TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flexibilidade Um Atrativo Na Era Da Comunicação

Artigos Científicos: Flexibilidade Um Atrativo Na Era Da Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  2.746 Palavras (11 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

Vivemos num mundo globalizado, aonde a tecnologia e o material humano, é o carro forte que conduz ao desenvolvimento, ditam regras e fazem a economia. Já passamos por várias eras distintas, a Era Industrial onde as máquinas eram o carro chefe e operário era tratado apenas como uma simples peça. Na atualidade estamos na Era da Informação e do conhecimento, temos as organizações investindo num profissional mais qualificado e que busca se atualizar continuamente, que tenha um bom relacionamento interpessoal, principalmente para os administradores e gestores, que querem que suas empresas acompanhe o desenvolvimento atual. A comunicação adequada é o primeiro passo para uma liderança eficaz e, a habilidade comunicativa é uma das mais importantes competências profissionais a ser valorizada no âmbito das empresas.

Stoner e Freeman afirmam:

A comunicação é importante para os administradores por dois motivos: Primeiro, comunicação é o processo através do qual os administradores realizam as funções de planejamento, organização liderança e controle. Segundo, a comunicação é uma atividade a qual os administradores dedicam uma enorme proporção de seu tempo. [...] Na verdade, o tempo de administrar é gasto em grande parte na comunicação [...].

Sabemos também que para que todos tenham acesso à tecnologia da informação (TI), é preciso que nossos governantes viabilizem isso, porque várias localidades não dispõem de tais tecnologias.

Junto com essas tecnologias surgem opções atrativas ao novo profissional que consegue se renovar, e, em contrapartida têm surgido maiores responsabilidades por parte deste profissional, como: cumprimento de horário, prazos, e metas. Destas opções podemos citar o trabalho em que o colaborador pode desenvolver no conforto de seu lar, (local de trabalho e horário flexível, teletrabalho), sem o estresse de congestionamentos intermináveis dos grandes centros urbanos, que com o tempo gasto com deslocamentos e permanência no local de trabalho, praticamente não sobra tempo para família.

De uma maneira geral, o teletrabalho pode resultar em aspectos positivos e negativos para os indivíduos e organizações. De acordo com Andreassi (1997), Barros e Silva (2010); Fusco, Lima, e Riça (2003); Lautsch, Kossek e Eaton (2009), Martinez, Pérez, Luis, e Vela (2007); Nilles (1997) , Pyöriä (2011), os aspectos positivos para o teletrabalhador são: economia em transporte, alimentação, roupas e tempo; horários de trabalho flexíveis, melhoria na saúde devido aos níveis de estresse reduzido, uma melhoria na qualidade de vida devido à flexibilidade do tempo e um local de trabalho que permite conciliar o trabalho com a vida familiar, e um aumento da motivação e produtividade. Os mesmos autores apontam alguns dos aspectos negativos para a adoção de um escritório em casa para teletrabalhadores: o isolamento social e profissional, perda de espaço em casa, uma possível perda de benefícios no trabalho (transporte, alimentação), a falta de interação com os colegas de profissão, um aumento das despesas relacionadas com a infraestrutura de casa.

Os aspectos positivos e negativos do teletrabalho apresentam desafios para a área de RH, devido às características específicas que essas relações de trabalho têm.

Essas dificuldades apresentadas anteriormente afetam diretamente o desempenho profissional e os resultados alcançados pela organização, logo, o bem estar físico e emocional durante o horário de expediente, são condições muito importantes.

A flexibilização, tem gerado algumas discordâncias quanto a sua eficiência, mas a meu ver, seria bom para ambas as partes, colaborador e organização.

Algumas organizações se adaptaram bem a novo estilo de trabalho, outras tentaram e voltaram ao antigo sistema. Para concretizar bem o que estamos discorrendo, podemos citar que com grupos de trabalho e equipes bem entrosadas facilitará o processo evolutivo de qualquer organização.

2. DESENVOLVIMENTO

A empresa que me contratasse, por me dar autonomia de horário onde eu possa conciliar casa, família e lazer, teria um colaborador dedicado no cumprimento dos prazos e tarefas, de modo que tanto clientes internos quanto externos, ficariam satisfeitos com os resultados, por mim alcançados. No entanto eu sei que a realidade de muitas organizações é outra, administradores acham que só haverá produtividade se manter os colaboradores debaixo de seus jugos.

Trabalhando com horário flexível posso cuidar melhor de minha vida particular, ficar mais tempo com minha família, podendo planejar melhor meu tempo, sem ter o relógio como principal adversário, reduzir meus gastos diários com alimentação, transporte, combustível, resultando asim em maior economia no fim do mês. Disponibilidade para família é algo insubstituível.

Quanto ao lado profissional, maior responsabilidade comportamental, pois com a facilidade vem uma maior carga que terei que administrar.

Vivemos uma época de mudanças, de transformações tecnológicas, tecnologia da informação e do conhecimento (TIC). A era da informação e do conhecimento nos abarrotam de tantas informações de variadas fontes, jornais, revistas, rádio, tv e e-mails a todo tempo. As organizações nesta Era, estão sofrendo por falta de informação e profissionais capacitados para lidar com essas mudanças. O diálogo entre empresa e funcionário começa a ser protagonista para o alcance das metas, e de um ambiente organizacional agradável. Segundo Robert Boyer, economista francês, a flexibilidade no trabalho, envolve cinco características que são: organização na produção, hierarquia de qualificações, mobilidade dos trabalhadores, formação dos salários e cobertura social.

Estamos realmente em um momento de muitas transformações, não há como negar que acendemos uma nova Era. O trabalho atual se parece muito pouco com a forma mecânica adotada na Era Industrial, esse cenário pode ser ainda melhor, se a gestão for orientada pelos princípios do marketing, se esses princípios forem a base da visão e da missão da empresa, elas podem ser completamente transformadas, com a utilização dos dados que são produzidos em seus ambientes, mas isso só ocorrerá, se as equipes forem estruturadas dedicadas ao processo de mineração de dados (datamining), para assim obter resultados significativos, que eleve o patamar da empresa. Um sistema de informação integrado e eficiente nessa Era da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com