TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamento de Termodinâmica-Entropia

Por:   •  20/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade de Guarulhos

EAD Engenharia de Produção

Fundamentos de Termodinâmica

TUTOR: ROBERTO MENEZES

André Luiz Gonçalves

O conceito de Entropia foi desenvolvida pelo engenheiro e pesquisador Nicolas Sadi Carnot, onde em suas pesquisas constatou que não existe nenhuma máquina térmica com eficiência total , pelo motivo que sua energia se converte em um tipo em outro, sendo assim uma máquina que realiza um tipo de trabalho , ela aquece , transformando a energia mecânica e energia térmica, onde a mesma não se transforma novamente em energia mecânica, sendo considerada a Primeira Lei da Termodinâmica.

De acordo com a Primeira Lei a Termodinâmica, toda energia é conservada em um sistema fechado, onde um sistema fechado é qualquer conjunto de objetos isolados do meio externo de forma que não ocorra troca de energia ou matéria entre o interior e o exterior, não tendo variações de massa e nem de energia.

Todas as observações e todas as teorias apontam para a evidência de que a energia do Universo seja constante. Isso porque só um sistema aberto pode perder energia, que será recebido e absorvido pela vizinhança (outros corpos fora do sistema). Mas tudo que conhecemos e mesmo o que não conhecemos, mas que existe faz parte do Universo. Não há vizinhança. Então não há quem ou o que possa receber energia, e por consequência não há como o Universo perder energia.

A temperatura do Universo não é constante , onde a sua temperatura vem diminuindo , pelo motivo de estar expandindo , tendo seu volume aumentado continuamente, ocorrendo o mesmo com o gás ideal , que quando é expandido não absorve ou perde calor, tem a sua temperatura diminuída. Porém não se sabe ao certo o fim do Universo, isso até o memento, mais o que tudo indica é que se tornará uma imensa massa de gás estupidamente rarefeito e gelado, sendo assim mesmo com toda energia presente nada acontecerá , tendo a Morte Térmica do Universo.

Referências:

sites:http://www.ufsm.br/gef/PriLei.htm 
http://www.searadaciencia.ufc.br/donafifi/entropia/entropia1.htm 

REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com