TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finura do Cimento; Tempo de Pega e Determinação da Resistência à Compressão do Cimento

Por:   •  1/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE TECNOLOGIA

FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL

[pic 2]

Disciplina: Materiais de Construção Civil

Discente: Lucas Emanoel Mateus Pereira Lopes

Matrícula: 201906740111

Ensaios: Finura do cimento; Tempo de pega e Determinação da resistência à compressão do cimento.

Belém - PA

Novembro/2021


OBJETIVO

Estes ensaios tem como objetivo determinar: a finura do cimento por meio da peneira 75µm e verificar se esta finura está dentro dos limites normativos; a resistência do cimento, através de ensaios de início de pega e a determinação da resistência à compressão do cimento.

EQUIPAMENTOS E MATERIAIS

1. Ensaio de finura do cimento:

- Peneira 75µm com tampa;

- Balança de precisão;

- Recipiente polietileno;

- Cimento;

- Cronômetro.

2. Ensaio de tempo de pega do cimento:

- Sonda de Tetmajer;

- Aparelho de Vicat;

- Molde;

- Cimento;

- Água destilada;

- Máquina misturadora;

- Cronômetro.

3. Determinação da resistência à compressão do cimento:

- Cimento;

- Água destilada;

- Areia;

- Máquina de compressão

- Enxofre derretido;

- Moldes cilíndricos.

PROCEDIMENTOS

  1. Finura do cimento

Adiciona-se 50 gramas do cimento na peneira e agita-se por um tempo de 3 as 5 minutos, até que os grãos mais finos passem quase totalmente pela peneira. Após este tempo, põe-se a tampa da peneira e golpeia-se as laterais do conjunto.  Em seguida limpa-se o fundo da malha da peneira com uma escova com cerdas macias.

Após isso, volta-se a peneirar o restante do cimento, desta vez sob um intervalo de tempo maior: de 15 a 20 minutos. A limpeza da peneira é também feita em intervalos regulares. após este passo, começa-se a pesar o passante a fim de se verificar se o ensaio já pode ser finalizado.

 Na próxima peneiragem o recipiente será fechado com uma tampa e por 1 minuto agita-se novamente, desta vez girando o conjunto a aproximadamente 60 graus de inclinação a cada 10 segundos. Após finalizar, limpa-se a peneira e pesa-se o material passante, checando se a massa do material passante: se for superior a 0,05 gramas, despreza-se o processo se repete até que a massa do cimento seja inferior a 0,05 gramas.

 Quando a massa do passante for inferior a 0,05 gramas, retira-se o material da peneira e pesa-se com a precisão de 0,01 gramas. O índice de finura é calculado pela expressão:

[pic 3]

If = índice de finura do cimento, expressa em percentagem (%).

r = cimento retido na peneira.

Fc = fator de correção da peneira é utilizado no ensaio.

m = massa inicial do cimento.

  1. Tempo de pega

 Este ensaio caracteriza-se por descobrir o tempo de pega do cimento Portland. Primeiramente iniciou a preparação da pasta de consistência normal na qual a sonda de Tetmajer irá penetrar a uma distância de 6 mm1. Usamos água destilada para mistura e a quantidade é determinada por tentativas de aplicação de água no cimento, a fim de se conseguir o melhor resultado. Este resultado é dependente da quantidade de água que será usada em cada teste. [pic 4]

O ensaio é realizado através das ferramentas: Sonda de Tetmajer e o aparelho de Vicat. É inserido uma placa no aparelho de Vicat, em seguida a sonda de Tetmajé é solta sobre a pasta penetrando até atingir 6 mm 1 da placa, dentro de um tempo de 30 segundos, para então serem coletados os dados.[pic 5]

 A preparação da pasta é feita com 500 gramas do cimento e uma quantidade de água qualquer. Põe-se as misturas no recipiente e espera-se 30 segundos antes de inseri-la no misturador. Após isso liga se o misturador na velocidade baixa por 30 segundos. Terminando de misturar, deixa-se a mistura em repouso por mais 15 segundos e em seguida volta se misturar na velocidade alta por 60 segundos. Após terminar o processo, a pasta está pronta para ser colocada no molde.

         Em seguida, põe-se a pasta no molde no tempo máximo de 45 segundos. A partir de agora, será realizado o 1º ensaio no aparelho de Vicat: a 1ª tentativa consiste em soltar a sonda sobre o molde e esperar 30 segundos para se medir quantos milímetros ela penetrará na massa. se ela não atingir os 6 mm±1, joga-se a pasta fora e repete-se o processo, porém reduzindo ou aumentando a quantidade de água. A água da pasta de consistência normal é expressa em porcentagem de massa relativa ao cimento, já o início e fim de pega é determinado com a pasta de consistência normal já com a quantidade de água determinada no último ensaio. Não se pode determinar o início de pega na pasta que foi ensaiada pela sonda de Tetmajer.

         A pasta de consistência normal será preparada da mesma forma como anteriormente, no entanto marca-se o tempo do ensaio num instante que o cimento entra em contato com a água. Após a preparação do molde, fecha-se com uma tampa e em seguida leva-se para a câmara úmida por 30 minutos antes do procedimento com a sonda.

         O início de pega será o intervalo de tempo transcorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a agulha penetre a pasta sob uma distância de 4 mm± 1 da pasta base.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (564.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com