TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichas para reconhecimento e identificação de características urbanas

Por:   •  8/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  3.760 Palavras (16 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 16

EDIFÍCIO LADY NAZARETH: Relação entre o programa de necessidades, projeto arquitetônico e avaliação pós-ocupação (APO)

André Nunes Magalhães[1]

Artur Luz Barros de Abreu[2]

Isabela Cristina Mesquita Machado[3]

Resumo: O presente estudo compreende o trabalho final sobre arquitetura desenvolvido na disciplina “Arquitetura e Urbanismo”, ofertada no núcleo específico da matriz curricular do curso de Bacharelado em Engenharia Civil na Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ministrada pela professora Dra. Karla Emmanuela Ribeiro Hora. O trabalho apresenta uma análise da relação entre Programa de Necessidades, Projeto Arquitetônico e a Avaliação Pós-Ocupação com base no Edifício Lady Nazareth, localizado no centro de Goiânia. O estudo foi realizado por meio de visitas de campo, questionários preenchidos pelos usuários e entrevista com o síndico do edifício.  

Palavras-Chaves: Edifício Lady Nazareth; Projeto Arquitetônico; Programa de Necessidades; Avaliação Pós-Ocupação (APO).

1 - Introdução

No Brasil, não há uma preocupação com a fase de uso, operação e manutenção dos edifícios, ocasionando uma redução na vida útil de projeto dessas construções, pela ausência, desde o projeto, de análises preventivas. Além disso, ocorre a repetição de falhas em projetos semelhantes, devido à desconsideração dos problemas ocorridos em ambientes já em uso.

Nesse contexto mostra-se evidente a importância da Avaliação Pós-Ocupação (APO), que é um processo planejado para avaliação de edifícios que já foram construídos e ocupados, tendo como objeto de análise os ocupantes e as suas necessidades. É a partir desse processo que se chega a conclusões sobre as consequências das decisões de projeto no comportamento da edificação, sendo um meio para implementação de melhorias na elaboração de novos projetos semelhantes.

Espera-se com a realização do estudo ter uma visão mais clara dos problemas comuns encontrados em edifícios residenciais multifamiliares, mostrando a necessidade de realizar a Avaliação Pós-Ocupação.

2 – Referencial Teórico

Apresenta as definições que serão necessárias para o desenvolvimento do estudo.

2.1 – Partido Arquitetônico e o Programa de Necessidades

Segundo Neves (1989) “denomina-se partido arquitetônico a ideia preliminar do edifício projetado”. Idealizar um projeto envolve dois procedimentos: um, em que o projetista define uma ideia que poderá servir de base para o projeto do edifício e outro em que a ideia escolhida é desenvolvida para

transforma-se no projeto. O partido resulta do primeiro procedimento, a concepção inicial do projeto do edifício, a feitura do esboço.

No processo de aprimoramento da ideia inicial faz-se necessária a elaboração do programa de necessidades, onde são estabelecidas as relações dos espaços que devem ser criados, buscando atender as expectativas ou necessidades dos usuários (GRAEFF, 1986).

Para analisar a relação de todos os cômodos, ambientes, ou elementos arquitetônicos é necessário realizar a setorização, que é definida de acordo com as funções e atividades exercidas em cada ambiente, propiciando uma melhor compreensão deles e favorecendo as relações sociais (NEVES, 1989). Geralmente, edifícios residenciais possuem setores de serviço, social e íntimo tanto para as áreas comuns quanto para os apartamentos.

2.2 – Avaliação Pós-Ocupação

Segundo Ornstein (2013) a Avalição Pós-Ocupação é uma importante ferramenta para os projetos de Arquitetura, pois reúne um conjunto de métodos e técnicas que permitem a avaliação de desempenho em uso de edificações construídas, levando em consideração o ponto de vista de especialistas da área, mas também a satisfação dos usuários. Possibilita assim diagnósticos completos sobre os aspectos positivos e negativos encontrados em ambientes construídos, que fundamentam recomendações de intervenções para os edifícios estudados e também para futuros projetos semelhantes.

Para cada nova construção com base em informações levantadas por uma APO anterior, consegue-se aplicar ao projeto novas qualificações, como por exemplo: redução no tempo de elaboração e construção, maior satisfação dos usuários, diminuição de custos e outros benefícios.

Sendo assim, para todos os projetistas que se preocupam com a qualidade do ambiente construído e buscam atender às expectativas dos usuários, a aplicação da APO deve estar implícita no cotidiano de trabalho, ou seja, o profissional deve entender como as edificações se comportam, desde uma simples habitação familiar até um hospital de grande porte.

A APO ainda não é um instrumento consolidado e aplicado ao processo construtivo de edifícios no Brasil, apesar de ser amplamente disseminado no ensino e na pesquisa em escolas de Arquitetura. Porém, com a promulgação da ABNT NBR 15575 (2013), que rege o desempenho mínimo das edificações, a ferramenta tem sido incorporada gradativamente nas práticas de construtoras e escritórios de arquitetura.

3 - Materiais e Métodos

O estudo iniciou-se com levantamento bibliográfico, centrado na Norma de Desempenho ABNT NBR 15575 (2013) e em livros e artigos sobre Arquitetura e Avaliação Pós-Ocupação (APO), com a finalidade de obter o conhecimento necessário na área, para o devido desenvolvimento do trabalho.

Em seguida foram realizadas visitas ao edifício Residencial Lady Nazareth, para conhecer o local e fazer uma análise visual dos aspectos arquitetônicos e dos materiais empregados (estrutura, vedação, esquadrias) na edificação. As visitas contribuíram também para observar a inserção do edifício no bairro em que está localizado, mostrando sua importância. Nessas visitas foram anotadas todas as observações feitas e foram tiradas fotografias para montagem de um acervo fotográfico.

O grupo tentou entrar em contato com a Provale Incorporadora Ltda., responsável pela construção do edifício, para obtenção dos projetos e memorial descritivo. Porém descobriu-se que a construtora, que teve relevância notória nos anos 70, decretou falência em 1983. Optou-se então por fazer um esboço da planta de layout de um dos apartamentos do pavimento tipo, com a finalidade de mostrar a relação entre os cômodos.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (201.8 Kb)   docx (100.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com