TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fogões Solares de Painel para Comunidades Carentes – Oficinas populares

Por:   •  21/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 7

Fogões Solares de Painel para Comunidades Carentes – Oficinas populares

                               Elmo Souza Dutra da Silveira Filho (UFRGS) – elmo@malbanet.com.br 

Resumo: O Brasil apresenta uma média de 250 dias com sol, é um país tropical, e infelizmente utiliza muito pouco a energia solar, tanto para aquecimento de água, quanto para a cocção dos alimentos com o fogão solar. Este artigo propõe a sustentabilidade, com o projeto de fogões solares de painel de fácil execução, aproveitando sucata, como papelão, com alternativas de material reflexivo, como papel alumínio e filmes reflexivos encontrados no mercado. A fixação do reflexivo pode ser feita com cola caseira ou outro tipo de cola disponível no mercado. A divulgação dos benefícios da cozinha solar será através de oficinas populares de construção de fogões solares, e cocção de alimentos, como pães, bolos e pratos culinários básicos para as comunidades carentes.

Palavras-chave: Energia Solar; Fogão Solar; Sustentabilidade.

Abstract: Brazil has an average of 250 sunny days, is a tropical country, and unfortunately it uses very little solar energy for both heating water, and for the cooking of foods with the solar cooker. This article proposes to sustainability in the design of panel solar cookers easy to perform, taking advantage of junk, like cardboard , with alternatives of reflective material such as aluminum foil and reflective films found in the market . The reflective fixation can be made with cooked paste or other type of adhesive available on the market. The disclosure of the benefits of solar cooking will be through popular workshops construction of solar cookers and cooking foods such as breads, cakes and basic culinary dishes to poor communities.

Keywords: Solar Energy; Solar Cooker; Sustainability.

1. Introdução

Em países da Ásia e África, os governos têm incentivado o uso pela população do fogão solar, para diminuir o consumo de lenha e causar menor impacto ambiental. A energia solar é abundante, limpa e ecologicamente correta. Na China estima-se que existem mais de 700.000 fogões solares parabólicos em uso. Outro país que muito utiliza fogões solares é a Índia.

É uma alternativa ecologicamente importante e correta atualmente, o emprego do fogão solar na cocção dos alimentos, sabe-se hoje que cerca de dois terços da população mundial (mais de 4 bilhões de pessoas), dependem diariamente de lenha para satisfação de suas necessidades energéticas  (cocção de alimentos e aquecimento). Isto representa nos dias atuais um desmatamento anual das florestas tropicais da ordem de 30.000 a 40.000 Km2. Esta ocorrência se dá mais entre as populações que habitam as regiões tropicais, portanto em áreas propícias ao uso da energia solar onde a incidência chega, em alguns casos, a um potencial de 1 KW/m2.

2. Vantagens do uso da energia solar

A energia calorífica concentrada na zona focal do fogão é suficiente para fornecer as calorias necessárias à ebulição da água, cozinhar, assar, aquecer alimentos etc. A principal vantagem do uso do fogão solar é a disponibilidade de energia gratuita e abundante, além da ausência de chamas, fumaça, perigo de explosão, incêndios etc. Existe em países mais pobres problemas de saúde associados à intoxicação por fumaça, principalmente de mulheres e crianças.

O uso sistemático do fogão solar trará benefícios para o usuário, principalmente os de baixa renda que habitam as zonas rurais. Por outro lado a sua frequente utilização representa uma contribuição inestimável à fauna e a flora, hoje tão comprometidas com o desmatamento inconsequente e predatório na busca de lenha, gravetos e outros materiais destinados a produção de energia térmica.

3. Desvantagens do uso da energia solar

O fogão solar utiliza-se para o seu funcionamento, da radiação solar direta, ou seja, céu claro e pouca nebulosidade. Admite-se que, com o uso de  panelas pretas e o efeito estufa, uma média de 20 minutos mínimos de sol em uma hora ainda permite a cocção dos alimentos, pois o calor retido continua favorecendo a cocção.


4. Tipos de fogões solares

4.1 Fogões solares de painel

São os mais fáceis de serem construídos, com menor investimento de tempo e dinheiro. Este artigo se propõe a divulgar este modelo, pela facilidade de construção e uso. Normalmente feitos de painéis de papelão, que pode ser reciclado de caixas de papelão usadas, com revestimento de superfície reflexiva, como papel alumínio, filmes de poliéster metalizado, folhas de saco de embalagem metalizada para presentes (polimetal). São fixados com cola, que pode ser caseira ou a cola branca. Podem-se utilizar painéis de polipropileno alveolar (polionda), que tem maior durabilidade que o papelão, e resiste melhor à umidade. Os painéis são dobrados de modo a concentrar o foco onde será colocada a panela para cocção. Este tipo de fogão apresenta menor rendimento, temperaturas de até 150 graus centigrados aproximadamente (é possível cozinhar com temperaturas acima de 82 graus centígrados). O tempo de cozimento é maior. Para maior rendimento a panela deve ser revestida de saco plástico para fornos (300 graus) ou recipiente de vidro transparente (tipo pirex). O efeito estufa retém o calor, melhorando significativamente o rendimento térmico de cocção. O cozimento mais lento dos alimentos preserva melhor os nutrientes, sendo mais saudável, isto é comprovado por nutricionistas. A cozinha solar utiliza pouca ou nenhuma água, já que o alimento cozinha na sua própria água ou vapor. É uma maneira um pouco diferente de cozinhar. Fogões solares tipo painel não são indicados para frituras, podem assar pães, bolos.

Existem muitos modelos disponíveis na internet, o mais famoso é o Cookit, funcional, mas com maior gasto de material. Outros modelos surgiram após, com maior eficiência e menor gasto de material, como o Fun Panel, Sunny, funil, Windshield shade (feito com shade automotivo), Educooker, etc.. 

Figura 1 - Cookit

[pic 1]
Fonte: http://solarcooking.wikia.com/wiki/CooKit

Figura 2 – Fun Panel

[pic 2]

Fonte: http://solarcooking.wikia.com/wiki/Fun-Panel 

O fogão solar Fun Panel tem um melhor rendimento térmico, com melhor aproveitamento de material e concentração do calor. Nota-se na foto o uso de panela preta. É de fácil construção, com papelão, papel alumínio e cola. Pode ser dobrado para transporte e armazenamento. Este   tipo de fogão solar é recomendado para oficinas solares populares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (422.3 Kb)   docx (264.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com