TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de Autuação de Manutenção

Por:   •  7/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

FORMAS DE AUTUAÇÃO DE MANUTENÇÃO

                  Manutenção é o conjunto de ações desenvolvidas a fim de manter em condição aceitável as instalações e o equipamento, assegurando a regularidade da produção, qualidade e a segurança com o mínimo possível de custos. Além disso, o acompanhamento do desempenho elétrico e mecânico dos equipamentos de forma que maximize a vida útil e diminuindo tempo de parada por ocasião do trabalho.

              Consiste ainda, em elaborar controles para que possa registrar as anormalidades com as máquinas, solucionando-as o mais breve possível.

A Manutenção pode ser dividida em: Centralizada e Descentralizada.

            MANUTENÇÃO CENTRALIZADA: Possui um centro de controle que comanda e despacha todas as demandas de serviço, emitindo as respectivas ordens de serviço à manutenção.

Em empresas pequenas e médias, a manutenção geralmente é centralizada, pois justifica-se que a manutenção dependa da produção. O chefe de produção, além de conhecer todos os problemas de linha, deve também possuir profundo conhecimento técnico acerca das máquinas.

Toda empresa com o mesmo com o mesmo esquema (tática) facilita o cumprimento de metas e o deslocamento para equipes sobrecarregadas e disseminando conhecimentos. Um departamento centralizado permite também organizar rotinas e garantindo melhor aproveitamento, tanto na manutenção das áreas como nas oficinas. Há uma boa coordenação de pessoal, esse tipo de manutenção pode reduzir os custos, graças ao melhor aproveitamento dos serviços centralizados, evitando-se a duplicação por setores ou unidades de operação. Porém, exige um envolvimento maior da gerência na distribuição da mão-de-obra.

CENTRALIZAÇÃO ESQUEMATIZADA:

[pic 1]

            MANUTENÇÃO DESCENTRALIZADA: Também denominada “manutenção por áreas”, desencadeia a divisão da fábrica em áreas ou setores, onde cada uma das áreas fica sob os cuidados de um grupo de manutenção. O ‘’superintendente’’ de cada área fica responsável por decisões relativas à manutenção.

Com uma área menor para gerenciar, o gerente tem maior conhecimento sobre os problemas da sua unidade. Entretanto, há uma perda de visão de conjunto, cada um priorizando apenas sua área.

ESQUEMATIZAÇÃO: [pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (54.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com