O autor afirma também que a participação política foi um instrumento de democratização da política, no seio do conflito entre o capital x trabalho. (Avelar,2004,p.225)

Já no segundo tópico o autor começa nos falando o significado de participação política, a qual a palavra “participação” vem do latim participatum

que significa “tomar parte” ou associar-se pelo sentimento ou pensamento . Portanto, fica entendido que seria a ação de indivíduos e grupos com o objetivo de influenciar o processo político. (Avelar,2004,p 225 ) Logo depois o autor divide em três grandes canais de participação: o primeiro é o canal eleitoral, que abrange todo tipo de participação eleitoral e partidária, e compreende as atividades nos partidos que são as instituições que são as instituições de ligação entre a sociedade e o Estado. O segundo canal é o corporativo, que são as instâncias intermediárias de organização de categorias e associações de classe para defender seus interesses no âmbito fechado dos governos. E o último canal é o organizacional, que consiste em formas não-institucionalizadas de organização coletiva, como os movimentos sociais, por exemplo. (Avelar,2004,p 225-227 )

No terceiro tópico o autor começa nos dizendo que as diferentes formas de ações coletivas, movimentos sociais e associativismo são consideradas como participação política pelos estudiosos da participação, pois acredita que os participantes agem de modo organizado, com um objetivo e buscando o conhecimento interno dos seus membros e o da sociedade. ( avelar,2004, p 228 )

O próximo tópico diz a respeito de onde vem o interesse e o que leva os indivíduos a participar da política. O autor divide em modelos para responder a essas questões, o primeiro seria o da centralidade , a qual a participação política seria apenas para aqueles indivíduos com maiores recursos materiais e simbólicos, pois os indivíduos com baixa posição social e sem recursos sentem-se inibidos a participar, porque apresentam uma auto-imagem negativa. Já o segundo modelo seria o de consciência de classe, que aponta a alternativa da educação política para superar as condições do baixo status social, pois quanto mais o indivíduo participar mais adquire consciência de sua situação de desigualdade. (Avelar,2004,pp.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com