TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcionamento Da Internet

Ensaios: Funcionamento Da Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

Como a Internet funciona?

A internet, graças ao seu vasto e diversificado conteúdo, é indispensável hoje em dia. Com uma conexão com a internet você tem informação praticamente ilimitada sobre qualquer assunto ao seu dispor, como se fosse mágica!

Mas não é! A internet funciona… Como funciona a internet mesmo?

Primeiro vamos estabelecer a diferença entre internet e web, muitos acham que ambas são a mesma coisa e são constantemente usados como sinônimos. Internet é nome dado a várias redes de computador ligadas entre sí, a internet é física e composta de computadores, roteadores, cabos, servidores, etc… formando uma rede gigantesca de computadores. Web é parte da informação que pode ser acessada nessa rede usando os protocolos TCP/IP, a web é composta de páginas e hyperlinks que podem ser acessados por um browser. Perceba que a web acessa a internet, mas não é a internet propriamente dita, ao acessar um site, como esse blog, você está navegando na web, mas ao utilizar do serviço de um IM, e-mail, entre outros você está usando a internet mas não a web.

Esse vídeo ilustra bem como a internet funciona, aqui vai um resumo:

Você requisita/fornece uma informação.

O protocolo TCP/IP divide essa informação em pacotes que são marcados, endereçados e enviados do seu dispositivo (celular, pc, tablet, etc…) para a rede local.

Uma vez na rede local, os pacotes são separados pelo roteador, que interpreta a informação marcada pelos protocolos tcp/ip e pelo proxy, e os envia para a rede interna.

Agora que os pacotes estão indo para a rede, um switch encaminha os pacotes para a rota do seu destino.

Os pacotes passam por um proxy que vê o endereço do pacote, caso o endereço seja apropriado ele os envia para a próxima etapa, se não são destruídos no ato.

Finalmente passam por um firewall, que serve como um “segurança”, que não deixa nada inadequado entrar ou sair da rede.

O pacote passa novamente por um roteador que os coloca à caminho (finalmente) da internet, mas como saem mais pacotes do que cabem no “caminho”, alguns se perdem e o IP simplesmente manda outro no lugar até dar certo.

A informação agora percorre a internet por todo o tipo de conexão, desde cabos simples, passando por conexões via satélite e até mesmo cabos submarinos, passando por vários switches e roteadores no caminho que levam o pacote até seu destino, um servidor.

Chegando no servidor, o pacote passa por seu firewall, que atua novamente como um segurança, permitindo a entrada somente por portas específicas e de pacotes inofensivos, pacotes como o ping of death são destruídos nessa etapa.

Agora que o pacote está no servidor, ele lê as informações contidas no pacote recebido e entrega uma cópia da informação requisitada dentro dos mesmos, reenviando-os de volta, agora pelo percurso inverso.

Voilà! A informação requisitada está agora no seu dispositivo, pronta para ser utilizada.

Fluxograma simples de arquitetura de rede

Mas o que são todos esses caras que fazem a internet funcionar? Segue um “pequeno” glossário para facilitar a compreensão:

TCP/IP: TCP (transmission control protocol) e IP (internet protocol) são os protocolos de comunicação dos computadores em uma rede. O TCP é quem garante que a informação seja entregue de forma precisa e sem erros, o IP é quem movimenta os pacotes pela internet.

Protocolo: Um protocolo é o conjunto de regras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com