TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Energias Alternativas e Energias Limpas II

Por:   •  15/11/2020  •  Resenha  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: ENERGIAS ALTERNATIVAS E ENERGIA LIMPAS II (NPG2208)
Turma: ENERGIAS ALTERNATIVAS E ENERGIAS LIMPAS II (NPG2208/3530165) 9001

RESENHA CRITICA – ESTRATÉGIAS ENERGÉTICAS PARA EXECUTIVOS DO C-LEVEL

O Review em questão é direcionado a alta gestão das empresas e indústrias e trás instruções de planejamento estratégico, engajamento humano e como iniciar o planejamento para a implantação de energias renováveis, mais limpas e verdes.

O material disponibilizado foca nos executivos do chamado “C-level” ou seja, o mais alto escalão dentro das empresas e como a transformação energética deve ser iniciada a partir da alta diretoria das empresas, no entanto foca apenas em quais atitudes de liderança e gestão os executivos devem tomar sem adentrar em análises técnicas ou contábeis para a mudança da matriz energética das empresas, e quais benefícios qualitativos essas mudanças podem trazer à empresa.

Todos os exemplos citados foram de grandes empresas Americanas, o que faz sentido, pois a matriz energética estadunidense é quase que 90% advinda de fontes de energia não renováveis, como petróleo, gás natural, gás de xisto, carvão mineral etc. Dessa forma é notável a atitude de empresas que conseguem alterar o seu consumo energético para que seja prioritariamente advindo de fontes renováveis. Já no Brasil aproximadamente 46% da nossa matriz energética é composta de combustíveis renováveis. Importante salientar a diferença entre a matriz energética e a matriz elétrica (essa mais de 80% renovável no Brasil). Apesar do Brasil ser um dos países que mais utiliza fontes renováveis no mundo, estima-se que em 2020 sejam criadas mais fontes não renováveis para suprir a demanda no curto prazo. Nos próximos 20 anos, presenciaremos uma das maiores mudanças globais relacionadas ao consumo energético, com a substituição dos automóveis a combustão por alternativas mais limpas.

Dessa forma, o material analisado contém indicações básicas de como iniciar uma transformação organizacional no ambiente corporativo a partir do executivos, trazendo instruções e argumentos que exemplificam a necessidade e importância da mudança para fontes energéticas mais limpas e como essas atitudes podem influenciar positivamente as companhias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (712.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com