TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energias alternativas e energias limpas

Por:   •  21/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.802 Palavras (8 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA E GESTÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

Fichamento de Estudo de Caso

Sérgio da Costa Brites

Trabalho da disciplina Energias Alternativas e Energias Limpas,

Tutor: Prof. Johny Soares Coreia

Profa. Gisele Teixeira Saleiro

Pereira Barreto – SP

2018

Biomassa – A Outra Fonte de Energia

Energias Alternativas e Energias Limpas

Marie E. Walsh. Biomassa – A Outra Fonte de. Harvard Business Review.

O texto mostra as conversas sobre energia renovável alternativa ao petróleo, gás natural, e carvão, a normalmente mais negligenciada são os recursos de biomassa.

A maioria deste material não é atualmente usada comercialmente, mas melhorias estáveis na tecnologia e práticas de agricultura e silvicultura estão pavimentando o caminho para a biomassa se tornar uma fonte de energia importante em um futuro não muito distante. Ele pode ser usado para produzir eletricidade e combustíveis de transporte, bem como químicos orgânicos, plásticos biodegradáveis, e materiais compostos.

A pesquisa indica que apesar de recursos de biomassa serem abundantes no mundo, a quantidade disponível para energia dependerá primariamente de três coisas, todas variando por tipo de recurso e local: necessidades da sustentabilidade ambiental (remoção excessiva de espigas de milho, por exemplo, podem danificar a produtividade do solo); custos de coleta, produção, armazenamento, e transporte; e preços pagos por usos competitivos.

Se o preço da biomassa aumentar, mais entrará no mercado. Melhorias de tecnologia e produtividade reduzirão seus custos, aumentando a quantidade que pode ser usada para produzir energia. Mas no período próximo, os preços de biomassa provavelmente serão mais voláteis conforme os fornecedores adotem novas práticas de produção, políticas de governo serão esclarecidas, e os mercados para seus usos variados surgirão, falharão, e então se estabilizarão.

Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes. Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado devárias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto oscombustíveis fósseis não se renovam a curto prazo. A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis. A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo. A Biomassa é a massa total de organismos vivos numa dada área. Esta massa constitui uma importante reserva de energia, pois é constituída essencialmente por hidratos de carbono. Dentro da biomassa, podemos distinguir algumas fontes de energia com potencial energético considerável tais como: a madeira (e seus resíduos), os resíduos agrícolas, os resíduos municipais sólidos, os resíduos dos animais, os resíduos da produção alimentar, as plantas aquáticas, e as algas.

Um pouco de história, um dos primeiros empregos da biomassa pelo ser humano para adquirir energia teve início com a utilização do fogo como fonte de calor e luz. O domínio desse recurso natural trouxe ao homem a possibilidade de exploraçãodos minerais, minérios e metais, marcando novo período antropológico. Amadeira do mesmo modo foi por um longo período de tempo a principal fonte energética, com ela a cocção, a siderurgia e a cerâmica foram empreendidas. Óleos de fontes diversas eram utilizados em menor escala. O grande salto da biomassa deu-se com o advento da lenha na siderurgia, no período da RevoluçãoIndustrial. Nos anos que compreenderam o século XIX, com a revelação datecnologia a vapor, a biomassa passou a ter papel primordial também para obtenção de energia mecânica com aplicações em sectores na indústria e nos transportes. A despeito do início da exploração dos combustíveis fósseis, como o carvão mineral e o petróleo, a lenha continuou desempenhando importante papel energético, principalmente nos países tropicais. Durante os colapsos de fornecimento de petróleo que ocorreram durante a década de 1970, essa importância se tornou evidente pela ampla utilização de artigos procedentes da biomassa como álcool, gás de madeira, biogás e óleosvegetais nos motores de combustão interna. Não obstante, os motores decombustão interna foram primeiramente testados com derivados de biomassa, sendo praticamente unânime a declaração de que os combustíveis fósseis só obtiveram primazia por fatores económicos, como oferta e procura, nunca por questões técnicas de adequação.

Origem para obtenção das mais variadas fontes de energia, a biomassa pode ser utilizada de maneira vasta, direta ou indiretamente. O menor percentual de poluição atmosférica global e localizado, a estabilidade do ciclo do carbono e o maior emprego de mão-de-obra, podem ser mencionados como alguns dos benefícios de sua utilização.

Igualmente, em relação a outras formas de energias renováveis, a biomassa, como energia química, tem posição de destaque devido à altadensidade energética e pelas facilidades de armazenamento, câmbio e transporte. A semelhança entre os motores e sistemas de produção de energia de biomassa e de energia fóssil é outra vantagem, dessa forma a substituição não teria um efeito tão importante, nem na indústria de produção de equipamentos, nem nas bases instituídas para transporte e fabricação de energia eléctrica. A lenha é muito utilizada para produção de energia por biomassa. A grande desvantagem é a desflorestação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (748.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com